(3º
Domingo da Páscoa - Modo 2)
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Matinas
Tropário:
Quando desceste até à
morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o
resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do
fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus,
fator da vida, glória a ti!
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo,
Quando desceste até à
morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o
resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do
fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus,
fator da vida, glória a ti!
Agora, sempre e pelos
séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Ó Mãe de Deus, Teu
mistério é glorioso, Teu mistério está acima de todo
entendimento, Tua pureza permanece selada e Tua virgindade intacta,
Tu que Te fizeste conhecer como verdadeira Mãe, tendo dado à luz ao
verdadeiro Deus. Intercedei por nós a Deus para salvar nossas almas.
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Katisma:
Verdadeiramente, o
nobre José desprega Teu puríssimo corpo do madeiro, envolve-o em
pano de linho puríssimo e com aromas, Te deposita em um sepulcro
novo. Mas, ao terceiro dia, Senhor, ressuscitaste para dar ao mundo a
grande misericórdia.
Glória ao Pai , ao
Filho e ao Espírito Santo,
O anjo apareceu no
túmulo e disse para as santas mulheres: "os perfumes são bons
para os mortos, mas Cristo mostrou ser estranho a toda corrupção.
Ide e clamai: "O Senhor ressuscitou para dar ao mundo a grande
misericórdia."
Agora, sempre e pelos
séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Ó Virgem Mãe de Deus
tu estás acima de toda a glória, e nós cantamos: pela cruz de teu
Filho, o inferno foi abatido, a morte foi destruída pela morte, e
nós, os mortos, ressuscitados para a vida, restituindo-nos a
bem-aventurança primeira do paraíso.
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Ypakoí:
Depois da Paixão,
quando as portadoras de aromas foram para o túmulo para ungir Teu
Corpo, ó Cristo nosso Deus, elas viram anjos no sepulcro e ficaram
assustadas, pois elas ouviram eles dizer que o Senhor havia
ressuscitado concedendo ao mundo grande misericórdia.
Antífona:
Se o Senhor não
estivesse estado conosco, quem poderia subsistir? Quem estaria ao
abrigo do inimigo, do homicida? Não abandona, ó Senhor, o Teu servo
aos seus dentes: como leões, eis que meus inimigos se lançaram
contra mim.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém.
Ao Espírito Santo a
honra, como ao princípio de toda a vida. Como ao Deus que dá vigor
a todas as criaturas e as conserva no Pai e no Filho.
Prokimenon:
Levanta-Te, Senhor meu
Deus, dá as Tuas ordens. A assembléia dos povos Te circundará. (2
vezes).
Stichos:
Senhor, meu Deus, em Ti
coloquei a minha esperança, salva-me (repete a primeira).
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Evangelho:
Mc 16, 9-20
Evangelho de Nosso
Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Marcos.
Naquele tempo, tendo
ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, Jesus apareceu
primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete
demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com
ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia,
e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se
de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo
estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.
Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e
lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por
não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E
disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será
condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome
expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas
serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará
dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o
Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e
assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por
todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a
palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
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Kondakion:
Senhor, todo poderoso,
ressuscitaste do túmulo. O inferno diante deste milagre tremeu e os
mortos se levantaram.
Contigo a criação se
rejubila, Adão também exulta e o mundo, Ó meu salvador, canta a
Ti, sem fim.
Ikós:
Tu és a luz dos que
estão cobertos de trevas, Tu és a ressurreição de todos e a vida
dos mortais.
Ó Salvador,
ressuscitaste contigo os fiéis, saqueaste o império da morte.
Ó verbo, quebraste as
portas do inferno.
Os mortais diante desta
maravilha, ficaram maravilhados e toda a criação se rejubilou pela
Tua ressurreição ó amigos dos homens.
Todos nós glorificamos
e celebramos Tua humilhação, e,o mundo, ó meu Salvador, canta a Ti
sem cessar.
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Exapostilárion:
As portadoras de mirra
quando viram a pedra removida e um jovem sentado no túmulo, se
alegraram ao ouvi-lo dizer: “O Cristo ressuscitou; ide, pois, dizer
a seus discípulos e a Pedro para irem ao monte da Galiléia, pois,
lá, Ele apascentará a todos os seus amados como prometera”.
Theotokion:
Um anjo de paz apareceu
à Virgem antes de ficar grávida de Ti, ó Cristo. Também um anjo
removeu a pedra do túmulo. O primeiro anunciou a indescritível
alegria em troca da tristeza.
O segundo anunciou aos
Teus eleitos e às mulheres a Tua ressurreição dentre os mortos,
louvando-Te, ó doador da vida.
Laudes:
1º Que toda a criatura
e todo o vivente Te louve, Senhor, porque destruíste a morte pela
Tua cruz, revelaste aos povos a Tua ressurreição de entre os
mortos, pois és o único amigo do homem.
2º Ó juízes,
dizei-nos: como os soldados deixaram fugir o Rei que eles guardavam?
Como a pedra não conservou o rochedo da vida? Mostrai-nos o
sepultado, ou então, adorai o ressuscitado.
Exclamando conosco:
“Glória à multidão de Tuas misericórdias, Senhor, glória a
Ti!”.
3º Alegrai-vos, povos
e permanecei na alegria!
Um anjo sentou-se sobra
a pedra do sepulcro e ele nos anunciou a boa nova: Cristo ressuscitou
dos mortos, Ele o Salvador do mundo, e seu perfume encheu o Universo.
Alegrai-vos, povos e
permanecei na alegria!
4º Senhor, antes de
Tua concepção, um anjo trouxe esta mensagem: Alegra-Te, ó cheia de
graça. Na Tua ressurreição rolou a pedra do Teu glorioso sepulcro.
O primeiro, em lugar de tristeza, deu o final da alegria. O segundo,
em lugar da morte, nos anuncia o Senhor da vida.
Ó Senhor, benfeitor de
todos os seres, glória a Ti.
5º As santas mulheres
derramaram sobre a Tua tumba perfumes misturados com lágrimas; mas
seus lábios se encheram de alegria ao dizer: “O Senhor
ressuscitou!”.
6º Povos e nações,
louvai o Cristo, nosso Deus, que quis padecer na cruz por nós, que
padeceu três dias no inferno; adorai a ressurreição dentre o
mortos que iluminou os confins do Universo.
7º Ó Cristo, foste
crucificado e foste sepultado, segundo a Tua vontade. Despojaste a
morte, ó nosso verdadeiro Deus e Senhor. Ressuscitaste, em glória,
para dar ao mundo a vida eterna e a grande misericórdia.
8º Ó transgressores
da lei, selando a pedra, restituíste para nós o mais refulgente
milagre. Os guardas conhecem a verdade e anunciam: “Hoje Ele
ressuscitou do túmulo!”.
Mas vós lhes destes a
ordem de dizer: “Enquanto dormíamos, os discípulos vieram e O
levaram”.
Quem, pois, iria querer
um morto, ainda mais um morto nu? Foi Ele que ressuscitou por Seu
próprio poder divino, abandonando seus lençóis no túmulo. Ó
Jesus, vinde e vede: Ele não violou os selos. Ele pisou com os pés
a morte, dando ao mundo a vida sem fim e a grande misericórdia.
Eothinon:
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo.
As mulheres que estavam
com Maria e levaram aromas ficaram satisfeitas por terem conseguido o
seu desejo de ir ao Sepulcro; ficaram espantadas quando viram a pedra
do túmulo rolar; um divino jovem acalmou a perturbação de suas
almas, dizendo: “O Cristo Deus já ressuscitou e anunciai aos
discípulos para irem a Galiléia, para vê-Lo ressuscitado, porque
Ele, o Senhor, é o doador da vida”.
Agora, sempre e pelos
séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Bendita e venerável és
Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o
inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e
dando a vida a todos nós. Por isso bendirei o Cristo em qualquer
tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).
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Ó Senhor, ressuscitado
do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da
morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a
teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste
tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.
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Divina Liturgia
Tropário da
Ressurreição – 2º tom:
Quando desceste até a
morte, Tu que És a vida imortal, então destruíste o inferno com o
resplendor da Tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do
fundo da terra, todas as potestades celeste exclamaram: Cristo Deus,
fator da vida, glória a Ti.
Tropário do Nobre
José:
O nobre José, tendo
descido da Cruz teu corpo imaculado, envolveu-o num lençol,
cobriu-o de aroma e o depositou com cuidado num túmulo
novo. Mas, ao terceiro dia, ressuscitaste, ó Senhor, dando
ao mundo a grande misericórdia.
Tropário das
Miróforas:
O Anjo, sentado junto
do túmulo, disse às mulheres portadoras de aroma: «Os aromas
convêm aos mortos; Cristo, porém, mostrou-se alheio à corrupção.
Aclamai, pois: O Senhor ressuscitou dando ao mundo a grande
misericórdia!»
Tropário
de São Pedro e São Paulo:
Príncipes
dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São Paulo, rogai
ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas
almas a sua grande misericórdia.
Kondakion – 2º tom:
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo.
Tu te levantaste da
tumba, ó Salvador onipotente, e o inferno, vendo esta maravilha,
estremeceu de medo, e os mortos ressuscitaram de seus túmulos. Adão
e toda a Criação se alegram contigo, e o mundo, ó Salvador meu, te
louva para
sempre.
Theotokion – 2º tom:
Agora, sempre e pelos
séculos dos séculos. Amém
Teus méritos são
glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus, na pureza
selada, preservaste a tua virgindade, verdadeiramente mãe, és
reconhecida que deste à luz o verdadeiro Deus roga a Ele que salve
as nossas almas!
Kondakion
da Páscoa – Modo 2:
Tendo
descido ao túmulo, ó Imortal, Tu destruíste o poderio dos
infernos e levantaste-te como vencedor, ó Cristo Deus,
Tu, que disseste às mulheres miróforas: rejubilai! E aos apóstolos, dás a paz, Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.
Tu, que disseste às mulheres miróforas: rejubilai! E aos apóstolos, dás a paz, Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.
Kondakion
das Miróforas:
Ó
Cristo Deus, quando saudaste as Miróforas, puseste fim à lamentação
de Eva, a primeira Mãe, e ordenaste-lhes de anunciar a teus
apóstolos que o Salvador ressuscitou do túmulo.
Kondakion
de São Pedro e São Paulo:
Levaste,
Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois infalíveis
pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois
preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o
único conhecedor dos segredos dos corações.
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Prokimenon:
O Senhor te ouça no
dia da tribulação, o nome do Deus de Jacó te proteja. Ó Senhor,
salva o teu povo, e ouve-nos, quando te invocarmos.
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Epístola: At 6, 1-7
Leitura do livro dos
Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, como
crescesse o número dos discípulos, houve queixas dos gregos contra
os hebreus, porque as suas viúvas teriam sido negligenciadas na
distribuição diária. Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos
discípulos e disseram: Não é razoável que abandonemos a palavra
de Deus, para administrar. Portanto, irmãos, escolhei dentre vós
sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de
sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício. Nós atenderemos
sem cessar à oração e ao ministério da palavra. Este parecer
agradou a toda a reunião. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e
do Espírito Santo; Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e
Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos aos apóstolos, e
estes, orando, impuseram-lhes as mãos. Divulgou-se sempre mais a
palavra de Deus. Multiplicava-se consideravelmente o número dos
discípulos em Jerusalém. Também grande número de sacerdotes
aderia à fé.
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Aleluia!
Aleluia, aleluia,
aleluia!
Vinde, regozijemo-nos
no Senhor; cantemos as glórias de Deus, nosso
Salvador!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Porque o Senhor é
grande, é o grande Rei de toda a terra.Aleluia, aleluia,
aleluia!
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Evangelho: Mc 15, 43-16, 8
Evangelho de Nosso
Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Marcos.
Naquele tempo, veio
José de Arimatéia, ilustre membro do conselho, que também esperava
o Reino de Deus; ele foi resoluto à presença de Pilatos e pediu o
corpo de Jesus. Pilatos admirou-se de que ele tivesse morrido tão
depressa. E, chamando o centurião, perguntou se já havia muito
tempo que Jesus tinha morrido. Obtida a resposta afirmativa do
centurião, mandou dar-lhe o corpo. Depois de ter comprado um pano de
linho, José tirou-o da cruz, envolveu-o no pano e depositou-o num
sepulcro escavado na rocha, rolando uma pedra para fechar a entrada.
Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o depositavam.
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé
compraram aromas para ungir Jesus. E no primeiro dia da semana, foram
muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado. E diziam entre
si: Quem nos há de remover a pedra da entrada do sepulcro?
Levantando os olhos, elas viram removida a pedra, que era muito
grande. Entrando no sepulcro, viram, sentado do lado direito, um
jovem, vestido de roupas brancas, e assustaram-se. Ele lhes falou:
Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele
ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram. Mas
ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na
Galiléia. Lá o vereis como vos disse. Elas saíram do sepulcro e
fugiram trêmulas e amedrontadas. E a ninguém disseram coisa alguma
por causa do medo.
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Hirmos:
Um Anjo exclamou: «Ó
Cheia de graça, Virgem pura rejubila! De novo digo, rejubila!
teu Filho ressuscitou do túmulo ao terceiro dia». Resplandece,
resplandece, ó Nova Jerusalém! pois a glória do Senhor brilhou
sobre ti! Exulta agora e alegra-te Sião! e Tu, ó Mãe de Deus toda
pura, rejubila na ressurreição do teu Filho!
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Kinonikon:
Tomai o Corpo de Cristo
e bebei da fonte imortal. Aleluia, aleluia, aleluia!
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Observações:
Logo após "Bendito
seja o reino do Pai ...", o sacerdote canta: "Cristo
ressuscitou dos mortos..." e o coro repete duas vezes.
Durante a semana, se o
santo do dia tiver apolitíkion próprio, diz-se o Apolitíkion do
nobre José, das Miróforas; Kondakion do Padroeiro e das Miróforas.
Se não, Apolitikion da
Ressurreição (2º tom), de José e das Miróforas, Kondakion do
Padroeiro e das Miróforas.
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Sinaxe
Não era comum, naquele
tempo, um sentenciado ganhar um sepulcro. Geralmente após a morte
indigna de um condenado à cruz, o corpo era deixado pendurado à
vista de todos, para que os abutres o devorassem, segundo as leis
romanas. Mas pelas leis de Israel um sentenciado deveria ganhar, pelo
menos, uma sepultura em uma cova comum. Também é imperioso lembrar
que o dia seguinte sempre tinha seu início após o pôr do sol
daquele mesmo dia, respeitando as tradições judaicas. A Páscoa
Judaica aproximava-se, e não era nada agradável ver um judeu
suspenso numa cruz em dia de Festa. Essas duas situações fizeram
com que Jesus ganhasse um túmulo novo, graças à interferência e
ao apelo de José de Arimatéia e Nicodemus (Jo 19,38).
Também era costume, após a morte de um judeu, ungir com
óleos aromáticos diversas partes do corpo, numa tentativa de
abrandar o cheiro da corrupção corporal trazidos pela morte. A este
serviço estavam sempre incumbidas as miróforas (mulheres portadoras
de aromas) e que tivessem um parentesco muito próximo para executar
tais funções. São a elas que o Calendário Litúrgico Bizantino
presta hoje homenagens, atribuindo-lhes orações e cantos próprios,
neste 2º. Domingo depois da Páscoa, sem que haja algo
correspondente na Liturgia Ocidental. Afinal, foi por meio delas que
o anúncio da Ressurreição fez-se notícia e por isso ganham uma
honrosa referência na Liturgia.
Também, repetidas vezes lembra a Liturgia do desvelo solícito das mulheres que saem de suas casas para terminar os rituais do sepultamento feito às pressas no dia anterior, conforme o Kondakion. Este desvelo faz destas mulheres as primeiras testemunhas da Ressurreição e, por isso mesmo, ganham os epítetos de “Apóstolas dos apóstolos”e “Mensageiras da Boa-nova”. Os quatro Evangelistas narram o episódio, mas, Marcos e Lucas fazem questão de nomeá-las: Maria Madalena, Salomé, Joana, Marta e Maria (irmãs de Lázaro) e Maria, mãe de Tiago (Mc 15,40 e Lc 24,10). Se aqueles aromas eram destinados Àquele que tinha morrido, já não tinham mais utilidade, pois do sepulcro vazio brotava o suave perfume da vida.
O Ano Litúrgico
Bizantino
A liturgia bizantina
põe em destaque, sem que haja algo correspondente no Ocidente, a
atuação das mulheres fiéis ao Senhor que, ao amanhecer do dia da
Páscoa, foram ao sepulcro levando aromas preciosos para completar o
ritual do sepultamento. Foi primeiramente a elas que os anjos
anunciaram a ressurreição, incumbindo-as de levar a boa notícia
aos apóstolos, tornando-se assim, como diz a liturgia, "as
apóstolas dos apóstolos." Os quatro evangelistas falam delas e
nesse domingo se lêem trechos de Marcos e de Lucas. Eis o texto do
tropário principal, cuja primeira parte já foi cantada no Sábado
santo.
«Às piedosas
miróforas junto ao túmulo o anjo disse:
Os aromas convêm aos
mortos!
Cristo, porém, é incorruptível.
Cantai antes: O
Senhor ressuscitou,
dando ao mundo a grande misericórdia!»
Tropário (2º tom)
Os dois motivos da
cuidadosa unção sepulcral e do alegre anúncio da Ressurreição
reaparecem em muitos textos litúrgicos próprios desse domingo;
estes, como sempre, aludem a dados escriturísticos e ao mesmo tempo
transformam em oração os sentimentos das protagonistas e dos fiéis
que as comemoram.
As miróforas, nesse dia, se associam outros dois personagens que testemunharam corajosamente o Crucificado: Nicodemos, o noturno interlocutor de Jesus, aquele que tinha pedido seu corpo a Pilatos:
«O nobre José (de
Arimatéia)
que, depois de ter descido da Cruz o corpo
imaculado,
envolveu-o num branco sudário
e, com cuidado, o pôs
num sepulcro novo».
Já nas Vésperas do
sábado encontramos este texto:
«Ao amanhecer as
miróforas,
tomando consigo os aromas, foram ao sepulcro do
Senhor
e notando coisas que não esperavam,
pasmas
ao ver a pedra removida,
diziam uma à outra:
Onde
estão os lacres do túmulo?
Onde estão os guardas que
Pilatos enviou por precaução?
Mas seus temores
cessaram
ao ver o anjo resplandecente dirigir-se a elas
dizendo:
Por que buscais em pranto
Aquele que está
vivo e vivifica o gênero humano?
Cristo, nosso Deus
onipotente, ressurgiu dos mortos
e dá a todos nós a vida
imortal,
a iluminação e a grande misericórdia».
Várias vezes a
liturgia lembra o desvelo solícito das mulheres saídas de casa às
primeiras luzes do dia; sua generosidade em comprar os ungüentos e
os melhores perfumes e a sua delicadeza em não ficar satisfeitas com
o sepultamento apressado feito na tarde anterior. Um amor destemido
era o delas, pelo qual não se renderam à idéia da pedra pesada,
impossível de ser removida por elas, nem com as hostilidades de
muitos judeus, dos quais haviam já ouvido os gritos blasfemos;
amavam Jesus, que tinham servido em suas andanças apostólicas,
permaneciam fiéis ao Mestre quando outros o haviam traído e
lembravam-lhe a bondade, a misericórdia, a amizade demonstrada em
muitas ocasiões.
Quando o anjo lhes anunciou a Ressurreição de Cristo, não hesitaram e, como diz o texto litúrgico, "correram para os apóstolos, mensageiras de alegria." O testemunho delas, como era de se prever, não foi plenamente aceito pelos onze, mas foi a ocasião de Pedro correr logo ao sepulcro para ver. Os dados dos quatro evangelistas estão fundidos na re-evocação feita pela liturgia, que lembra também as aparições de Cristo às mulheres e o convite a se dirigir para a Galiléia, onde tinham ocorrido os primeiros felizes encontros com Jesus.
«As santas mulheres
derramaram óleos perfumados
e lágrimas no teu
sepulcro,
e sua boca encheu-se de júbilo
ao
proclamar: o Senhor ressuscitou!»
É assim que nas Laudes
se resumem os sentimentos e os gestos das miróforas, em honra das
quais foi composto um cânon inteiro que será cantado nas Matinas
dos seis dias sucessivos e todo domingo até o dia da Ascensão
(cantado após o cânon pascal). Mas a memória das miróforas
poderia dizer-se que é permanente na liturgia bizantina. Cada
domingo se cantam hinos em que se repete o convite que o anjo lhes
fez: "Não choreis, mas anunciai aos apóstolos a Ressurreição,"
ou então a pergunta: "Por que buscais entre os mortos aquele
que vive?" Entre os tropários da Ressurreição, nos oito tons
da música bizantina repetidos num ciclo contínuo o ano todo,
existem referências explícitas às miróforas. Eis alguns exemplos:
«As santas mulheres,
discípulas do Senhor,
receberam do anjo o alegre anúncio da
ressurreição.
Repelindo as argúcias dos outros
judeus,
disseram, cheias de altivez, aos apóstolos:
A morte
foi vencida; Cristo ressuscitou,
irradiando sobre o mundo a sua
grande misericórdia!»
Tropário do domingo
(4º tom)
«Por tua cruz
destruíste a morte.
Ao ladrão abriste o paraíso
e
transformaste em regozijo as lágrimas das miróforas.
Ordenaste
aos apóstolos, ó Cristo Deus,
que anunciassem a tua
ressurreição,
derramando sobre o mundo a tua grande
misericórdia».
Tropário do domingo
(7º tom)
Os nomes das miróforas,
que foram ao sepulcro de Jesus levando o myron (aromas perfumados),
são lembrados pelos evangelistas de diversas maneiras. O Sinaxário,
no texto explicativo das Matinas deste domingo, embora faça alusão
a muitas mulheres, apresenta uma lista nominal de sete pessoas entre
as quais estão Maria Madalena, Salomé, Joana, Marta e Maria, irmãs
de Lázaro.
O Sinaxário e a nossa prece assim concluem: «Pelas orações das santas miróforas, ó Deus, tem piedade de nós!»
FONTE:
DONADEO, Madre Maria. O
Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ed. Ave Maria, 1990.
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