Domingo do Juízo Final ou «da Carne»
(8° antes da Páscoa - Modo Grave)
Matinas
Tropário – Modo Grave
- (7º tom):
Destruístes com a Tua Cruz a morte,
abristes ao ladrão o paraíso, transformaste o luto das mirróforas e ordenaste,
aos Teus Apóstolos pregarem que Tu ressuscitaste, ó Cristo Deus, dando ao mundo
a grande misericórdia.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Destruístes com a Tua Cruz a morte,
abristes ao ladrão o paraíso, transformaste o luto das mirróforas e ordenaste,
aos Teus Apóstolos pregarem que Tu ressuscitaste, ó Cristo Deus, dando ao mundo
a grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém.
Theotokion:
Virgem gloriosa, tesouro
de nossa ressurreição, arrancai dos abismos do pecado aqueles que colocam a sua
esperança em Ti, pois salvaste os pecadores subjugados às suas faltas, Tu que
destes nascimento à nossa salvação, Tu que permanecestes virgem no parto,
durante o parto e após o parto.
Katisma – Modo Grave -
(7º tom):
1ª Katisma:
A vida foi posta
no sepulcro e o selo sobre a pedra. Os soldados custodiaram a Cristo como ao
rei que dorme; os anjos o glorificaram como rei imortal; e as mulheres
proclamaram dizendo: “Ressuscitou o Senhor dando ao mundo grande misericórdia!”
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Oh Cristo Deus,
derrotaste a morte com a Tua sepultura de três dias, e Ressuscitaste, com Tua
vivificadora Ressurreição, o homem corrompido. Glória a Ti, oh Único amante da
humanidade.
Agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém.
Theotokion:
Oh Virgem Mãe de Deus, intercede sem cessar ante Cristo Deus, quem
por nós foi crucificado e ressuscitou destruindo o poder da morte para salvar
nossas almas.
2ª Katisma:
Estando selado o sepulcro ressurgiste resplandecente, oh Vida! E
estando as portas cerradas vieste a teus Discípulos, oh Cristo Deus,
ressureição de todos, e com eles nos renovaste o Espírito reto conforme a
grande misericórdia.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espirito Santo.
As mulheres correram a teu sepulcro levando aromas mesclados com
lágrimas; e ao ver os soldados vigiando, oh Rei de todos, disseram entre si:
“Quem removerá a pedra?” Mas o grande enviado Ressuscitou, pisoteando a morte.
Onipotente Senhor, glória a Ti!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Theotokion:
Alegra-te, oh Virgem Mãe de Deus cheia de graça, porto e
intercessora do gênero humano, porque em ti encarnou o Salvador do mundo, sendo
tu única Mãe e Virgem. Intercede a Cristo nosso Deus, para que conceda a paz ao
mundo, oh Bendita e para sempre glorificada.
Ypakoí – Modo Grave- (7º tom):
Obediência:
Tu que tomaste nossa imagem e semelhança e que suportaste a
crucificação em seu corpo, salva-me com Tua ressureição, oh Cristo Deus, porque
és amante da humanidade.
Anabtmo:
1ª Antífona:
Oh Salvador, Tu que salvaste a Sion do engano durante o exílio,
salva-me da escravidão das paixões e reviva-me.
O semeador, que em sua semeadura padece e derrama lágrimas,
colherá a alegria vivificante que sempre alimenta.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O Espírito Santo é a fonte dos tesouros
divinos, porque dele é a sabedoria, o respeito e o entendimento. Para Ele o
louvor, a glória, a força e toda honra.
2ª Antífona:
Se o Senhor não construísse a casa da alma, em vão nos cansaríamos
porque sem ele jamais se realizará o dito feito.
Os Santos são a recompensa do fruto do ventre, e amadurecem em
quanto o Espírito os move à crer na adoção paternal.
Glória ao Pai , ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pelo Espírito Santo se deu existência a toda criação, porque ele
tem o senhorio desde sempre. Ele é a Luz inacessível, Deus é vida de todos.
3ª Antífona:
Os que temem ao Senhor são sempre bem aventurados, pois
encontraram o caminho da vida e a glória eterna.
O Chefe
dos pastores, quando viu os filhos de seus filhos como plantas ao redor de Sua
mesa, alegrou-se, regozijou-se e ofereceu-os à Cristo.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O Espírito Santo é a fonte dos dons, a riqueza da glória, e o fundamento
dos grandes mandamentos; por isso é adorado juntamente com o Pai e o Filho na
glória.
Prokimenon:
Levanta-te,
Senhor e Deus meu, estende Tua mão!
Não Te esqueça de
Teus pobres para sempre! (2 vezes).
Stichos:
Te confesso,
Senhor, como todo o meu coração.
Levanta-te, Senhor
e Deus meu, estende Tua mão! Não Te esqueça de Teus para sempre!
Kondakion – Modo Grave - (7º tom):
o império da morte não
pode mais reter os homens, porque o Cristo para
quebrar e destruir seu poder.
O inferno está
acorrentado, o coro dos profetas se rejubila. Dizei aos fiéis: EIs o SaJvador, saí à
frente da ressurreição.
Ikós:
Neste dia, as profundezas do abismo do inferno tremeram diante da Unidade da
Trindade.
A terra estremeceu, os guardas das
portas infernais permaneceram terrificados ao vê-lo.
E toda a criação se rejubilou,
cantando com os profetas um cântico de vitória a Ti, nosso Deus libertador, que
destruíste as forças da morte.
Possamos clamar de alegria e bradar a
Adão e seus filhos: O madeiro da cruz te fez entrar no paraíso, saí fiéis à
frente da ressurreição.
Evangelho: Jo 20, 1-10
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São João.
Exapostilário – 7º:
Quando
Maria disse: “Levaram meu Deus”, correram ao túmulo Simão Pedro e outro
discípulo, que Jesus amava, e encontraram dentro apenas o Sudário e turbante ao
lado. Eles esperaram até que viram o Senhor.
Theotokion – 7º:
Tu
fizeste coisas grandes e excepcionalmente estranhas para mim, ó
misericordiosíssimo Cristo. Pois ininteligivelmente Tu nasceste duma Virgem
Donzela e aceitaste a Cruz e suportaste a morte, ressuscitando em glória para
fazer nossa natureza livre da morte. Glória a Tua glória, ó Cristo, glória a
teu poder.
Laudes - Modo Grave -
(7º tom):
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Cristo ressuscitou dentre os mortos rompendo as cadeias da morte.
Anuncia, oh Terra, a grande alegria, e louvem, oh céus, a glória de Deus.
2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu
firmamento!
Vimos a ressurreição de Cristo, prosternemo-nos ante o Santo
Senhor Jesus, Ele o único isento de pecado.
3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Não sejamos tíbios em prosternamo-nos ante a ressurreição de
Cristo, porque nos salvou de nossos pecados. Santo é o Senhor Jesus que nos
mostrou Sua ressurreição.
4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Com que recompensaremos o Senhor por tudo que nos tem dado? Porque
Deus, por nós, convivem com os humanos,
e por nossa natureza corrupta o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele é o
Benfeitor dos ingratos e Salvador dos cativos. Sol da justiça para os que estão
nas trevas. Ele impassível sobre a Cruz. A luz no Hades, a Vida na morte, e a
ressurreição para os caídos. Por isso clamamos: oh Deus nosso glória a Ti.
5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Senhor, destruíste as portas do Hades e, com Teu poder, acabaste
com a força da morte. Com Tua divina e gloriosa ressurreição levantaste os
mortos, que estavam na obscuridade desde o principio, porque és Rei de todos,
Deus Todo-poderoso.
6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de
júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Vinde, alegramo-nos com o Senhor e regozijemo-nos com Sua
ressurreição, porque com Ele ressuscitou os mortos livrando-os das cadeias do
Hades, e com Deus outorgou ao mundo a Vida eterna e a grande misericórdia.
7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e
não te esqueças para sempre de Teus pobres.
O Anjo brilhante, sentado sobre a pedra, anunciou às Mirróforas:
“O Senhor ressuscitou como havia predito, dando ao mundo a grande misericórdia.
Anunciai aos Seus Discípulos que Ele os precederá na Galileia”.
8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos
teus milagres.
Oh judeus transgressores, porque recusaste a Pedra Angular? Esta é
a Pedra que Deus pôs em Sion, que fez brotar a água da pedra e que fez brotar
do seu lado a imortalidade. Esta é a pedra que foi cortada da montanha
virginal, sem a vontade do homem. O Filho do Homem veio sobre as nuvens do céu,
como disse Daniel na antiguidade, e seu reino é eterno.
Eothinon – 7º:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Maria,
ficaste com a razão perturbada pela obscuridade da aurora pois, perto do
túmulo, ficaste perguntando: “Aonde colocaram Jesus?”; mas os discípulos, que
também correram ao Sepulcro, como já estavam orientados sobre a ressurreição,
ao olhar o Sudário e o turbante, se lembraram do que estava escrito nos livros
a respeito do Senhor. 21 Por isso, por intermédio deles, alicerçamos a nossa fé
em Ti, ó Cristo doador da vida e, juntamente com eles, nós Te louvamos.
Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou
Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a
morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu
louvor estará em minha boca (2 vezes).
Hoje é a salvação do mundo. Louvemos Aquele que ressuscitou do
túmulo, dando-nos origem a uma nova vida, porque anulou a morte com a Sua morte
e nos concedeu a misericórdia de obter essa grande vitória.
Divina Liturgia
Tropário da Ressurreição – Modo
Grave - (7º tom):
Destruístes
com a Tua Cruz a morte, abristes ao ladrão o paraíso, transformaste o luto das
mirróforas e ordenaste, aos Teus Apóstolos pregarem que Tu ressuscitaste, ó
Cristo Deus, dando ao mundo a grande misericórdia.
Tropário de São Pedro e São Paulo:
Príncipes dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São
Paulo, rogai ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas
almas a sua grande misericórdia.
Kondakion – Modo
Grave - (7º tom):
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
O
domínio da morte já não pode submeter o homem pois Cristo, descendo,
aboliu e destruiu o seu poder, o Hades está vencido, e os profetas se alegram, clamando
em uníssono: "O Salvador apareceu àqueles que têm fé! Corram, fiéis, para
a Ressurreição!"
Theotokion – Modo
Grave - (7º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Como
templo da nossa ressurreição, ó Toda-gloriosa retira
do túmulo e da desolação aqueles que esperam em ti, tu nos salvaste da
escravidão do pecado, gerando a
nossa Salvação, permanecendo sempre virgem.
Kondakion Próprio – Modo:
Quando vieres em glória sobre a terra, ó Deus, toda a Criação tremerá e um rio de
fogo fluirá diante do tribunal; os livros serão abertos e os segredos dos
corações serão descobertos,
então, ó Justo Juiz, livra-me do fogo que não se apaga e torna-me digno de ser colocado à tua direita.
então, ó Justo Juiz, livra-me do fogo que não se apaga e torna-me digno de ser colocado à tua direita.
Kondakion de São Pedro e São Paulo:
Levaste, Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois
infalíveis pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois
preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o único conhecedor
dos segredos dos corações.
Prokimenon:
O
Senhor dará poder a seu povo O Senhor abençoará seu povo com a paz.
Oferecei
ao Senhor, ó filhos de Deus, oferecei ao Senhor tenros cordeiros.
Epístola: 1Cor
8, 8-9, 2
Leitura da Primeira Epístola do Apostolo São Paulo a Coríntios:
Irmãos, não é uma comida que nos torna
agradáveis a Deus. Se não a comemos, nada temos a perder, ou se a comemos nada
a ganhar. Mas cuidai de que essa vossa faculdade não seja tropeço para os
fracos. Porque, se alguém te vir, a ti, que tens conhecimento, sentado à mesa
de um santuário de ídolos, na fraqueza de sua consciência não se julgará
induzido a comer as carnes sacrificadas aos ídolos? Então, por causa do teu
conhecimento perecerá o irmão fraco por quem Cristo morreu. E, assim, pecando
contra os irmãos e ferindo-lhes a consciência fraca, pecais contra Cristo. Pelo
que, se a comida vai escandalizar meu irmão, nunca jamais comerei carne, para
não fazê-lo pecar. Não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus Nosso Senhor?
Não sois vós minha obra no Senhor? Se para outros não sou apóstolo, ao menos
para vós o sou, pois sois o selo do meu apostolado no Senhor.
Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
É bom exaltar o
Senhor e cantar louvores ao teu Nome, ó Altíssimo (Sl 92, 1).
Aleluia, aleluia, aleluia!
Proclamar pela manhã o teu amor e a tua
fidelidade pela noite (Sl 91, 2).
Aleluia, aleluia, aleluia!
Evangelho: Mt 25, 31-46
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:
Naquele tempo, o Senhor disse: «Quando o Filho
do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em
seu trono glorioso. Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele
separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E
colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. Então o Rei
dirá aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança
o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo. Pois, eu estava com
fome, e me destes de comer: estava com sede. e me destes de beber eu era
estrangeiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente e
cuidaste de mim, na prisão e foste me visitar então os justos me
perguntarão: Senhor quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com
sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro, e
recebemos em casa, sem roupa, e vestimos? Quando foi que te vimos doente ou
preso, e fomos te visitar? Então o Rei lhes responderá: Em verdade vos digo
todas as vezes que fizestes isso a um destes pequenos, que são meus irmãos, foi
a mim que o fizestes! Depois, o Rei dirá a que estiverem à sua esquerda:
Afastai-vos. de mim, malditos! Ide para o fogo eterno preparado para o diabo e
para os seus anjos. Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com
sede, e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em
casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não foste me visitar. E
estes responderão: Senhor quando foi que te vimos com fome ou sede,
estrangeiro ou nu, doente ou preso e não te servimos. Então, o Rei lhe
responderá: Em verdade, vos digo. Todas as vezes que não fizestes isso a um desses
pequenos, foi a mim que o deixaste de fazer! E estes irão para o castigo eterno
enquanto os justos irão para a vida eterna»
Sinaxe
Pe. Paulo A. Tamanini
«A Quaresma e o Amor»
«Em verdade vos digo: tudo o que fizeste a
um destes meus pequeninos a Mim o fizeste»
Neste Terceiro Domingo do Triódion, nossa Igreja
comemora o Dia do Juízo, ou seja, a Segunda Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comemorar é fazer presente na Igreja o evento que se recorda. A leitura do
Evangelho de hoje nos recorda o Dia do Juízo Final e põe ênfase na medida pela
qual seremos julgados. Na maioria dos ícones do Juízo Final, vemos sobre a mesa
uma balança que pesará nossas obras, junto à Bíblia Sagrada. Hoje a Igreja abre
as Escrituras Sagradas para ler esta passagem do Último Juízo. E o que
escutamos está claro: seremos julgados segundo a medida de nossa misericórdia,
isto é, de nosso amor.
A palavra amor é, muitas vezes, manipulada ou mal
entendida. A passagem bíblica destaca as palavras de Nosso Senhor Jesus quando
diz: "Tudo quanto fizestes a um destes pequeninos..." A palavra amor,
não tem um significado abstrato, mas de ação concreta. As palavras da Sagrada
Escritura nos separam entre ovelhas e cabritos segundo nossas obras de amor. A
medida é, pois, fazer ou não fazer as obras de amor.
É um erro comum limitar o amor ao afeto, tão somente,
à emoção ou, muitas vezes até, a muito menos do que isso, à palavras e
opiniões. Este último tipo de «amor» é muito comum nos dias atuais, está em
todas as partes e é muito barato. A obra de amor, no entanto, está livre de
tudo isto. Podemos até ter sentimentos de ódio para com alguma pessoa, porém,
se agimos com ela com delicadeza e amor, acabamos por transformar nosso ódio.
Por outro lado, podemos ter em nosso interior o mais delicado sentimento para
com alguém, até sentir-nos emocionalmente dependentes desta pessoa e, ainda
assim, não lhe oferecer nenhuma obra de amor.
Amor significa, sem dúvida alguma, ceder aos demais o
primeiro lugar. O egoísmo é exatamente o contrário disto. É tomar para mim o
primeiro lugar e pôr os demais para os últimos lugares. Que eu ame a alguém não
quer dizer que eu tenha sentimentos especiais para com esta pessoa, mas que
quero e desejo dar a ela o primeiro lugar, amá-la mais do que a mim mesmo e
desejar o bem a ela antes mesmo que a mim. Esta é a verdadeira obra do amor , o
critério pelo qual seremos classificados e separados.
Na passagem do Evangelho de hoje, tanto as ovelhas
como os cabritos escutaram as mesmas palavras do Senhor e passaram pelas mesmas
situações existenciais: pobreza, cárcere, fome, sede etc.. O raro é que ambos
os grupos se dirigem a Deus com as mesmas palavras: «Oh, Senhor ...». O que
distingue um grupo do outro, no entanto, é o que fizeram ou deixaram de fazer,
se cuidaram ou não de seus irmãos. De fato, o Evangelho quer dizer com «amor»
as «obras do amor», posto que não podemos amar a Deus se não servimos os
irmãos, sobretudo os mais necessitados. Ofereça a Deus uma obra de amor! Deus,
que está nos céus não necessita de nada! Manifestamos nosso amor verdadeiro na
medida em que oferecemos nossas obras de amor por Ele. Deus acolhe nosso amor
se nos colocamos à serviço daqueles que Ele ama e por quem morreu e
ressuscitou, ou seja, os nossos irmãos. Por isso, disse São João, o Apóstolo e
Evangelista: «Quem diz que ama a Deus e não ama (serve) o seu irmão é um
mentiroso».
O que nos proíbe de fazer as obras do amor? Por que
não podemos dar de comer ao faminto? Somos tão ambiciosos que, mesmo as sobras
de alimentos que podiam matar a fome de um faminto, queremos conservar para nós
mesmos? Por que não dar de beber ao que tem sede? Será que precisamos armazenar
a água, quando podíamos compartilhar com quem dela necessita mais do que nós?
Por que não podemos vestir ao que está desnudo e acolher ao que está
desamparado? Acaso nossas preocupações são exclusivamente com o que nós mesmos
vestimos e com o mundo da moda que nos escraviza, nos leva à vaidade e nos
impede de pensar nos demais? Por que não visitamos os que estão prisioneiros? Será
que pensamos que o amor a compaixão que sentimos por eles nos desincumbem de
visitá-los? A nós nos bastam os cuidados mundanos de cada dia, a preocupação em
atender nossos próprios interesses pessoais e, não tem lugar em nós o cuidar
dos que necessitam de nosso amor? Por que?
São muitas as perguntas que o Evangelho de hoje nos
põe e, a realidade da vida as repete constantemente. A resposta é sempre a
mesma: vivemos para as obras de amor ou fechados em nós mesmos a fazer as obras
do egoísmo?
Na
obra «Cem Ditos Sobre o Amor» de São Máximo, o Confessor, seremos surpreendidos
ao ver que ele define o amor como o estado de não-paixão. A paixão destrói o
amor. As paixões são o amor-próprio, amor por si mesmo, a auto-satisfação dos
interesses e desejos próprios etc. Tudo isto nos impede de fazer as obras do
amor e nos encaminha para junto dos «cabritos».
A Quaresma vem com um apelo à abstinência, a abandonar
nosso egoísmo, purificando o homem velho e transformando-o em Homem o Novo. É
uma mudança de direção, é arrependimento.
Vemos assim como a Quaresma vai de mão com as obras de
misericórdia, as quais se manifestam de diferentes formas. Foi instituída para
que possamos aprender a amar; é instrumento que nutre em nós o sentimento de
sacrifício e reconhecimento do direito do outro, acolhimento de sua existência
no amor. O objetivo da Quaresma é nos fazer ver os demais com nossos próprios
olhos, não ignorando sua maravilhosa presença; é o retorno ao paraíso real. O
homem egoísta define o paraíso em base a seus interesses egoístas. A Quaresma,
no entanto, nos leva a reconhecer que o serviço aos irmãos é a vida do
verdadeiro paraíso.
Nesta Quaresma, deixemos para trás todos os nossos
maus desejos, abstendo-nos dos interesses que nos levam à perdição e aprendendo
as obras do amor, libertando-nos assim da tirania das paixões e dos desejos.
Que esta Quaresma nos conduza ao verdadeiro Amor e nos
ensine as «obras do Amor»! Amém.
FONTE:
Sermões do Arcebispo Paulo
Yazigi, Metropolita de Alepo (Síria)
Extraído do site ecclesia.com.br
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