Hino do dia
Data de celebração: 19/06/2016
Tipo de festa: Com base Páscoa.
Comemora 49 dias após a Santa Páscoa.
Santos comemorar: Domingo de Pentecostes
Biografia:
"Neste dia, o oitavo Domingo de Páscoa, celebramos a santa Pentikostin. Respiração glossopyrseftos vigorosas distribui, Cristo, o Espírito divino por Apostolois. Ekkechytai grande LVI PASSOS capturas dos pulmões. Tais de presveiais Apóstolos, Cristo, nosso Deus, tem misericórdia de nós. Amém "
Depois da Ascensão do Senhor ao céu, os apóstolos e outros discípulos, e mulheres desde o início ele havia sido seguido, a Virgem Maria Mãe de aproximadamente 120 pessoas, voltou para o Monte das Oliveiras, em Jerusalém e , entrar na galeria, que fica no piso superior da casa lá, esperou em oração a efusão do Espírito Santo, de acordo com a promessa de Cristo Salvador. Entre lá e elegeu Matthias e synarithmisan com os onze apóstolos.Em seguida, eles cumprida no Espírito Santo, começaram a pregar e para convidar as pessoas para serem batizados e receber os agradecimentos e os do Espírito Santo. Tudo o que você já ouviu falar e viver em Cristo e não tinha entendido então, agora o Espírito Santo, o experiente e a promessa para o povo. Agora eles sabem o que é a perspectiva da nova vida e para liderar o povo, razão pela qual o primeiro de três mil que foram batizados, a vantagem aos Jantar de vida, o Banco do Santíssimo Sacramento, que daqui em diante é synagmeni a Igreja como corpo de Cristo, alimenta-se do corpo e sangue do Senhor e, assim, participa da vida eterna reino de Deus. Com o Pentecostes a Igreja nasceu como uma instituição privada, mas como uma presença contínua da graça do Espírito Santo, e é por isso que Pentecostes não é um evento que aconteceu uma vez uma vez, mas é a vida da Igreja, como incessante a comunhão do Espírito Santo. Pentecostes é o dia de aniversário da Igreja.
Depois da Ascensão do Senhor ao céu, os apóstolos e outros discípulos, e mulheres desde o início ele havia sido seguido, a Virgem Maria Mãe de aproximadamente 120 pessoas, voltou para o Monte das Oliveiras, em Jerusalém e , entrar na galeria, que fica no piso superior da casa lá, esperou em oração a efusão do Espírito Santo, de acordo com a promessa de Cristo Salvador. Entre lá e elegeu Matthias e synarithmisan com os onze apóstolos.Em seguida, eles cumprida no Espírito Santo, começaram a pregar e para convidar as pessoas para serem batizados e receber os agradecimentos e os do Espírito Santo. Tudo o que você já ouviu falar e viver em Cristo e não tinha entendido então, agora o Espírito Santo, o experiente e a promessa para o povo. Agora eles sabem o que é a perspectiva da nova vida e para liderar o povo, razão pela qual o primeiro de três mil que foram batizados, a vantagem aos Jantar de vida, o Banco do Santíssimo Sacramento, que daqui em diante é synagmeni a Igreja como corpo de Cristo, alimenta-se do corpo e sangue do Senhor e, assim, participa da vida eterna reino de Deus. Com o Pentecostes a Igreja nasceu como uma instituição privada, mas como uma presença contínua da graça do Espírito Santo, e é por isso que Pentecostes não é um evento que aconteceu uma vez uma vez, mas é a vida da Igreja, como incessante a comunhão do Espírito Santo. Pentecostes é o dia de aniversário da Igreja.
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Celebrações do dia
1. domingo de Pentecostes
2. São Judas Tadeu
3. São Paísio o Grande e godbearer
4. St. Zosimus
5. São Zenon
6. Incomparável santo mártir
7. São Barlaam o Vazsky
8. São Job Moscow Metropolitan
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Matinas Jo 20:19-23
Leitura do dia
Matinas Jo 20:19-23
At 2:1-11
Jo 7:37-52; 8:12
PENTECOSTES:
«Festa da Santíssima Trindade»
(8º Domingo da Páscoa - Modo
Próprio)
Memória do Santo Apóstolo São Judas Tadeu, irmão do Senhor (séc.
I).
A
Igreja comemora neste dia, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos
reunidos no cenáculo com Maria, a Mãe de Jesus, e os outros discípulos do
Senhor. É a festa do Espírito Santo e de seus dons abundantes que infundem no
fiel penitente e humilde para torná-lo morada da Santíssima Trindade. Por isso,
após a Divina Liturgia, ou Vésperas, faz-se o RITO DE ADORAÇÃO OU «DOBRAMENTO
DOS JOELHOS», para implorar os dons do
Espírito Santo.
Matinas
Tropário:
Bendito és, ó Cristo, nosso Deus, que provaste serem os
pescadores, mui sábios, pois enviaste-lhes o Espírito Santo e com eles
conseguiste conquistar o Universo, ó Filantropo, Glória a Ti.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito
Santo,
Bendito és, ó Cristo, nosso Deus, que provaste serem os
pescadores, mui sábios, pois enviaste-lhes o Espírito Santo e com eles
conseguiste conquistar o Universo, ó Filantropo, Glória a Ti.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendito és, ó Cristo, nosso Deus, que provaste serem os
pescadores, mui sábios, pois enviaste-lhes o Espírito Santo e com eles
conseguiste conquistar o Universo, ó Filantropo, Glória a Ti.
Katisma – Modo variável 4º:
1ª Katisma:
Ó fiéis, vamos
festejar a última festa, a qual é o fim da festa. Por que o Pentecostes é o
termo da promessa que deve ser completada e nela desceu o fogo do consolador
sobre a terra, como línguas e iluminou os discípulos e Ihes mostrou as coisas
celestiais. A luz do Salvador apareceu e Iluminou o mundo.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém.
Ó fiéis, vamos
festejar a última festa, a qual é o fim da festa. Por que o Pentecostes é o
termo da promessa que deve ser completada e nela desceu o fogo do consolador
sobre a terra, como línguas e iluminou os discípulos e Ihes mostrou as coisas
celestiais. A luz do Salvador apareceu e Iluminou o mundo.
2ª Katisma:
A
fonte do espírito desceu dividido em línguas de fogo até a terra; espiritualmente
pulverizou os apóstolos iluminando-os e tornou-se para eles um fogo fluindo de
nuvem, chama de luz e frescor. Através deles receberam a graça nos foi dado
pelo fogo e água: a luz do Paracleto é presente e ilumina o universo.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém!
A
fonte do espírito desceu dividido em línguas de fogo até a terra; espiritualmente
pulverizou os apóstolos iluminando-os e tornou-se para eles um fogo fluindo de
nuvem, chama de luz e frescor. Através deles receberam a graça nos foi dado
pelo fogo e água: a luz do Paracleto é presente e ilumina o universo.
3ª Katisma:
Ó Cristo Salvador após sua
ressurreição do túmulo e sua subida divina ao céu, enviaste sua glória a seus
discípulos, ó afetuoso; e renovaste-Ihes um espírito reto; por isso divulgaram
claramente suas palavras, para todos; como se fosse um instrumento melodioso
musical, mostrando sua mística política.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém!
Ó Cristo Salvador após sua
ressurreição do túmulo e sua subida divina ao céu, enviaste sua glória a seus
discípulos, ó afetuoso; e renovaste-Ihes um espírito reto; por isso divulgaram
claramente suas palavras, para todos; como se fosse um instrumento melodioso
musical, mostrando sua mística política.
Ypakoí – Modo variável 4º:
1ª Antífona:
Desde a minha juventude, numerosas são as paixões que assaltam,
mas tu, ó meu Salvador, protege-me e salva-me.
Ó que odiais a justiça, sede confundidos pelo Senhor. Pois, como a
erva pelo fogo, serais disecados.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo;
Pelo
Espírito Santo, toda a alma viva, pela pureza se eleva e pelo mistério sagrado
da unidade Trinitária, ela se ilumina.
Agora, sempre, pelos séculos dos séculos.
Pelo Espírito Santo,
transbordam as correntes da graça e irrigam o universo pela vida vivificante.
Prokimenon:
Seu justo Espírito me guia a
um caminho reto (2 vezes)
Atende Senhor, minha oração.
Seu justo Espírito me guia a
um caminho reto.
Stichos:
Escuta
Senhor minha oração, e em tua fidelidade, presta ouvido a minhas preces.
Que,
em sua bondade, me guie teu Espírito pelo caminho justo.
Kondakion:
Quando desceu, o
altissimo confundiu línguas dividindo as nações; e quando distribuiu as línguas
de fogo, chamou a todos para uma única união, por isso nós o glorificamos com
vozes unidas, o Santo Espirito.
Ikós:
Concede
a teus servos Oh Jesus, no meio da tristeza na que se acha nosso espírito, um
cedo e firme consolo; não abandones nossas almas na aflição, nem te afastes de
nossos corações postos em prova senão auxilia-nos sem cessar. Vêm a nosso lado,
Senhor, do presente; como o foste com teus Apóstolos, mantém em tua bondade
unido a quem te amam, a fim de que unidos a ti possamos cantar e glorificar a
teu Espírito Santíssimo.
Evangelho: Jo 20, 19-23
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São João:
Naquele tempo, Chegada, pois, a tarde daquele
dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos
judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz
seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte
que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra
vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito
Santo. «queles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a
quem os retiverdes lhes são retidos.
Exapostilário – 3º:
Ó Santíssimo Espírito que procedeu do Pai e vem pelo Filho, sobre
os analfabetos discípulos; salva e santifica todos aqueles que ti escolheram como Deus.
Luz
é o Pai, Luz é o verbo. Luz é o Espirito Santo que desceu sobre os Apóstolos como línguas de fogo. A
qual, em todo mundo; por Ele foi iluminado para adorar a Santíssima Trindade.
Laudes - Modo 4º:
Tudo que respira louve ao Senhor!
Louvai o Senhor do Céu, louvai-o, todos os seus
anjos; louvai-o todos os seus exércitos!
A ti pertence o louvor o Deus!
Cada criatura deve louvar o nome do Senhor. Louvai pois, o Senhor,
do alto dos céus, louvai o Senhor das alturas; porque Ele merece ser louvado
eternamente.
Louvai o Senhor, todos os seus anjos e sua força, pois Ele merece,
para sempre, ser louvado.
Modo 4º
Louvá-lo
por suas proezas, louvá-lo de acordo com a multiplicidade de sua grandeza.
Neste dia todas as nações viram extraordinariamente sinais, na
cidade de Davi, quando o Espírito Santo, sob a forma de língua de fogo, pousou
sobre os Apóstolos, segundo a descrição do Teólogo São Lucas: “Ao cumprir-se o
dia de Pentecostes, estavam todos reunidos do mesmo lugar; de repente, veio do
céu um som, como de um vento impetuoso e
encheu toda a casa onde estavam assentados.
Louvai-o com o som da
trombeta, Louvai-o com o saltério e a cítara.
Neste dia todas as nações viram extraordinariamente sinais, na
cidade de Davi, quando o Espírito Santo, sob a forma de língua de fogo, pousou
sobre os Apóstolos, segundo a descrição do Teólogo São Lucas: “Ao cumprir-se o
dia de Pentecostes, estavam todos reunidos do mesmo lugar; de repente, veio do
céu um som, como de um vento impetuoso e
encheu toda a casa onde estavam assentados.
Louvai-o
com os címbalos som, Louvai-o com címbalos de júbilo. Tudo o que tem fôlego que
você louvar o senhor.
O Espírito Santo foi, é, e será sempre Santo porque não tem
absolutamente nem inicio, nem fim, Mas Ele continua, junto com o Pai e o Filho,
sendo considerando o reanimador da vida, doador da luz, fonte de bondade.
Através dele se tornou conhecido o Pai e foi glorificado o Filho. E todos
entendem que há uma só força, uma disposiçáo e uma só adoração para a
Santíssima Trindade.
Louvai-o
com os címbalos som, Louvai-o com címbalos de júbilo. Tudo o que tem fôlego que
você louvar o senhor.
O Espírito Santo é luz, vida, bondade; e Espírito de sabedoria,
inteligente, superior e justo. Purificador das faltas, doador dos dons divinos,
no qual todos os profetas, apóstolos e
mártires foram coroados com sua divina mensagem e com sua divina visão.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo. Agora, sempre
e pelos séculos dos séculos. Amém.
Modo 2º
O Rei Celestial, consolador, Espírito de Verdade, presente em
todos os lugares, enchendo todos. Tesouro da bondade e doador da vida, vem
habitar em nós e purifica-nos de todas as manchas e salva, ó bondoso, nossas
almas.
Divina Liturgia
Issodikon:
Levanta-te,
Senhor, com tua potência; cantaremos e celebraremos o teu poder. Salva-nos, ó
Paráclito cheio de bondade, a nós que a Ti salmodiamos: aleluia!
Tropário de Pentecostes:
Bendito és, ó Cristo, nosso Deus, que provaste serem os
pescadores, mui sábios, pois enviaste-lhes o Espírito Santo e com eles
conseguiste conquistar o Universo, ó Filantropo, Glória a Ti.
Tropário de São Pedro e São Paulo:
Príncipes
dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São Paulo, rogai ao Mestre de
todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas almas a sua grande
misericórdia.
Kondakion da Festa:
Quando,
outrora, desceu à terra o Altíssimo confundiu as línguas e dispersou as nações,
Mas, quando distribuiu as línguas de fogo, chamou a todos os povos à unidade.
Numa
só voz, glorifiquemos o Espírito de toda santidade.
Kondakion de São Pedro e
São Paulo:
Levaste,
Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois infalíveis pregadores de
fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois preferiste suas provações e morte
a qualquer sacrifício, Tu, o único conhecedor dos segredos dos corações.
Triságion:
Vós
que fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes. Aleluia! (2 vezes)
Glória
ao Pai ao filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos.
Amém. de Cristo Vos revestistes. Aleluia!
Vós
que fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes. Aleluia! (1 vezes)
Prokimenon:
Pela
palavra do Senhor firmaram-se os céus e pelo espírito de sua boca todo o seu
exército. O Senhor olha do alto dos céus e vê a todos os filhos dos homens.
Epístola: At 2, 1-11
Leitura
dos Atos dos Apóstolos:
Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos
reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um
vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes
então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um
deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas,
conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em
Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo
aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia
falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua
admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então
todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos,
medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a
Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene;
peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los
publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus!
Aleluia!
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Pela
palavra do Senhor firmaram-se os céus e pelo espírito de sua boca todo o seu
exército.
Aleluia,
aleluia, aleluia!
O
Senhor olha do alto dos céus e vê a todos os filhos dos homens.
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Evangelho Jo
7, 37-52; 8, 12
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São João:
No
último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se
alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura:
Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11). Dizia isso,
referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda
não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado.
Ouvindo essas palavras, alguns daquela multidão diziam: Este é realmente o
profeta. Outros diziam: Este é o Cristo. Mas outros protestavam: É acaso da
Galiléia que há de vir o Cristo? Não diz a Escritura: O Cristo há de vir da
família de Davi, e da aldeia de Belém, onde vivia Davi? Houve por isso divisão
entre o povo por causa dele. Alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe
lançou as mãos. Voltaram os guardas para junto dos príncipes dos sacerdotes e
fariseus, que lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Os guardas
responderam: Jamais homem algum falou como este homem!... Replicaram os
fariseus: Porventura também vós fostes seduzidos? Há, acaso, alguém dentre as
autoridades ou fariseus que acreditou nele? Este poviléu que não conhece a lei
é amaldiçoado!... Replicou-lhes Nicodemos, um deles, o mesmo que de noite o
fora procurar: Condena acaso a nossa lei algum homem, antes de o ouvir e
conhecer o que ele faz? Responderam-lhe: Porventura és também tu galileu?
Informa-te bem e verás que da Galiléia não saiu profeta. Falou-lhes outra vez
Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas
terá a luz da vida.
Hirmos:
A
ti, que concebeste sem sofrer corrupção, e deste corpo ao Verbo, autor de todas
as coisas, ó Mãe Virgem, ó Virgem Mãe de Deus, receptáculo daquele que não pode
ser ocultado, morada de nosso Criador infinito, nós te glorificamos!
Kinonikón:
O
teu bom Espírito me conduzirá pela terra da retidão.
Aleluia,
aleluia, aleluia!
OBS.:
Em vez de “Vimos a verdadeira
luz...”, canta-se o Apolitikion da festa;
Bênção Final: “...Que enviou do céu
seu Espírito Santo sobre seus santos discípulos e apóstolos sob forma de
línguas de fogo...”
Encerra-se a festa no sábado
seguinte.
Sinaxe
O Pentecostes
Era o qüinquagésimo (em grego: pentikosti) dia após a
Páscoa judaica, mas também o qüinquagésimo dia após a Ressurreição de Cristo.
Era o dia em que os judeus comemoravam com uma grande festa a entrega das
tábuas da Lei a Moisés sobre o monte Sinai; assim, Jerusalém estava repleta de
estrangeiros, judeus vindos de todas as partes do mundo então conhecido - eram
chamados a “Diáspora” - para celebrar a festa. Alguns dias antes, os discípulos
“reunidos em número de cerca de cento e vinte pessoas” à volta dos Apóstolos e
da Mãe de Jesus haviam procedido, conforme a proposta de Pedro, à substituição
de Judas com a escolha de um décimo segundo apóstolo: foram indicados dois
discípulos - José, o Justo e Mathias - que haviam acompanhado os apóstolos
desde o batismo de João até o dia da Ascensão e que podiam, portanto, ser
testemunhas de Sua Ressurreição; após terem orado, a fim de que o Senhor
“mostrasse qual dos dois havia de ser escolhido”, tiraram a sorte e esta
apontou a Mathias. Esses discípulos aguardavam em Jerusalém, como Jesus lhes
havia instruído, a vinda desse “outro Consolador” que o Mestre lhes prometera
antes de Sua Ascensão. Espera repleta de uma esperança radiosa. Eles iriam
enfim conhecer Aquele de quem Jesus havia dito:
“Convém a vós que eu vá; porque se eu não for o
Consolador
não virá a vós, mas se eu for envia-lo-ei” (Jo.16, 7).
Já que Jesus havia partido, já que agora Ele estava
sentado à direita do Pai (Mar.16, 19), Ele guardaria a Sua promessa.E portanto,
no dia em que Moisés lhes dera a Lei, Jesus vem lhes dar o Espírito, pois “a
Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo".
(Jo.1,17)
Cumprindo-se
o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente,
veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa
em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que
de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do
Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo
lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões
religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, correndo aquela
voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na
sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros:
Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como pois os
ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Cretenses, e
árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de
Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros:
Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. Pedro,
porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e
todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas
palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a
terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos
últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a
carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens
terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e farei aparecer prodígios em
cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol
se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e
glorioso Dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o Nome do
Senhor será salvo. (Atos 2, 1-8; 11-17; 19-21)
E Pedro
exaltava o nome de Jesus, o Nazareno: “esse homem ... que tomando-o, vós
ocrucificastes e matastes pelas mãos de injustos (os romanos); ao qual Deus
ressuscitou, soltas as cadeias da morte (textualmente: o Hades)...” (Atos 2, 22
- 24).
Davi vira com
antecedência essa vitória e anunciara a Ressurreição do Cristo (Sl.16) e, com
efeito, não foi abandonado no Hades e sua carne não viu a corrupção (cf. Atos
2, 25 - 27):
“Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos
testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do
Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis ...
Saiba pois, com certeza, toda a casa de Israel, que a esse Jesus, a quem vós
crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo ... Arrependei-vos e cada um de vós
seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; e recebereis
o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, aos vossos
filhos, e a todos os que estão longe”... “De sorte que foram batizados os que
de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase 3.000
almas” (Atos 2, 32 - 33; 36; 38 - 39; 41).
Esse é o relato do Pentecostes que nos é feito por
Lucas no segundo capítulo dos Atos dos Apóstolos e que nós relembramos com
alegria ao cantar o Tropário de Pentecostes:
“Tu és bendito, ó Cristo Nosso Deus, que enchestes os
pescadores do lago de sabedoria enviando-lhes o Espírito Santo.
Por eles, Tu tomastes o Universo em sua rede.
Glória a Ti, ó Amigo do Homem!
Por eles, Tu tomastes o Universo em sua rede.
Glória a Ti, ó Amigo do Homem!
Tropário de Pentecostes (8º Tom):
Esse relato nos leva, sem duvida, a colocar algumas
perguntas que permitirão aprofundar e meditar sobre o texto bíblico: - Por que
se diz que «as línguas de fogo dividiam-se e pousavam sobre cada um deles?»
O dom do Espírito Santo é pessoal, ou seja, é recebido
pessoalmente por cada um dos discípulos. E, no entanto, há apenas um Espírito
Santo. É o mesmo Fogo divino que desce sobre todos (relembremos o Fogo do céu
que, no tempo de Elias, desceu sobre sua oferenda), mas Ele divide-se para
mostrar que cada um recebe esse Espírito Único.
Também em Babel as línguas foram divididas!
Exatamente! O que se passa no Pentecostes é exatamente o contrário do que se
passou em Babel. Em Babel, por orgulho, foram as línguas dos homens que se
dividiram, de modo que eles não se compreendiam mais e foram, por isso,
divididos, separados, dispersos. Em Pentecostes é o dom de Deus que se divide
para estender-se a cada um e reuni-los a todos: a partir desse momento os
homens que receberam o Espírito Santo anunciam todos a mesma palavra, a Palavra
de Deus, e fazem-se compreender por todos os homens pois falam todas as
línguas. As barreiras lingüísticas são ultrapassadas pela Palavra do Deus
Único, tornada compreensível a todos pelo dom das línguas. É o que nos explica
o kondakion [1] de Pentecostes:
“Quando o Altíssimo desceu para confundir as línguas,
dispersou os gentios; quando partilhou as línguas de fogo, Ele nos chamou a
unidade.
Com uma única voz, louvemos o Espírito Santo.
Com uma única voz, louvemos o Espírito Santo.
kondakion [1] de Pentecostes:
Por que as línguas de fogo não desceram sobre todos os
homens, mas apenas sobre os discípulos? Elas desceram sobre aqueles que Jesus
havia preparado para receber o Espírito Santo, sobre aqueles que estavam
reunidos, com um único coração, na fé do Senhor Jesus Ressuscitado: é
necessário crer no Doador para receber o dom. O Espírito não desceu sobre o
mundo todo. «O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não O
vê nem O conhece» (Jo14, 17) Ele desceu sobre aqueles que o Senhor Jesus havia
reunido porque creram n'Ele. Ele desceu sobre a Igreja. Certamente um dom
pessoal, que cada um recebeu em particular, mas porque estavam unidos, em
comunhão - e justamente «no dia de Pentecostes estavam todos reunidos no mesmo
lugar» (At 2, 1) - e sofreram uma transformação radical: repentinamente tomaram
consciência da Palavra de Deus em seu seio e puseram-se a comunicar em todas as
línguas as maravilhas de Deus. Donde o discurso de Pedro anunciando com audácia
a Ressurreição do Crucificado àqueles mesmos que O crucificaram.
O Pentecostes continua. A descida do Espírito Santo
perpetua-se depois, vindo consagrar os testemunhos da Ressurreição do Cristo,
até o final dos tempos, como testemunha São Simeão, o Novo Teólogo, no século
X:
«Eu ouvi
certa vez de um hieromonge, que me confidenciou que jamais iniciara os ofícios
litúrgicos sem antes ter visto o Espírito Santo, da mesma forma que O vira
quando o metropolita pronunciara sobre ele a oração de consagração e que o
santo Evangelho fora colocado sobre sua cabeça. Eu lhe perguntei como O vira,
sob que forma? Ele disse: 'Primitivo e sem forma, todavia como uma luz'. E
quando eu próprio vi o que jamais havia visto antes, fui surpreendido e comecei
a refletir: 'o que poderia ser isto'. Então, misteriosamente, mas com uma voz clara,
Ele me disse: 'Eu desço assim sobre todos os profetas e apóstolos, como também
sobre todos os atuais eleitos de Deus e dos santos; pois Eu sou o Espírito
Santo' [2]
Bem, essa assembléia dos testemunhos da Ressurreição
do Cristo, esses eleitos atuais de Deus que o Espírito Santo consagra à Igreja,
e cada um de nós, é chamado a ser um desse eleitos. A Igreja é o Pentecostes
que continua. [3]
«Não fostes
vós que me escolhestes; eu vos escolhi, e vos destinei a ir e dar fruto, um
fruto que permaneça; assim, o que pedirdes ao Pai em meu nome, eu vo-lo
concederei.» Jo 16.
NOTAS:
[1]
Kondákion: pequeno cântico (kondós em grego = curto) cantado após a sexta ode
das Matinas e durante a Pequena Entrada, na Liturgia e que resume o sentido da
festa.
[2]
Simeão o Novo Teólogo, Sermão 184, Sermões, traduzido do russo, t.II,
pp.569-570.4
[3]
Igreja: em grego Ecclesia, a assembléia daqueles que são convocados, chamados.
FONTE:
Extraído
do livro “Dieu est Vivant” - Editions du Cerf, 1979
Extraído
do site ecclesia.com.br
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