«Domingo das Santas Miróforas»
(3º Domingo da Páscoa -
Modo 2)
Memória de Santo Etienne, primeiro bispo de Perm († 1396).
Matinas
Tropário – Modo 2 -
(2º tom):
Quando
desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com
o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da
terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida,
glória a ti!
Glória
ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Quando
desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com
o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da
terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida,
glória a ti!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Ó
Mãe de Deus, Teu mistério é glorioso, Teu mistério está acima de todo
entendimento, Tua pureza permanece selada e Tua virgindade intacta, Tu que Te
fizeste conhecer como verdadeira Mãe, tendo dado à luz ao verdadeiro Deus.
Intercedei por nós a Deus para salvar nossas almas.
Katisma – Modo 1 -
(1º tom):
1ª Katisma:
O virtuoso José, havendo baixado teu Puríssimo Corpo do Madeiro, o
envolveu em um sudário limpo, o embalsamou com aromas e o colocou em um
sepulcro novo; porém Tu Ressuscitaste ao terceiro dia, oh Senhor, outorgando ao
mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
O anjo se
apresentou no sepulcro dizendo: “A mirra é para os mortos, mas Cristo se
manifestou alheio a corrupção, proclamando: “O Senhor há ressuscitado dando ao
mundo a grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém.
Theotokion:
Oh Virgem, gloriosíssima Mãe de Deus, Te louvamos, porque com a
Cruz de teu Filho, o Hades foi vencido, a morte, morta; e nós fomos
ressuscitado depois de estar mortos, chegado a ser dignos da vida e conseguindo
a antiga felicidade do Paraíso, Agradecidos, louvemos a Cristo que é nosso Deus
glorioso e Único esplendor da misericórdia.
2ª Katisma:
Senhor, Tu não impediste que a pedra do sepulcro fosse selada; e,
quando ressuscitaste, deste a todos a pedra da Fé. Glória a ti!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo.
Todos os Discípulos e as Mirroforas se alegram; e nós com eles,
celebramos uma grande festa em honra da tua Santa Ressureição; e clamamos a Ti:
Oh Senhor, Amante da humanidade, concede a teu povo, por sua intercessão a
grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Theotokion:
Oh Virgem Mãe de Deus, tu que superas todas as bênçãos, porque,
quem de Ti se encarnou, deixou o sepulcro vazio, e ao chamar novamente a Adão,
a maldição caiu anulada. Eva foi liberada, a morte foi morta e nós livre da
morte, por isso louvamos exclamando: Bendito és tu, oh Cristo Deus nosso; Tu
que assim o quiseste, glória a Ti.
Ypakoí – Modo 2 - (2º tom):
Obediência:
Depois da Paixão, as mulheres foram ao sepulcro para embalsamar
Teu Corpo, oh Cristo Deus, e se maravilharam ao ver anjos lá na tumba e ao
escutar deles uma voz que dizia: O Senhor ressuscitou dando ao mundo a grande
misericórdia.
Anabtmo:
1ª Antífona:
Oh Salvador, olhando com os olhos do meu coração em direção ao
céu, rogo, salva-me com Tua Luz.
Oh Cristo, tenha piedade a cada instante de nós os pecadores e
dá-nos antes do final, os meios para o arrependimento.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O domínio da criação, sua Santidade,
seu movimento, são para o Espírito Santo, porque é Deus, igual em essência, ao
Pai e ao Verbo.
2ª Antífona:
Se o Senhor não estivesse conosco, quem séria capaz de esta a
salvo do inimigo assassino do homem?
Oh Salvador, meus inimigos rugem como o
leão, não me esponhas, a mim, teu servo, à seus dentes.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O Espírito Santo é a essência da vida e a dignidade, porque como
Deus sustenta a toda criação e a protege com o Pai e o Filho.
3ª Antífona:
Os que puseram sua esperança em Deus são como a Santa Montanha,
jamais a movem os ataques do inimigo.
Os que vivem divinamente, não estendem suas mãos ao mal, porque
Cristo Deus não se dá aos desobedientes.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O Espírito Santo é a fonte de toda sabedoria, porque dele é a
graça para os Apóstolos, os Mártires se coroam na luta e os Profetas vêem com
antecipado conhecimento.
Prokimenon:
Desperta, Deus meu, Tu
que o juízo convocas. Que te rodeie a assembleia das nações. (2 vezes).
Stichos:
Senhor meu e Deus, em Ti
está meu apoio.
Desperta, Deus meu, Tu
que o juízo convocas. Que te rodeie a assembleia das nações.
Kondakion – Modo 2 - (2º tom):
Senhor,
todo poderoso, ressuscitaste do túmulo. O inferno
diante deste milagre tremeu e os mortos se levantaram. Contigo a criação se rejubila, Adão também exulta e o mundo,
Ó meu salvador, canta a Ti, sem fim.
Ikós:
Tu
és a luz dos que estão cobertos de trevas, Tu és a
ressurreição de todos e a vida dos mortais. Ó Salvador, ressuscitaste contigo os fiéis, saqueaste o império da morte.
Ó verbo, quebraste as portas do inferno. Os mortais diante desta maravilha, ficaram maravilhados
e toda a criação se rejubilou pela Tua ressurreição ó amigos dos homens. Todos nós glorificamos e celebramos Tua humilhação, e,o mundo, ó meu Salvador, canta a Ti sem cessar.
Evangelho: Mc
16, 9-20
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Marcos:
Naquele tempo, tendo ressuscitado na manhã do
primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual
tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham
estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que
vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de
outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes,
anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze,
estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade
e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já
ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda
criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será
condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os
demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma
coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e
os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e
assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as
partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que
se seguiram. Amém.
Exapostilário
– 4º
Brilhemos na virtude e veremos os homens de pé vestidos de luz
resplandecente dentro do sepulcro mudou a dor da vida, os mesmo que apareceram
às Mirróforas que temerosas inclinaram seu rostos até a terra e entenderemos a
ressurreição do Senhor do Céu. Corramos com Pedro até o sepulcro,
maravilhemo-nos com o acontecimento e esperamos ver a Cristo nossa vida.
Theotokion – 4º
Senhor, quando exclamaste: “Alegrai-vos, compensaste a tristeza de
nossos primeiros pais e com Tua ressurreição introduziste a alegria ao mundo”.
Tu agora, oh Doador da Vida, envia-nos, pela intercessão de Tua Mãe, a luz que
ilumina nossos corações, a luz da piedade, para que exclamemos: Oh amante da
humanidade, Deus encarnado, glória à Tua ressurreição.
Laudes - Modo 2 - (2º
tom):
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Toda a criação te louva, Senhor em cada alento, porque com tua
crucifixão vivificadora, acabaste com a morte para mostrar aos povos tua
ressurreição dentre os mortos, porque és o único amante da humanidade.
2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu
firmamento!
Respondam, judeus, como perderam os guardas ao Rei que vigiavam?
Como a pedra não pode reter a Roca da vida? Prosternem-se com todos nós ante o
ressuscitado exclamando: “Glória a tua esplêndida misericórdia, oh Salvador
nosso, glória a Ti”
3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Alegrem-se, povos, exultem, porque o Anjo se sentou sobre a pedra
do sepulcro, evangelizando-nos e dizendo: “Cristo é o Salvador do mundo”, ressuscitou
dentre os mortos, enchendo a todos do aroma da ressurreição. Alegrem-se povos e
exultem!
4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Senhor Deus, ante de Tua concepção, um anho a saldou chamando-a
de Cheia de Graça, e agora outro anjo rolou a pedra de teu glorioso sepulcro no
momento de Tua ressurreição; o primeiro anunciou os sinais da alegria em lugar
da tristeza, o segundo nos anunciou o Senhor Doador da vida. Por isso clamamos
a Ti: Oh bondoso Senhor, glória a Ti!
5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
As mulheres espargiram a mirra sobre Teu sepulcro junto com
lágrimas e seu lábios se encheram de alegria ao dizer: Cristo ressuscitou!
6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo.
Tudo que respira louve ao Senhor!
Que os povos e as nações louvem a Cristo nosso Deus, que suportou
por nós voluntariamente a crucifixão e permaneceu três dias ao Hades. Que se
prosterne ante sua ressurreição, todos, porque com ela se iluminou todos os
continentes do mundo.
7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e
não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Oh Cristo, foste crucificado e sepultado como quiseste,
aniquilaste a morte como Deus e Senhor, dando ao mundo a vida eterna e a grande
misericórdia.
8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos
teus milagres.
Oh transgressores da Lei, quando selaram a pedra e engrandeceram o
milagre, o qual foi conhecido dos guardas, pelos que os subornaram com dinheiro
no mesmo dia da ressurreição para que dissessem: “Os Discípulos vieram e
roubaram o corpo quando estávamos dormindo. Quem rouba a um morto desnudo”. Em
verdade ressuscitou com seu poder por ser Deus deixando os lençóis no sepulcro.
Vinde judeus, a ver a quem pisoteou a morte e, sem romper os selos, ressuscitou
dando ao gênero humano a vida eterna e a grande misericórdia.
Eothinon – 4º:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Quando Maria Madalena anunciou a boa nova da Ressurreição dentre
os mortos do Salvador e Seu aparecimento, os discípulos, não acreditando, foram
censurados por sua dureza de coração. Mas eles foram enviados para pregar, armados
com sinais e milagres. E Tu, ó Senhor, foste elevado para Teu pai, a Arqui-Luz,
enquanto eles pregavam o Verbo em todos os lugares,e demonstrando com milagres.
Por isso nós, iluminados por eles, glorificamos Tua Ressurreição dentre os
mortos, ó Senhor Que amas a humanidade.
Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou
Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a
morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu
louvor estará em minha boca (2 vezes).
Tropário:
Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do
inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e
quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através
deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.
Divina Liturgia
Tropário – Modo Plagal 1:
Cristo ressuscitou dos mortos; venceu a morte
pela morte;
e aos que estavam no túmulo, Cristo deu a vida.
e aos que estavam no túmulo, Cristo deu a vida.
Tropário da
Ressurreição – Modo 2 - (2º tom):
Quando
desceste até a morte, Tu que És a vida imortal, então destruíste o inferno com
o resplendor da Tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da
terra, todas as potestades celeste exclamaram: Cristo Deus, fator da vida,
glória a Ti.
Tropário de Nobre
José:
O nobre José, tendo descido da Cruz teu corpo imaculado, envolveu-o num lençol, cobriu-o de
aroma e o depositou com cuidado num túmulo novo. Mas, ao terceiro dia, ressuscitaste, ó
Senhor, dando ao mundo a grande
misericórdia.
Tropário das
Miróforas:
O Anjo, sentado junto do túmulo, disse às mulheres portadoras
de aroma: «Os aromas convêm aos mortos; Cristo, porém, mostrou-se alheio à
corrupção. Aclamai, pois: O Senhor ressuscitou dando ao mundo a grande
misericórdia!»
Tropário de São Pedro e São Paulo:
Príncipes dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São
Paulo, rogai ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas
almas a sua grande misericórdia.
Kondakion – Modo 2 –
(2º tom):
Glória
ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Tu
te levantaste da tumba, ó Salvador onipotente, e o inferno, vendo esta
maravilha, estremeceu de medo, e os mortos ressuscitaram de seus túmulos. Adão
e toda a Criação se alegram contigo, e o mundo, ó Salvador meu, te louva para
sempre.
Theotokion – Modo 2 –
(2º tom):
Agora,
sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Teus méritos são glorificados acima de
toda a razão, ó Mãe de Deus, na pureza selada, preservaste a tua virgindade,
verdadeiramente mãe, és reconhecida que deste à luz o verdadeiro Deus roga a
Ele que salve as nossas almas!
Kondakion da Páscoa:
Tendo
descido ao túmulo, ó imortal, Tu destruíste o poderio dos infernos e
levantaste-te como vencedor, ó Cristo Deus, Tu, que disseste às mulheres
miróforas: “Rejubilai”; e aos Apóstolos, dás a paz, Tu que ressuscitas aqueles
que sucumbiram.
Kondakion das
Miróforas:
Ó
Cristo Deus, quando saudaste as Miróforas, puseste fim à lamentação de Eva, a
primeira Mãe, e ordenaste-lhes de anunciar a teus apóstolos que o Salvador
ressuscitou do túmulo.
Kondakion de São Pedro e São Paulo:
Levaste, Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois
infalíveis pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois
preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o único conhecedor
dos segredos dos corações.
Prokimenon:
O Senhor é a minha força e o
meu louvor e tornou-se a minha salvação.
O Senhor castigou-me duramente, mas, à morte, não me entregou.
Epístola: At 6, 1-7
Leitura do livro
dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles
dias, como crescesse o número dos discípulos, houve queixas dos gregos contra
os hebreus, porque as suas viúvas teriam sido negligenciadas na distribuição
diária. Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos discípulos e disseram: Não
é razoável que abandonemos a palavra de Deus, para administrar. Portanto,
irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito
Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício. Nós atenderemos sem
cessar à oração e ao ministério da palavra. Este parecer agradou a toda a reunião.
Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; Filipe, Prócoro,
Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos
aos apóstolos, e estes, orando, impuseram-lhes as mãos. Divulgou-se sempre mais
a palavra de Deus. Multiplicava-se consideravelmente o número dos discípulos em
Jerusalém. Também grande número de sacerdotes aderia à fé.
Aleluia!
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Vinde, regozijemo-nos no Senhor; cantemos as glórias de Deus, nosso
Salvador!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Porque o Senhor é grande, é o grande Rei de toda a terra.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Evangelho: Mc 15, 43-16, 8
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Marcos.
Naquele tempo, veio José de Arimatéia, ilustre
membro do conselho, que também esperava o Reino de Deus; ele foi resoluto à
presença de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos admirou-se de que ele
tivesse morrido tão depressa. E, chamando o centurião, perguntou se já havia
muito tempo que Jesus tinha morrido. Obtida a resposta afirmativa do centurião,
mandou dar-lhe o corpo. Depois de ter comprado um pano de linho, José tirou-o
da cruz, envolveu-o no pano e depositou-o num sepulcro escavado na rocha,
rolando uma pedra para fechar a entrada. Maria Madalena e Maria, mãe de José,
observavam onde o depositavam. Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de
Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. E no primeiro dia da semana,
foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado. E diziam entre si:
Quem nos há de remover a pedra da entrada do sepulcro? Levantando os olhos,
elas viram removida a pedra, que era muito grande. Entrando no sepulcro, viram,
sentado do lado direito, um jovem, vestido de roupas brancas, e assustaram-se.
Ele lhes falou: Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado.
Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram. Mas ide,
dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galiléia. Lá o vereis
como vos disse. Elas saíram do sepulcro e fugiram trêmulas e amedrontadas. E a
ninguém disseram coisa alguma por causa do medo.
Hirmos:
Um Anjo exclamou: «Ó Cheia de graça, Virgem pura rejubila! De novo digo,
rejubila! teu Filho ressuscitou do túmulo ao terceiro dia». Resplandece,
resplandece, ó Nova Jerusalém! pois a glória do Senhor brilhou sobre ti! Exulta
agora e alegra-te Sião! e Tu, ó Mãe de Deus toda pura, rejubila na ressurreição do teu Filho!
Kinonikon:
Tomai o Corpo de Cristo e bebei da fonte
imortal.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Observações:
1
- Logo após “Bendito seja o reino ...”, o sacerdote canta: “Cristo ressuscitou
dos mortos ...”; e o coro repete duas vezes.
2
- Durante a semana, se o santo do dia tiver apolitíkion próprio, diz-se o
Apolitíkion do nobre José, das Miróforas; Kondakion do Padroeiro e das
Miróforas.
3
- Se não, Apolitikion da Ressurreição (2º tom), de José e das Miróforas,
Kondakion do Padroeiro e das Miróforas.
Sinaxe
Pe. Paulo A. Tamanini
Não era comum, naquele tempo, um sentenciado ganhar um
sepulcro. Geralmente após a morte indigna de um condenado à cruz, o corpo era
deixado pendurado à vista de todos, para que os abutres o devorassem, segundo
as leis romanas. Mas pelas leis de Israel um sentenciado deveria ganhar, pelo
menos, uma sepultura em uma cova comum. Também é imperioso lembrar que o dia
seguinte sempre tinha seu início após o pôr do sol daquele mesmo dia,
respeitando as tradições judaicas. A Páscoa Judaica aproximava-se, e não era
nada agradável ver um judeu suspenso numa cruz em dia de Festa. Essas duas
situações fizeram com que Jesus ganhasse um túmulo novo, graças à interferência
e ao apelo de José de Arimatéia e Nicodemus (Jo 19,38).
Também era costume, após a morte de um judeu, ungir
com óleos aromáticos diversas partes do corpo, numa tentativa de abrandar o
cheiro da corrupção corporal trazidos pela morte. A este serviço estavam sempre
incumbidas as miróforas (mulheres portadoras de aromas) e que tivessem um
parentesco muito próximo para executar tais funções. São a elas que o
Calendário Litúrgico Bizantino presta hoje homenagens, atribuindo-lhes orações
e cantos próprios, neste 2º. Domingo depois da Páscoa, sem que haja algo
correspondente na Liturgia Ocidental. Afinal, foi por meio delas que o anúncio
da Ressurreição fez-se notícia e por isso ganham uma honrosa referência na
Liturgia.
Também, repetidas vezes lembra a Liturgia do desvelo
solícito das mulheres que saem de suas casas para terminar os rituais do
sepultamento feito às pressas no dia anterior, conforme o Kondakion. Este
desvelo faz destas mulheres as primeiras testemunhas da Ressurreição e, por
isso mesmo, ganham os epítetos de “Apóstolas dos apóstolos”e “Mensageiras da
Boa-nova”. Os quatro Evangelistas narram o episódio, mas, Marcos e Lucas fazem
questão de nomeá-las: Maria Madalena, Salomé, Joana, Marta e Maria (irmãs de
Lázaro) e Maria, mãe de Tiago (Mc 15,40 e Lc 24,10). Se aqueles aromas eram
destinados Àquele que tinha morrido, já não tinham mais utilidade, pois do
sepulcro vazio brotava o suave perfume da vida.
O Ano Litúrgico Bizantino
A liturgia bizantina põe em destaque, sem que haja
algo correspondente no Ocidente, a atuação das mulheres fiéis ao Senhor que, ao
amanhecer do dia da Páscoa, foram ao sepulcro levando aromas preciosos para
completar o ritual do sepultamento. Foi primeiramente a elas que os anjos
anunciaram a ressurreição, incumbindo-as de levar a boa notícia aos apóstolos,
tornando-se assim, como diz a liturgia, "as apóstolas dos apóstolos."
Os quatro evangelistas falam delas e nesse domingo se lêem trechos de Marcos e
de Lucas. Eis o texto do tropário principal, cuja primeira parte já foi cantada
no Sábado santo.
«Às piedosas
miróforas junto ao túmulo o anjo disse:
Os aromas convêm aos mortos!
Cristo, porém, é incorruptível.
Cantai antes: O Senhor ressuscitou,
dando ao mundo a grande misericórdia!»
Os aromas convêm aos mortos!
Cristo, porém, é incorruptível.
Cantai antes: O Senhor ressuscitou,
dando ao mundo a grande misericórdia!»
Tropário (2º tom)
Os dois motivos da cuidadosa unção sepulcral e do
alegre anúncio da Ressurreição reaparecem em muitos textos litúrgicos próprios
desse domingo; estes, como sempre, aludem a dados escriturísticos e ao mesmo
tempo transformam em oração os sentimentos das protagonistas e dos fiéis que as
comemoram.
As miróforas, nesse dia, se associam outros dois
personagens que testemunharam corajosamente o Crucificado: Nicodemos, o noturno
interlocutor de Jesus, aquele que tinha pedido seu corpo a Pilatos:
«O nobre
José (de Arimatéia)
que, depois de ter descido da Cruz o corpo imaculado,
envolveu-o num branco sudário
e, com cuidado, o pôs num sepulcro novo».
que, depois de ter descido da Cruz o corpo imaculado,
envolveu-o num branco sudário
e, com cuidado, o pôs num sepulcro novo».
Já nas Vésperas do sábado encontramos este texto:
«Ao
amanhecer as miróforas,
tomando consigo os aromas, foram ao sepulcro do Senhor
e notando coisas que não esperavam,
pasmas ao ver a pedra removida,
diziam uma à outra:
Onde estão os lacres do túmulo?
Onde estão os guardas que Pilatos enviou por precaução?
Mas seus temores cessaram
ao ver o anjo resplandecente dirigir-se a elas dizendo:
Por que buscais em pranto
Aquele que está vivo e vivifica o gênero humano?
Cristo, nosso Deus onipotente, ressurgiu dos mortos
e dá a todos nós a vida imortal,
a iluminação e a grande misericórdia».
tomando consigo os aromas, foram ao sepulcro do Senhor
e notando coisas que não esperavam,
pasmas ao ver a pedra removida,
diziam uma à outra:
Onde estão os lacres do túmulo?
Onde estão os guardas que Pilatos enviou por precaução?
Mas seus temores cessaram
ao ver o anjo resplandecente dirigir-se a elas dizendo:
Por que buscais em pranto
Aquele que está vivo e vivifica o gênero humano?
Cristo, nosso Deus onipotente, ressurgiu dos mortos
e dá a todos nós a vida imortal,
a iluminação e a grande misericórdia».
Várias vezes a liturgia lembra o desvelo solícito das
mulheres saídas de casa às primeiras luzes do dia; sua generosidade em comprar
os ungüentos e os melhores perfumes e a sua delicadeza em não ficar satisfeitas
com o sepultamento apressado feito na tarde anterior. Um amor destemido era o
delas, pelo qual não se renderam à idéia da pedra pesada, impossível de ser
removida por elas, nem com as hostilidades de muitos judeus, dos quais haviam
já ouvido os gritos blasfemos; amavam Jesus, que tinham servido em suas
andanças apostólicas, permaneciam fiéis ao Mestre quando outros o haviam traído
e lembravam-lhe a bondade, a misericórdia, a amizade demonstrada em muitas
ocasiões.
Quando o anjo lhes anunciou a Ressurreição de Cristo,
não hesitaram e, como diz o texto litúrgico, "correram para os apóstolos,
mensageiras de alegria." O testemunho delas, como era de se prever, não
foi plenamente aceito pelos onze, mas foi a ocasião de Pedro correr logo ao
sepulcro para ver. Os dados dos quatro evangelistas estão fundidos na
re-evocação feita pela liturgia, que lembra também as aparições de Cristo às
mulheres e o convite a se dirigir para a Galiléia, onde tinham ocorrido os
primeiros felizes encontros com Jesus.
«As santas
mulheres derramaram óleos perfumados
e lágrimas no teu sepulcro,
e sua boca encheu-se de júbilo
ao proclamar: o Senhor ressuscitou!»
e lágrimas no teu sepulcro,
e sua boca encheu-se de júbilo
ao proclamar: o Senhor ressuscitou!»
É assim que nas Laudes se resumem os sentimentos e os
gestos das miróforas, em honra das quais foi composto um cânon inteiro que será
cantado nas Matinas dos seis dias sucessivos e todo domingo até o dia da Ascensão
(cantado após o cânon pascal). Mas a memória das miróforas poderia dizer-se que
é permanente na liturgia bizantina. Cada domingo se cantam hinos em que se
repete o convite que o anjo lhes fez: "Não choreis, mas anunciai aos
apóstolos a Ressurreição," ou então a pergunta: "Por que buscais
entre os mortos aquele que vive?" Entre os tropários da Ressurreição, nos
oito tons da música bizantina repetidos num ciclo contínuo o ano todo, existem
referências explícitas às miróforas. Eis alguns exemplos:
«As santas
mulheres, discípulas do Senhor,
receberam do anjo o alegre anúncio da ressurreição.
Repelindo as argúcias dos outros judeus,
disseram, cheias de altivez, aos apóstolos:
A morte foi vencida; Cristo ressuscitou,
irradiando sobre o mundo a sua grande misericórdia!»
receberam do anjo o alegre anúncio da ressurreição.
Repelindo as argúcias dos outros judeus,
disseram, cheias de altivez, aos apóstolos:
A morte foi vencida; Cristo ressuscitou,
irradiando sobre o mundo a sua grande misericórdia!»
Tropário do domingo (4º tom)
«Por tua
cruz destruíste a morte.
Ao ladrão abriste o paraíso
e transformaste em regozijo as lágrimas das miróforas.
Ordenaste aos apóstolos, ó Cristo Deus,
que anunciassem a tua ressurreição,
derramando sobre o mundo a tua grande misericórdia».
Ao ladrão abriste o paraíso
e transformaste em regozijo as lágrimas das miróforas.
Ordenaste aos apóstolos, ó Cristo Deus,
que anunciassem a tua ressurreição,
derramando sobre o mundo a tua grande misericórdia».
Tropário do domingo (7º tom)
Os nomes das miróforas, que foram ao sepulcro de Jesus
levando o myron (aromas perfumados), são lembrados pelos evangelistas de
diversas maneiras. O Sinaxário, no texto explicativo das Matinas deste domingo,
embora faça alusão a muitas mulheres, apresenta uma lista nominal de sete
pessoas entre as quais estão Maria Madalena, Salomé, Joana, Marta e Maria,
irmãs de Lázaro.
O Sinaxário e a nossa prece assim concluem: «Pelas
orações das santas miróforas, ó Deus, tem piedade de nós!»
FONTE:
DONADEO,
Madre Maria. O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ed. Ave Maria, 1990.
Extraído
do site ecclesia.com.br
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