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SEMANA SANTA E PÁSCOA

26/04/2015 - Domingo das Santas Miróforas - 3º Domingo da Páscoa


«Domingo das Santas Miróforas»

(3º Domingo da Páscoa - Modo 2)


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Matinas

Tropário:
Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a ti!

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a ti!

Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Mãe de Deus, Teu mistério é glorioso, Teu mistério está acima de todo entendimento, Tua pureza permanece selada e Tua virgindade intacta, Tu que Te fizeste conhecer como verdadeira Mãe, tendo dado à luz ao verdadeiro Deus. Intercedei por nós a Deus para salvar nossas almas.
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Katisma:
Verdadeiramente, o nobre José desprega Teu puríssimo corpo do madeiro, envolve-o em pano de linho puríssimo e com aromas, Te deposita em um sepulcro novo. Mas, ao terceiro dia, Senhor, ressuscitaste para dar ao mundo a grande misericórdia.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

O anjo apareceu no túmulo e disse para as santas mulheres: "os perfumes são bons para os mortos, mas Cristo mostrou ser estranho a toda corrupção. Ide e clamai: "O Senhor ressuscitou para dar ao mundo a grande misericórdia."

Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Virgem Mãe de Deus tu estás acima de toda a glória, e nós cantamos: pela cruz de teu Filho, o inferno foi abatido, a morte foi destruída pela morte, e nós, os mortos, ressuscitados para a vida, restituindo-nos a bem-aventurança primeira do paraíso.
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Ypakoí:
Depois da Paixão, quando as portadoras de aromas foram para o túmulo para ungir Teu Corpo, ó Cristo nosso Deus, elas viram anjos no sepulcro e ficaram assustadas, pois elas ouviram eles dizer que o Senhor havia ressuscitado concedendo ao mundo grande misericórdia.

Antífona:
Se o Senhor não estivesse estado conosco, quem poderia subsistir? Quem estaria ao abrigo do inimigo, do homicida? Não abandona, ó Senhor, o Teu servo aos seus dentes: como leões, eis que meus inimigos se lançaram contra mim.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Ao Espírito Santo a honra, como ao princípio de toda a vida. Como ao Deus que dá vigor a todas as criaturas e as conserva no Pai e no Filho.

Prokimenon:
Levanta-Te, Senhor meu Deus, dá as Tuas ordens. A assembléia dos povos Te circundará. (2 vezes).

Stichos:
Senhor, meu Deus, em Ti coloquei a minha esperança, salva-me (repete a primeira).
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Evangelho: Mc 16, 9-20
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Marcos.

Naquele tempo, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
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Kondakion:
Senhor, todo poderoso, ressuscitaste do túmulo. O inferno diante deste milagre tremeu e os mortos se levantaram.
Contigo a criação se rejubila, Adão também exulta e o mundo, Ó meu salvador, canta a Ti, sem fim.

Ikós:
Tu és a luz dos que estão cobertos de trevas, Tu és a ressurreição de todos e a vida dos mortais.
Ó Salvador, ressuscitaste contigo os fiéis, saqueaste o império da morte.
Ó verbo, quebraste as portas do inferno.
Os mortais diante desta maravilha, ficaram maravilhados e toda a criação se rejubilou pela Tua ressurreição ó amigos dos homens.
Todos nós glorificamos e celebramos Tua humilhação, e,o mundo, ó meu Salvador, canta a Ti sem cessar.
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Exapostilárion:
As portadoras de mirra quando viram a pedra removida e um jovem sentado no túmulo, se alegraram ao ouvi-lo dizer: “O Cristo ressuscitou; ide, pois, dizer a seus discípulos e a Pedro para irem ao monte da Galiléia, pois, lá, Ele apascentará a todos os seus amados como prometera”.

Theotokion:
Um anjo de paz apareceu à Virgem antes de ficar grávida de Ti, ó Cristo. Também um anjo removeu a pedra do túmulo. O primeiro anunciou a indescritível alegria em troca da tristeza.
O segundo anunciou aos Teus eleitos e às mulheres a Tua ressurreição dentre os mortos, louvando-Te, ó doador da vida.

Laudes:
1º Que toda a criatura e todo o vivente Te louve, Senhor, porque destruíste a morte pela Tua cruz, revelaste aos povos a Tua ressurreição de entre os mortos, pois és o único amigo do homem.

2º Ó juízes, dizei-nos: como os soldados deixaram fugir o Rei que eles guardavam? Como a pedra não conservou o rochedo da vida? Mostrai-nos o sepultado, ou então, adorai o ressuscitado.
Exclamando conosco: “Glória à multidão de Tuas misericórdias, Senhor, glória a Ti!”.

3º Alegrai-vos, povos e permanecei na alegria!
Um anjo sentou-se sobra a pedra do sepulcro e ele nos anunciou a boa nova: Cristo ressuscitou dos mortos, Ele o Salvador do mundo, e seu perfume encheu o Universo.
Alegrai-vos, povos e permanecei na alegria!

4º Senhor, antes de Tua concepção, um anjo trouxe esta mensagem: Alegra-Te, ó cheia de graça. Na Tua ressurreição rolou a pedra do Teu glorioso sepulcro. O primeiro, em lugar de tristeza, deu o final da alegria. O segundo, em lugar da morte, nos anuncia o Senhor da vida.
Ó Senhor, benfeitor de todos os seres, glória a Ti.

5º As santas mulheres derramaram sobre a Tua tumba perfumes misturados com lágrimas; mas seus lábios se encheram de alegria ao dizer: “O Senhor ressuscitou!”.

6º Povos e nações, louvai o Cristo, nosso Deus, que quis padecer na cruz por nós, que padeceu três dias no inferno; adorai a ressurreição dentre o mortos que iluminou os confins do Universo.

7º Ó Cristo, foste crucificado e foste sepultado, segundo a Tua vontade. Despojaste a morte, ó nosso verdadeiro Deus e Senhor. Ressuscitaste, em glória, para dar ao mundo a vida eterna e a grande misericórdia.

8º Ó transgressores da lei, selando a pedra, restituíste para nós o mais refulgente milagre. Os guardas conhecem a verdade e anunciam: “Hoje Ele ressuscitou do túmulo!”.
Mas vós lhes destes a ordem de dizer: “Enquanto dormíamos, os discípulos vieram e O levaram”.
Quem, pois, iria querer um morto, ainda mais um morto nu? Foi Ele que ressuscitou por Seu próprio poder divino, abandonando seus lençóis no túmulo. Ó Jesus, vinde e vede: Ele não violou os selos. Ele pisou com os pés a morte, dando ao mundo a vida sem fim e a grande misericórdia.

Eothinon:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

As mulheres que estavam com Maria e levaram aromas ficaram satisfeitas por terem conseguido o seu desejo de ir ao Sepulcro; ficaram espantadas quando viram a pedra do túmulo rolar; um divino jovem acalmou a perturbação de suas almas, dizendo: “O Cristo Deus já ressuscitou e anunciai aos discípulos para irem a Galiléia, para vê-Lo ressuscitado, porque Ele, o Senhor, é o doador da vida”.

Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós. Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).
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Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.
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Divina Liturgia

Tropário da Ressurreição – 2º tom:
Quando desceste até a morte, Tu que És a vida imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da Tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celeste exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a Ti.

Tropário do Nobre José:
O nobre José, tendo descido da Cruz teu corpo imaculado, envolveu-o num lençol, cobriu-o de aroma e o depositou com cuidado num túmulo novo. Mas, ao terceiro dia, ressuscitaste, ó Senhor, dando ao mundo a grande misericórdia.

Tropário das Miróforas:
O Anjo, sentado junto do túmulo, disse às mulheres portadoras de aroma: «Os aromas convêm aos mortos; Cristo, porém, mostrou-se alheio à corrupção. Aclamai, pois: O Senhor ressuscitou dando ao mundo a grande misericórdia!»

Tropário de São Pedro e São Paulo:
Príncipes dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São Paulo, rogai ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas almas a sua grande misericórdia.

Kondakion – 2º tom:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Tu te levantaste da tumba, ó Salvador onipotente, e o inferno, vendo esta maravilha, estremeceu de medo, e os mortos ressuscitaram de seus túmulos. Adão e toda a Criação se alegram contigo, e o mundo, ó Salvador meu, te louva para
sempre.

Theotokion – 2º tom:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Teus méritos são glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus, na pureza selada, preservaste a tua virgindade, verdadeiramente mãe, és reconhecida que deste à luz o verdadeiro Deus roga a Ele que salve as nossas almas!

Kondakion da Páscoa – Modo 2:
Tendo descido ao túmulo, ó Imortal, Tu destruíste o poderio dos infernos e levantaste-te como vencedor, ó Cristo Deus,
Tu, que disseste às mulheres miróforas: rejubilai! E aos apóstolos, dás a paz, Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.

Kondakion das Miróforas:
Ó Cristo Deus, quando saudaste as Miróforas, puseste fim à lamentação de Eva, a primeira Mãe, e ordenaste-lhes de anunciar a teus apóstolos que o Salvador ressuscitou do túmulo.

Kondakion de São Pedro e São Paulo:
Levaste, Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois infalíveis pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o único conhecedor dos segredos dos corações.
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Prokimenon:
O Senhor te ouça no dia da tribulação, o nome do Deus de Jacó te proteja. Ó Senhor, salva o teu povo, e ouve-nos, quando te invocarmos.
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Epístola: At 6, 1-7
Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, como crescesse o número dos discípulos, houve queixas dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas teriam sido negligenciadas na distribuição diária. Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos discípulos e disseram: Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus, para administrar. Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício. Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra. Este parecer agradou a toda a reunião. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos aos apóstolos, e estes, orando, impuseram-lhes as mãos. Divulgou-se sempre mais a palavra de Deus. Multiplicava-se consideravelmente o número dos discípulos em Jerusalém. Também grande número de sacerdotes aderia à fé.
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Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Vinde, regozijemo-nos no Senhor; cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Porque o Senhor é grande, é o grande Rei de toda a terra.Aleluia, aleluia, aleluia!
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Evangelho: Mc 15, 43-16, 8
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Marcos.

Naquele tempo, veio José de Arimatéia, ilustre membro do conselho, que também esperava o Reino de Deus; ele foi resoluto à presença de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos admirou-se de que ele tivesse morrido tão depressa. E, chamando o centurião, perguntou se já havia muito tempo que Jesus tinha morrido. Obtida a resposta afirmativa do centurião, mandou dar-lhe o corpo. Depois de ter comprado um pano de linho, José tirou-o da cruz, envolveu-o no pano e depositou-o num sepulcro escavado na rocha, rolando uma pedra para fechar a entrada. Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o depositavam. Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. E no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado. E diziam entre si: Quem nos há de remover a pedra da entrada do sepulcro? Levantando os olhos, elas viram removida a pedra, que era muito grande. Entrando no sepulcro, viram, sentado do lado direito, um jovem, vestido de roupas brancas, e assustaram-se. Ele lhes falou: Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galiléia. Lá o vereis como vos disse. Elas saíram do sepulcro e fugiram trêmulas e amedrontadas. E a ninguém disseram coisa alguma por causa do medo.
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Hirmos:
Um Anjo exclamou: «Ó Cheia de graça, Virgem pura rejubila! De novo digo, rejubila! teu Filho ressuscitou do túmulo ao terceiro dia». Resplandece, resplandece, ó Nova Jerusalém! pois a glória do Senhor brilhou sobre ti! Exulta agora e alegra-te Sião! e Tu, ó Mãe de Deus toda pura, rejubila na ressurreição do teu Filho!
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Kinonikon:
Tomai o Corpo de Cristo e bebei da fonte imortal. Aleluia, aleluia, aleluia!
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Observações:
Logo após "Bendito seja o reino do Pai ...", o sacerdote canta: "Cristo ressuscitou dos mortos..." e o coro repete duas vezes.
Durante a semana, se o santo do dia tiver apolitíkion próprio, diz-se o Apolitíkion do nobre José, das Miróforas; Kondakion do Padroeiro e das Miróforas.

Se não, Apolitikion da Ressurreição (2º tom), de José e das Miróforas, Kondakion do Padroeiro e das Miróforas.
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Sinaxe

Não era comum, naquele tempo, um sentenciado ganhar um sepulcro. Geralmente após a morte indigna de um condenado à cruz, o corpo era deixado pendurado à vista de todos, para que os abutres o devorassem, segundo as leis romanas. Mas pelas leis de Israel um sentenciado deveria ganhar, pelo menos, uma sepultura em uma cova comum. Também é imperioso lembrar que o dia seguinte sempre tinha seu início após o pôr do sol daquele mesmo dia, respeitando as tradições judaicas. A Páscoa Judaica aproximava-se, e não era nada agradável ver um judeu suspenso numa cruz em dia de Festa. Essas duas situações fizeram com que Jesus ganhasse um túmulo novo, graças à interferência e ao apelo de José de Arimatéia e Nicodemus (Jo 19,38).

Também era costume, após a morte de um judeu, ungir com óleos aromáticos diversas partes do corpo, numa tentativa de abrandar o cheiro da corrupção corporal trazidos pela morte. A este serviço estavam sempre incumbidas as miróforas (mulheres portadoras de aromas) e que tivessem um parentesco muito próximo para executar tais funções. São a elas que o Calendário Litúrgico Bizantino presta hoje homenagens, atribuindo-lhes orações e cantos próprios, neste 2º. Domingo depois da Páscoa, sem que haja algo correspondente na Liturgia Ocidental. Afinal, foi por meio delas que o anúncio da Ressurreição fez-se notícia e por isso ganham uma honrosa referência na Liturgia.

Também, repetidas vezes lembra a Liturgia do desvelo solícito das mulheres que saem de suas casas para terminar os rituais do sepultamento feito às pressas no dia anterior, conforme o Kondakion. Este desvelo faz destas mulheres as primeiras testemunhas da Ressurreição e, por isso mesmo, ganham os epítetos de “Apóstolas dos apóstolos”e “Mensageiras da Boa-nova”. Os quatro Evangelistas narram o episódio, mas, Marcos e Lucas fazem questão de nomeá-las: Maria Madalena, Salomé, Joana, Marta e Maria (irmãs de Lázaro) e Maria, mãe de Tiago (Mc 15,40 e Lc 24,10). Se aqueles aromas eram destinados Àquele que tinha morrido, já não tinham mais utilidade, pois do sepulcro vazio brotava o suave perfume da vida.

O Ano Litúrgico Bizantino

A liturgia bizantina põe em destaque, sem que haja algo correspondente no Ocidente, a atuação das mulheres fiéis ao Senhor que, ao amanhecer do dia da Páscoa, foram ao sepulcro levando aromas preciosos para completar o ritual do sepultamento. Foi primeiramente a elas que os anjos anunciaram a ressurreição, incumbindo-as de levar a boa notícia aos apóstolos, tornando-se assim, como diz a liturgia, "as apóstolas dos apóstolos." Os quatro evangelistas falam delas e nesse domingo se lêem trechos de Marcos e de Lucas. Eis o texto do tropário principal, cuja primeira parte já foi cantada no Sábado santo.

«Às piedosas miróforas junto ao túmulo o anjo disse:

Os aromas convêm aos mortos!
Cristo, porém, é incorruptível.
Cantai antes: O Senhor ressuscitou,
dando ao mundo a grande misericórdia!»


Tropário (2º tom)

Os dois motivos da cuidadosa unção sepulcral e do alegre anúncio da Ressurreição reaparecem em muitos textos litúrgicos próprios desse domingo; estes, como sempre, aludem a dados escriturísticos e ao mesmo tempo transformam em oração os sentimentos das protagonistas e dos fiéis que as comemoram.

As miróforas, nesse dia, se associam outros dois personagens que testemunharam corajosamente o Crucificado: Nicodemos, o noturno interlocutor de Jesus, aquele que tinha pedido seu corpo a Pilatos:

«O nobre José (de Arimatéia) 

que, depois de ter descido da Cruz o corpo imaculado,
envolveu-o num branco sudário
e, com cuidado, o pôs num sepulcro novo».


Já nas Vésperas do sábado encontramos este texto:

«Ao amanhecer as miróforas,

tomando consigo os aromas, foram ao sepulcro do Senhor 
e notando coisas que não esperavam, 
pasmas ao ver a pedra removida, 
diziam uma à outra: 
Onde estão os lacres do túmulo? 
Onde estão os guardas que Pilatos enviou por precaução? 
Mas seus temores cessaram 
ao ver o anjo resplandecente dirigir-se a elas dizendo: 
Por que buscais em pranto 
Aquele que está vivo e vivifica o gênero humano? 
Cristo, nosso Deus onipotente, ressurgiu dos mortos 
e dá a todos nós a vida imortal, 
a iluminação e a grande misericórdia».


Várias vezes a liturgia lembra o desvelo solícito das mulheres saídas de casa às primeiras luzes do dia; sua generosidade em comprar os ungüentos e os melhores perfumes e a sua delicadeza em não ficar satisfeitas com o sepultamento apressado feito na tarde anterior. Um amor destemido era o delas, pelo qual não se renderam à idéia da pedra pesada, impossível de ser removida por elas, nem com as hostilidades de muitos judeus, dos quais haviam já ouvido os gritos blasfemos; amavam Jesus, que tinham servido em suas andanças apostólicas, permaneciam fiéis ao Mestre quando outros o haviam traído e lembravam-lhe a bondade, a misericórdia, a amizade demonstrada em muitas ocasiões.

Quando o anjo lhes anunciou a Ressurreição de Cristo, não hesitaram e, como diz o texto litúrgico, "correram para os apóstolos, mensageiras de alegria." O testemunho delas, como era de se prever, não foi plenamente aceito pelos onze, mas foi a ocasião de Pedro correr logo ao sepulcro para ver. Os dados dos quatro evangelistas estão fundidos na re-evocação feita pela liturgia, que lembra também as aparições de Cristo às mulheres e o convite a se dirigir para a Galiléia, onde tinham ocorrido os primeiros felizes encontros com Jesus.

«As santas mulheres derramaram óleos perfumados
e lágrimas no teu sepulcro, 

e sua boca encheu-se de júbilo 
ao proclamar: o Senhor ressuscitou!»


É assim que nas Laudes se resumem os sentimentos e os gestos das miróforas, em honra das quais foi composto um cânon inteiro que será cantado nas Matinas dos seis dias sucessivos e todo domingo até o dia da Ascensão (cantado após o cânon pascal). Mas a memória das miróforas poderia dizer-se que é permanente na liturgia bizantina. Cada domingo se cantam hinos em que se repete o convite que o anjo lhes fez: "Não choreis, mas anunciai aos apóstolos a Ressurreição," ou então a pergunta: "Por que buscais entre os mortos aquele que vive?" Entre os tropários da Ressurreição, nos oito tons da música bizantina repetidos num ciclo contínuo o ano todo, existem referências explícitas às miróforas. Eis alguns exemplos:

«As santas mulheres, discípulas do Senhor,

receberam do anjo o alegre anúncio da ressurreição.
Repelindo as argúcias dos outros judeus,
disseram, cheias de altivez, aos apóstolos:
A morte foi vencida; Cristo ressuscitou,
irradiando sobre o mundo a sua grande misericórdia!»


Tropário do domingo (4º tom)

«Por tua cruz destruíste a morte.

Ao ladrão abriste o paraíso
e transformaste em regozijo as lágrimas das miróforas.
Ordenaste aos apóstolos, ó Cristo Deus,
que anunciassem a tua ressurreição,
derramando sobre o mundo a tua grande misericórdia».


Tropário do domingo (7º tom)

Os nomes das miróforas, que foram ao sepulcro de Jesus levando o myron (aromas perfumados), são lembrados pelos evangelistas de diversas maneiras. O Sinaxário, no texto explicativo das Matinas deste domingo, embora faça alusão a muitas mulheres, apresenta uma lista nominal de sete pessoas entre as quais estão Maria Madalena, Salomé, Joana, Marta e Maria, irmãs de Lázaro.

O Sinaxário e a nossa prece assim concluem: «Pelas orações das santas miróforas, ó Deus, tem piedade de nós!»

FONTE:
DONADEO, Madre Maria. O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ed. Ave Maria, 1990.


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