Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
A B R I L

Domingo, 25 de outubro de 2020.

 







6º Domingo de Lucas







Este episódio é também narrado por Mateus (8, 28-34) e por Marcos (5, 1-20). Os três evangelistas dão maior ênfase a duas situações distintas: a) o encontro de Jesus com um homem atormentado por uma fúria de violência e de morte; b) o gesto libertador que o reintegra na dignidade humana. Inserem este episódio no ciclo dos milagres com a intenção de demonstrar o poder extraordinário de Jesus, que se revela numa região pagã, em favor de um homem dominado pelo espírito impuro.

Este tema é proposto de maneira expressiva na descrição do endemoniado, o homem que habita no meio dos túmulos, isto é, numa zona impura, estranha ao mundo social, sujeito à fúria e à violência descontrolada. Estes dois traços caracterizam a força demoníaca como poder de morte e de destruição desagregadora da dignidade e liberdade humana.

Também o encontro do endemoniado com Jesus e a cena dos porcos entram nesta perspectiva. A tentativa do demônio de se subtrair ao poder de Jesus proclamando sua identidade secreta, conjurando-o a não expulsá-lo daquela região, entra no esquema literário do exorcismo.

Também a pergunta sobre a identidade daquele que se apossava, feita por Jesus, está em sintonia com este tema. Os diversos elementos que são utilizados pelo evangelista para dar relevo ao poder de Jesus, diante do espírito, que se declara legião, isto é, força organizada para a completa destruição, contrasta com a força da simples palavra imperativa de Jesus.

O episódio dos porcos talvez tenha sido construído sobre uma lembrança conservada pela população da margem oriental do lago. Não é só um típico elemento de exorcismo, onde o espírito maligno deixa de maneira espetacular a sua vítima, mas na atual narração corresponde à finalidade geral do evangelista: a força de destruição e morte, que caracteriza o espírito é rechaçada no seu ambiente pela Palavra.

A reação da gente do lugar diante do acidente dos porcos entra na lógica dos fatos: Jesus é um estrangeiro perigoso e imprevisível. A rejeição de Jesus por parte da população que habita a margem oriental do lago serve ao evangelista para estabelecer um contraste: de um lado, Jesus que domina e expulsa a força do espírito do mal, do outro, os homens que, para defender seus interesses, expulsam Jesus de sua região.

O homem reintegrado na sua dignidade e liberdade humana vale menos que a proteção dos interesses econômicos. Em outras palavras, o poder demoníaco tem sua raiz mais perigosa e secreta, sua zona privilegiada de manifestação, no âmbito da liberdade humana que está disposta, para a defesa de seu privilégio e poder, a negociar sobre a dignidade e integridade do outro homem. Mas naquele ambiente pagão, escravo do medo, Jesus deixa um sinal vivente, uma testemunha do poder libertador de Deus. Ele é o primeiro enviado da missão aos pagãos.


FONTE:
CARVAJAL, Francisco F. «Falar com Deus». São Paulo, Ed. Quadrante, 1991.





Homilia de S.E.R. Dom Tarasios, Arcebispo Metropolitano, na Divina Liturgia celebrada na Igreja de São João, o Teólogo, São José – SC, em 24/10/2010


Neste sexto domingo de Lucas, nosso Senhor Jesus Cristo nos recorda a expulsão de demônios que Ele realizou na pessoa do geraseno.

Atentamente escutamos o Evangelho que nos narra este fato acontecido naquele tempo. Quais as primeiras palavras que escutamos saídas da boca do endemoniado? Disse: “Jesus, Filho do Deus Altíssimo”. Contudo, não era ele quem falava, senão os demônios que nele habitavam. Os espíritos imundos imediatamente reconheceram e testemunharam a divindade de Jesus Cristo.

À pergunta que lhes fez o Senhor “como se chamavam?”, responderam: “Legião”. Usaram a palavra “Legião” para que todos pudessem entender que eles eram muitos. Assim como era a legião romana composta por 6.000 soldados. Os espíritos malignos temiam que Jesus, o Senhor os mandassem de volta às profundezas onde anteriormente muitos deles estavam encarcerados. Por isso suplicavam para entrar na manada de porcos que ali estava. Jesus, nosso Deus, assim permitiu, e aquele homem sofredor, pertencente à raça humana, ficou totalmente livre.

Meus queridos filhos e filhas espirituais: que significa esta passagem? Claramente, nos mostra que Jesus, o Cristo, é Deus, no Céu e na Terra, em todo lugar visível e invisível. Nos mostra também que o Deus de amor, de ternura, de compaixão, ao ver a sua criatura, feita por Suas mãos, sendo escravizada, sob o poder das trevas, rompe as pesadas correntes e lhe dá a liberdade plena, consciente, como disse o Evangelho, o geraseno estava em seu juízo perfeito, sentado aos pés do Senhor.

O geraseno recuperado de sua mente e de seu coração, pelo poder de Deus, pediu ao Senhor que o admitisse entre os seus discípulos. Contudo Jesus lhe disse: “volta a tua casa e conta o que Deus fez por ti”.

Com muita clareza, as Sagradas Escrituras nos ensinam e nos fazem recordar outras palavras do Senhor: “muitos são chamados, poucos os escolhidos!”

Assim, nem toda pessoa que recebe, pelo poder de Deus, uma cura, uma libertação e a salvação é chamado a servi-Lo e a servir sua Igreja como Diácono, Presbítero ou Bispo. A escolha para exercer o ministério sacerdotal deve estar de acordo com a Vontade de Deus.

Sem dúvida, todos somos chamados de muitas maneiras a servi-Lo e de nossa parte devemos estar presentes e responder a este chamado do Senhor. Não podemos ficar sentados, imóveis, ignorando a voz do Mestre.

Neste tempo em que vivemos, como acontecia com o geraseno, vemos no mundo muitos sofredores que vivem em plena obsuridade de mente e coração; cegos pelos maus desejos, tomados pela paixão. Seus “demônios interiores”os governam quais marionetes no palco da vida. Semelhante ao geraseno, vivem nas tumbas construídas por eles mesmos, fechados em seus egoísmos, em suas “verdades” e em seu cinismo. Talvez, até muitos tenham escutado a Palavra de Deus, a única e real Verdade, porém como nos fez recordar as leituras do domingo passado na Parábola do Semeador, ficam sem germinar, no meio do caminho, ou secam! E, evidentemente, aquele que nunca dorme e nem descansa, isto é o maligno, aproveita estas oportunidades para sussurrar em seus ouvidos e lhes afastar cada vez mais de Deus.

Não obstante, ainda há tempo para resgatá-los; não estão totalmente perdidos, como muitos supunham sobre o geraseno. Não! Chegou o tempo de dar testemunho, como o fez o geraseno obedecendo ao pedido do Senhor. Todos, junto com o clero, trabalhemos, com a graça e ajuda de Deus, proclamando, anunciando, ensinando e testemunhando a Palavra salvadora do Senhor. Nossa Mãe a Igreja que nos orienta, nos ensina e nos instrue, nos dá as ferramentas necessárias para sair ao mundo e combater o poder das trevas que qual fera raivosa ainda golpeia e derruba a muitos.

Porém não basta, meus queridos filhos e filhas espirituais, escutem bem, não basta apenas ter boa disposição, vontade, tempo e dedicação em querer fazer muito pelos outros. Se assim fosse, digam-me vocês: qual rei ou general que comanda um exército, lançaria à batalha soldados novos e inexperientes para a luta?

Sobre isto, o grande general chinês Sun Tzu ensinou em seu livro a arte de guerrear e vencer o inimigo (texto que é muito estudado nas grandes escolas militares). Da mesma forma, também em nossa Igreja, devemos nos preparar e ensinar aos outros para combater e derrotar exitosamente as trevas, portando a espada da Palavra de Deus, iluminando todos que andam cegos pelo mundo, tropeçando e inclusive perdendo suas vidas e almas, e o mais grave, a Salvação e o Reino dos Céus.

Como disse anteriormente, que Nosso Senhor Jesus Cristo, nos sustente e nos ajude com sua Graça para poder cumprir fielmente a missão encomendada por Ele e que sejamos vitoriosos como nosso Deus o é: Ιησούς Χριστός νικά. Amém!


Extraído do site: ecclesia.com.br




Vida dos Santos




São Marciano


São Martírio






Data de celebração: 25/10/2020

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Santos Marciano e Martírio, mártires († 358)

Biografia:

O Santos Mártires Marciano e Martírio serviam na Catedral de Constantinopla como leitor e subdiácono, respectivamente. Ocupavam-se ainda das tarefas de notário e secretário do Patriarca de Constantinopla, Paulo, o Confessor, nos anos do imperador ariano Constantino (337-349). Os Santos receberam uma excelente educação e eram exímios defensores da fé ortodoxa. Quando o Patriarca Paulo de Constantinopla não aceitou estar de acordo com os arianos, foi exilado pelo imperador na Armênia onde foi afogado pelos arianos daquela região. Então, Marciano e Martírio seguiram ainda com maior firmeza sua fé na doutrina ortodoxa, tendo sempre em mente as palavras do Senhor: «Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos» (Jo 8,31). Marciano e Martírio provaram na própria carne o que fora dito pelo Senhor quando foram presos e torturados por ordem do imperador e, tendo perseverado com firmeza na fé, foram martirizados pela espada. Seus corpos foram reverentemente sepultados por cristãos da região. Mais tarde, por um decreto do santo Arcebispo de Constantinopla, João Crisóstomo, as relíquias dos santos mártires foram transferidas para uma igreja construída especialmente para isto.

Trad.: Pe. André

Extraído do site: ecclesia.com.br



Hino do dia





Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Celebrações do dia



1. Santos Markianos e Martyrios são os notários

2. Santa tabita

3. Santos Wallerios e Chrysafios

4. Santo Anastácio

5. Saint Wallerinos

6. São Savinos

7. Άγιος Ούαρος «ὁ ἐν Αἰγύπτῳ»

8. São Jorge, bispo de Amastridos

9. Santos Pappias, Diodoro e Claudius

10. Santos Dois Mártires da Trácia

11. Agia Chrysanthi

12. Santos Mártir, o Fechado e Mártir, o diácono

13. Santos Fausto, Basílio e Lucian

14. Santos Nikiforos e Stefanos

15. Santos Filadélfia e Policarpo

16. São Makarios, bispo de Pafos, Chipre

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Leituras do dia



João - 20, 19-31

Epístola - Gálatas 1, 11-19

Evangelho - Lucas 8, 26-39

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Jejum


Livre

Permitido todos os alimentos

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página