Quinta-feira antes da Epifania
Vida dos Santos
Profeta Malaquias
Data de celebração: 03/01/2019
Tipo de festa: Fixa
Santo (a) do dia: Profeta Malaquias
Biografia:
O profeta Malaquias (em "mensageiro" hebraico) foi o colaborador mais jovem de Ezra e Neemias e veio da tribo de Zebulom. Como o último profeta do Antigo Testamento, é chamado "o selo dos profetas". Ele profetizou 475 anos antes da chegada de Jesus Cristo.
De seu livro, vê-se que, em seu tempo, o Templo já havia sido reconstruído e que os serviços religiosos eram realizados, mas nem sempre com devida reverencia. Falando em nome de Deus, o profeta acusa os sacerdotes de pouca dedicação: "O filho honra o pai e o servo, seu senhor, se, então, eu sou pai, onde é minha honra? O meu temor é o SENHOR dos Exércitos que vos diz, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome, e vc diz: Como desprezamos o teu nome? (Mal. 1: 6). Nos tempos do Novo Testamento, os sacerdotes judeus serão substituídos por homens reverentes a Deus: "Porque do lugar onde o sol nasce para onde ele se estabelece, meu nome é grande entre as nações, e em todos os lugares o incenso e a oferta pura são oferecidos ao meu nome. Porque meu nome é excelente entre as nações,
Mais tarde, o profeta acusa os judeus de se casar com mulheres de outras cidades, pela entrega incompleta do dízimo, oferecendo sacrifícios de animais com defeitos, fazendo cerimônias superficiais e sem sentimentos e reclamando de um suposto atraso de Deus no cumprimento Suas promessas sobre a chegada do Messias. Mas ele não mais os acusa de idolatria porque depois das dificuldades passadas relacionadas com o cativeiro de Babilônia, os judeus abandonaram completamente essas superstições.
Malaquias prediz sobre o profeta e precursor de São João Batista, que deve vir preparar os homens para a recepção de Cristo: "Eis que envio meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim, e o Senhor virá de repente ao seu templo. a quem vós procurais, e o anjo da aliança, a quem desejais; eis que vem, diz o Deus dos exércitos; e quem pode suportar o tempo de sua vinda, ou quem pode suportar quando aparece? Pois ele é como um fogo de refinador, e como o líquido de lavar louça "(Mal 3: 1-2, veja Marcos 1: 1, Mt 11-14 e 17:12). Sua próxima profecia é semelhante à primeira, fala do precursor de Cristo e, evidentemente, se refere à Sua segunda vinda: "Eis que eu enviarei o profeta Elias, antes que o grande e terrível dia de Deus venha.
O conteúdo do livro de Malaquias é o seguinte: o aumento da piedade nas pessoas (1: 6-14) e nos sacerdotes (2: 1-9); crueldade e apostasia da lei de Deus (2: 10-16); desprezo pelas promessas e leis de Deus (2:17; 3: 6); o não pagamento de dízimos (3: 7-12); o Julgamento de Deus (3: 13-4: 3) e um último apelo ao arrependimento (4: 4-6).
Todas as profecias dos profetas, com exceção daqueles referentes aos últimos tempos, foram cumpridas (muitas vezes com esclarecimentos surpreendentes). As predições sobre o Salvador do mundo, a Igreja e a graça de Deus recebida pelos crentes são especialmente valiosas para nós. Também é reconfortante saber que, nos livros dos profetas, o mal, apesar de suas conquistas temporárias, será totalmente destruído por Deus e que a verdade triunfará. A vida e a felicidade eternas são o destino dos crentes!
Trad.: Pe. André
Hino do dia
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Celebrações do dia
1. Profeta Malaquias
2. Saint Gordios
3. Agia Thomais de Lesvos
4. São Pedro o Batista em Agios Zacharias de Rethymno
5. Santa Mãe e seus dois filhos, as Testemunhas de Jeová
6. Santo Akakios, o Wonderworker
7. Saint Genevieve de Paris
8. Santa Maria de Beirute
9. Saint Panteleimon
10. Ereção das relíquias de São Efraim
11. São Euthymius, o homem de Deus
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Leituras do dia
Epístola - 2 Timóteo 4, 5-8
Evangelho - João 1, 18-28
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário