Vista Externa da Paróquia

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Vista Interna da Paróquia - 29/06/2024

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Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

N O V E M B R O

Domingo, 19 de junho de 2016

Hino do dia


Data de celebração: 19/06/2016

Tipo de festa: Com base Páscoa. 

Comemora 49 dias após a Santa Páscoa.

Santos comemorar: Domingo de Pentecostes

Biografia:
"Neste dia, o oitavo Domingo de Páscoa, celebramos a santa Pentikostin. Respiração glossopyrseftos vigorosas distribui, Cristo, o Espírito divino por Apostolois. Ekkechytai grande LVI PASSOS capturas dos pulmões. Tais de presveiais Apóstolos, Cristo, nosso Deus, tem misericórdia de nós. Amém "

Depois da Ascensão do Senhor ao céu, os apóstolos e outros discípulos, e mulheres desde o início ele havia sido seguido, a Virgem Maria Mãe de aproximadamente 120 pessoas, voltou para o Monte das Oliveiras, em Jerusalém e , entrar na galeria, que fica no piso superior da casa lá, esperou em oração a efusão do Espírito Santo, de acordo com a promessa de Cristo Salvador. Entre lá e elegeu Matthias e synarithmisan com os onze apóstolos.Em seguida, eles cumprida no Espírito Santo, começaram a pregar e para convidar as pessoas para serem batizados e receber os agradecimentos e os do Espírito Santo. Tudo o que você já ouviu falar e viver em Cristo e não tinha entendido então, agora o Espírito Santo, o experiente e a promessa para o povo. Agora eles sabem o que é a perspectiva da nova vida e para liderar o povo, razão pela qual o primeiro de três mil que foram batizados, a vantagem aos Jantar de vida, o Banco do Santíssimo Sacramento, que daqui em diante é synagmeni a Igreja como corpo de Cristo, alimenta-se do corpo e sangue do Senhor e, assim, participa da vida eterna reino de Deus. Com o Pentecostes a Igreja nasceu como uma instituição privada, mas como uma presença contínua da graça do Espírito Santo, e é por isso que Pentecostes não é um evento que aconteceu uma vez uma vez, mas é a vida da Igreja, como incessante a comunhão do Espírito Santo. Pentecostes é o dia de aniversário da Igreja.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Celebrações do dia


1. domingo de Pentecostes

2. São Judas Tadeu

3. São Paísio o Grande e godbearer

4. St. Zosimus

5. São Zenon

6. Incomparável santo mártir

7. São Barlaam o Vazsky

8. São Job Moscow Metropolitan

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)

Leitura do dia


Matinas Jo 20:19-23

At 2:1-11

Jo 7:37-52; 8:12



PENTECOSTES: 

«Festa da Santíssima Trindade»

(8º Domingo da Páscoa - Modo Próprio)
Memória do Santo Apóstolo São Judas Tadeu, irmão do Senhor (séc. I).

A Igreja comemora neste dia, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no cenáculo com Maria, a Mãe de Jesus, e os outros discípulos do Senhor. É a festa do Espírito Santo e de seus dons abundantes que infundem no fiel penitente e humilde para torná-lo morada da Santíssima Trindade. Por isso, após a Divina Liturgia, ou Vésperas, faz-se o RITO DE ADORAÇÃO OU «DOBRAMENTO DOS JOELHOS», para implorar os dons do Espírito Santo.

Matinas

Tropário:
Bendito és, ó Cristo, nosso Deus, que provaste serem os pescadores, mui sábios, pois enviaste-lhes o Espírito Santo e com eles conseguiste conquistar o Universo, ó Filantropo, Glória a Ti.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Bendito és, ó Cristo, nosso Deus, que provaste serem os pescadores, mui sábios, pois enviaste-lhes o Espírito Santo e com eles conseguiste conquistar o Universo, ó Filantropo, Glória a Ti.

Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Bendito és, ó Cristo, nosso Deus, que provaste serem os pescadores, mui sábios, pois enviaste-lhes o Espírito Santo e com eles conseguiste conquistar o Universo, ó Filantropo, Glória a Ti.

Katisma – Modo variável 4º:
1ª Katisma:
Ó fiéis, vamos festejar a última festa, a qual é o fim da festa. Por que o Pentecostes é o termo da promessa que deve ser completada e nela desceu o fogo do consolador sobre a terra, como línguas e iluminou os discípulos e Ihes mostrou as coisas celestiais. A luz do Salvador apareceu e Iluminou o mundo.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Ó fiéis, vamos festejar a última festa, a qual é o fim da festa. Por que o Pentecostes é o termo da promessa que deve ser completada e nela desceu o fogo do consolador sobre a terra, como línguas e iluminou os discípulos e Ihes mostrou as coisas celestiais. A luz do Salvador apareceu e Iluminou o mundo.

2ª Katisma:
A fonte do espírito desceu dividido em línguas  de fogo até a terra; espiritualmente pulverizou os apóstolos iluminando-os e tornou-se para eles um fogo fluindo de nuvem, chama de luz e frescor. Através deles receberam a graça nos foi dado pelo fogo e água: a luz do Paracleto é presente e ilumina o universo.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

A fonte do espírito desceu dividido em línguas  de fogo até a terra; espiritualmente pulverizou os apóstolos iluminando-os e tornou-se para eles um fogo fluindo de nuvem, chama de luz e frescor. Através deles receberam a graça nos foi dado pelo fogo e água: a luz do Paracleto é presente e ilumina o universo.

3ª Katisma:
Ó Cristo Salvador após sua ressurreição do túmulo e sua subida divina ao céu, enviaste sua glória a seus discípulos, ó afetuoso; e renovaste-Ihes um espírito reto; por isso divulgaram claramente suas palavras, para todos; como se fosse um instrumento melodioso musical, mostrando sua mística política.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Ó Cristo Salvador após sua ressurreição do túmulo e sua subida divina ao céu, enviaste sua glória a seus discípulos, ó afetuoso; e renovaste-Ihes um espírito reto; por isso divulgaram claramente suas palavras, para todos; como se fosse um instrumento melodioso musical, mostrando sua mística política.

Ypakoí – Modo variável 4º:
1ª Antífona:
Desde a minha juventude, numerosas são as paixões que assaltam, mas tu, ó meu Salvador, protege-me e salva-me.

Ó que odiais a justiça, sede confundidos pelo Senhor. Pois, como a erva pelo fogo, serais disecados.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo;

Pelo Espírito Santo, toda a alma viva, pela pureza se eleva e pelo mistério sagrado da unidade Trinitária, ela se ilumina.

Agora, sempre, pelos séculos dos séculos.

Pelo Espírito Santo, transbordam as correntes da graça e irrigam o universo pela vida vivificante.

Prokimenon:
Seu justo Espírito me guia a um caminho reto (2 vezes)
Atende Senhor, minha oração.
Seu justo Espírito me guia a um caminho reto.

Stichos:
Escuta Senhor minha oração, e em tua fidelidade, presta ouvido a minhas preces.
Que, em sua bondade, me guie teu Espírito pelo caminho justo.

Kondakion:
Quando desceu, o altissimo confundiu línguas dividindo as nações; e quando distribuiu as línguas de fogo, chamou a todos para uma única união, por isso nós o glorificamos com vozes unidas, o Santo Espirito.

Ikós:
Concede a teus servos Oh Jesus, no meio da tristeza na que se acha nosso espírito, um cedo e firme consolo; não abandones nossas almas na aflição, nem te afastes de nossos corações postos em prova senão auxilia-nos sem cessar. Vêm a nosso lado, Senhor, do presente; como o foste com teus Apóstolos, mantém em tua bondade unido a quem te amam, a fim de que unidos a ti possamos cantar e glorificar a teu Espírito Santíssimo.

Evangelho:  Jo 20, 19-23
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São João:

Naquele tempo, Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. «queles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

Exapostilário – 3º:
Ó Santíssimo Espírito que procedeu do Pai e vem pelo Filho, sobre os analfabetos discípulos; salva e santifica todos aqueles que ti  escolheram como Deus.

Luz é o Pai, Luz é o verbo. Luz é o Espirito Santo que desceu  sobre os Apóstolos como línguas de fogo. A qual, em todo mundo; por Ele foi iluminado para adorar a Santíssima Trindade.

Laudes - Modo 4º:
Tudo que respira louve ao Senhor!
Louvai o Senhor do Céu, louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o todos os seus exércitos!
A ti pertence o louvor o Deus!

Cada criatura deve louvar o nome do Senhor. Louvai pois, o Senhor, do alto dos céus, louvai o Senhor das alturas; porque Ele merece ser louvado eternamente.

Louvai o Senhor, todos os seus anjos e sua força, pois Ele merece, para sempre, ser louvado.

Modo 4º
Louvá-lo por suas proezas, louvá-lo de acordo com a multiplicidade de sua grandeza.

Neste dia todas as nações viram extraordinariamente sinais, na cidade de Davi, quando o Espírito Santo, sob a forma de língua de fogo, pousou sobre os Apóstolos, segundo a descrição do Teólogo São Lucas: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos do mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso e  encheu toda a casa onde estavam assentados.

Louvai-o com o som da trombeta, Louvai-o com o saltério e a cítara.

Neste dia todas as nações viram extraordinariamente sinais, na cidade de Davi, quando o Espírito Santo, sob a forma de língua de fogo, pousou sobre os Apóstolos, segundo a descrição do Teólogo São Lucas: “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos do mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso e  encheu toda a casa onde estavam assentados.

Louvai-o com os címbalos som, Louvai-o com címbalos de júbilo. Tudo o que tem fôlego que você louvar o senhor.

O Espírito Santo foi, é, e será sempre Santo porque não tem absolutamente nem inicio, nem fim, Mas Ele continua, junto com o Pai e o Filho, sendo considerando o reanimador da vida, doador da luz, fonte de bondade. Através dele se tornou conhecido o Pai e foi glorificado o Filho. E todos entendem que há uma só força, uma disposiçáo e uma só adoração para a Santíssima Trindade.

Louvai-o com os címbalos som, Louvai-o com címbalos de júbilo. Tudo o que tem fôlego que você louvar o senhor.

O Espírito Santo é luz, vida, bondade; e Espírito de sabedoria, inteligente, superior e justo. Purificador das faltas, doador dos dons divinos, no qual todos os profetas, apóstolos  e mártires foram coroados com sua divina mensagem e com sua divina visão.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo. Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Modo 2º
O Rei Celestial, consolador, Espírito de Verdade, presente em todos os lugares, enchendo todos. Tesouro da bondade e doador da vida, vem habitar em nós e purifica-nos de todas as manchas e salva, ó bondoso, nossas almas.


Divina Liturgia

Issodikon:
Levanta-te, Senhor, com tua potência; cantaremos e celebraremos o teu poder. Salva-nos, ó Paráclito cheio de bondade, a nós que a Ti salmodiamos: aleluia!

Tropário de Pentecostes:
Bendito és, ó Cristo, nosso Deus, que provaste serem os pescadores, mui sábios, pois enviaste-lhes o Espírito Santo e com eles conseguiste conquistar o Universo, ó Filantropo, Glória a Ti.

Tropário de São Pedro e São Paulo:
Príncipes dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São Paulo, rogai ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas almas a sua grande misericórdia.

Kondakion da Festa:
Quando, outrora, desceu à terra o Altíssimo confundiu as línguas e dispersou as nações, Mas, quando distribuiu as línguas de fogo, chamou a todos os povos à unidade.
Numa só voz, glorifiquemos o Espírito de toda santidade.

Kondakion de São Pedro e São Paulo:
Levaste, Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois infalíveis pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o único conhecedor dos segredos dos corações.

Triságion:
Vós que fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes. Aleluia! (2 vezes)

Glória ao Pai ao filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. de Cristo Vos revestistes. Aleluia!

Vós que fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes. Aleluia! (1 vezes)

Prokimenon:
Pela palavra do Senhor firmaram-se os céus e pelo espírito de sua boca todo o seu exército. O Senhor olha do alto dos céus e vê a todos os filhos dos homens.

Epístola:  At 2, 1-11
Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus!

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Pela palavra do Senhor firmaram-se os céus e pelo espírito de sua boca todo o seu exército.
Aleluia, aleluia, aleluia!

O Senhor olha do alto dos céus e vê a todos os filhos dos homens.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho   Jo 7, 37-52; 8, 12  
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São João:

No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11). Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado. Ouvindo essas palavras, alguns daquela multidão diziam: Este é realmente o profeta. Outros diziam: Este é o Cristo. Mas outros protestavam: É acaso da Galiléia que há de vir o Cristo? Não diz a Escritura: O Cristo há de vir da família de Davi, e da aldeia de Belém, onde vivia Davi? Houve por isso divisão entre o povo por causa dele. Alguns deles queriam prendê-lo, mas ninguém lhe lançou as mãos. Voltaram os guardas para junto dos príncipes dos sacerdotes e fariseus, que lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Os guardas responderam: Jamais homem algum falou como este homem!... Replicaram os fariseus: Porventura também vós fostes seduzidos? Há, acaso, alguém dentre as autoridades ou fariseus que acreditou nele? Este poviléu que não conhece a lei é amaldiçoado!... Replicou-lhes Nicodemos, um deles, o mesmo que de noite o fora procurar: Condena acaso a nossa lei algum homem, antes de o ouvir e conhecer o que ele faz? Responderam-lhe: Porventura és também tu galileu? Informa-te bem e verás que da Galiléia não saiu profeta. Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Hirmos:
A ti, que concebeste sem sofrer corrupção, e deste corpo ao Verbo, autor de todas as coisas, ó Mãe Virgem, ó Virgem Mãe de Deus, receptáculo daquele que não pode ser ocultado, morada de nosso Criador infinito, nós te glorificamos!

Kinonikón:
O teu bom Espírito me conduzirá pela terra da retidão.
Aleluia, aleluia, aleluia!

OBS.:
Em vez de “Vimos a verdadeira luz...”, canta-se o Apolitikion da festa;
Bênção Final: “...Que enviou do céu seu Espírito Santo sobre seus santos discípulos e apóstolos sob forma de línguas de fogo...”
Encerra-se a festa no sábado seguinte.

Sinaxe

O Pentecostes

Era o qüinquagésimo (em grego: pentikosti) dia após a Páscoa judaica, mas também o qüinquagésimo dia após a Ressurreição de Cristo. Era o dia em que os judeus comemoravam com uma grande festa a entrega das tábuas da Lei a Moisés sobre o monte Sinai; assim, Jerusalém estava repleta de estrangeiros, judeus vindos de todas as partes do mundo então conhecido - eram chamados a “Diáspora” - para celebrar a festa. Alguns dias antes, os discípulos “reunidos em número de cerca de cento e vinte pessoas” à volta dos Apóstolos e da Mãe de Jesus haviam procedido, conforme a proposta de Pedro, à substituição de Judas com a escolha de um décimo segundo apóstolo: foram indicados dois discípulos - José, o Justo e Mathias - que haviam acompanhado os apóstolos desde o batismo de João até o dia da Ascensão e que podiam, portanto, ser testemunhas de Sua Ressurreição; após terem orado, a fim de que o Senhor “mostrasse qual dos dois havia de ser escolhido”, tiraram a sorte e esta apontou a Mathias. Esses discípulos aguardavam em Jerusalém, como Jesus lhes havia instruído, a vinda desse “outro Consolador” que o Mestre lhes prometera antes de Sua Ascensão. Espera repleta de uma esperança radiosa. Eles iriam enfim conhecer Aquele de quem Jesus havia dito:

Convém a vós que eu vá; porque se eu não for o
Consolador não virá a vós, mas se eu for envia-lo-ei” (Jo.16, 7).


Já que Jesus havia partido, já que agora Ele estava sentado à direita do Pai (Mar.16, 19), Ele guardaria a Sua promessa.E portanto, no dia em que Moisés lhes dera a Lei, Jesus vem lhes dar o Espírito, pois “a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo". (Jo.1,17)

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. (Atos 2, 1-8; 11-17; 19-21)

E Pedro exaltava o nome de Jesus, o Nazareno: “esse homem ... que tomando-o, vós ocrucificastes e matastes pelas mãos de injustos (os romanos); ao qual Deus ressuscitou, soltas as cadeias da morte (textualmente: o Hades)...” (Atos 2, 22 - 24).

Davi vira com antecedência essa vitória e anunciara a Ressurreição do Cristo (Sl.16) e, com efeito, não foi abandonado no Hades e sua carne não viu a corrupção (cf. Atos 2, 25 - 27):

Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis ... Saiba pois, com certeza, toda a casa de Israel, que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo ... Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, aos vossos filhos, e a todos os que estão longe”... “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase 3.000 almas” (Atos 2, 32 - 33; 36; 38 - 39; 41).

Esse é o relato do Pentecostes que nos é feito por Lucas no segundo capítulo dos Atos dos Apóstolos e que nós relembramos com alegria ao cantar o Tropário de Pentecostes:

Tu és bendito, ó Cristo Nosso Deus, que enchestes os pescadores do lago de sabedoria enviando-lhes o Espírito Santo.
Por eles, Tu tomastes o Universo em sua rede.
Glória a Ti, ó Amigo do Homem!

Tropário de Pentecostes (8º Tom):

Esse relato nos leva, sem duvida, a colocar algumas perguntas que permitirão aprofundar e meditar sobre o texto bíblico: - Por que se diz que «as línguas de fogo dividiam-se e pousavam sobre cada um deles?»

O dom do Espírito Santo é pessoal, ou seja, é recebido pessoalmente por cada um dos discípulos. E, no entanto, há apenas um Espírito Santo. É o mesmo Fogo divino que desce sobre todos (relembremos o Fogo do céu que, no tempo de Elias, desceu sobre sua oferenda), mas Ele divide-se para mostrar que cada um recebe esse Espírito Único.

Também em Babel as línguas foram divididas! Exatamente! O que se passa no Pentecostes é exatamente o contrário do que se passou em Babel. Em Babel, por orgulho, foram as línguas dos homens que se dividiram, de modo que eles não se compreendiam mais e foram, por isso, divididos, separados, dispersos. Em Pentecostes é o dom de Deus que se divide para estender-se a cada um e reuni-los a todos: a partir desse momento os homens que receberam o Espírito Santo anunciam todos a mesma palavra, a Palavra de Deus, e fazem-se compreender por todos os homens pois falam todas as línguas. As barreiras lingüísticas são ultrapassadas pela Palavra do Deus Único, tornada compreensível a todos pelo dom das línguas. É o que nos explica o kondakion [1] de Pentecostes:


Quando o Altíssimo desceu para confundir as línguas, dispersou os gentios; quando partilhou as línguas de fogo, Ele nos chamou a unidade.
Com uma única voz, louvemos o Espírito Santo.

kondakion [1] de Pentecostes:

Por que as línguas de fogo não desceram sobre todos os homens, mas apenas sobre os discípulos? Elas desceram sobre aqueles que Jesus havia preparado para receber o Espírito Santo, sobre aqueles que estavam reunidos, com um único coração, na fé do Senhor Jesus Ressuscitado: é necessário crer no Doador para receber o dom. O Espírito não desceu sobre o mundo todo. «O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece» (Jo14, 17) Ele desceu sobre aqueles que o Senhor Jesus havia reunido porque creram n'Ele. Ele desceu sobre a Igreja. Certamente um dom pessoal, que cada um recebeu em particular, mas porque estavam unidos, em comunhão - e justamente «no dia de Pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar» (At 2, 1) - e sofreram uma transformação radical: repentinamente tomaram consciência da Palavra de Deus em seu seio e puseram-se a comunicar em todas as línguas as maravilhas de Deus. Donde o discurso de Pedro anunciando com audácia a Ressurreição do Crucificado àqueles mesmos que O crucificaram.

O Pentecostes continua. A descida do Espírito Santo perpetua-se depois, vindo consagrar os testemunhos da Ressurreição do Cristo, até o final dos tempos, como testemunha São Simeão, o Novo Teólogo, no século X:

«Eu ouvi certa vez de um hieromonge, que me confidenciou que jamais iniciara os ofícios litúrgicos sem antes ter visto o Espírito Santo, da mesma forma que O vira quando o metropolita pronunciara sobre ele a oração de consagração e que o santo Evangelho fora colocado sobre sua cabeça. Eu lhe perguntei como O vira, sob que forma? Ele disse: 'Primitivo e sem forma, todavia como uma luz'. E quando eu próprio vi o que jamais havia visto antes, fui surpreendido e comecei a refletir: 'o que poderia ser isto'. Então, misteriosamente, mas com uma voz clara, Ele me disse: 'Eu desço assim sobre todos os profetas e apóstolos, como também sobre todos os atuais eleitos de Deus e dos santos; pois Eu sou o Espírito Santo' [2]

Bem, essa assembléia dos testemunhos da Ressurreição do Cristo, esses eleitos atuais de Deus que o Espírito Santo consagra à Igreja, e cada um de nós, é chamado a ser um desse eleitos. A Igreja é o Pentecostes que continua. [3]

«Não fostes vós que me escolhestes; eu vos escolhi, e vos destinei a ir e dar fruto, um fruto que permaneça; assim, o que pedirdes ao Pai em meu nome, eu vo-lo concederei.» Jo 16.

NOTAS:
[1] Kondákion: pequeno cântico (kondós em grego = curto) cantado após a sexta ode das Matinas e durante a Pequena Entrada, na Liturgia e que resume o sentido da festa.
[2] Simeão o Novo Teólogo, Sermão 184, Sermões, traduzido do russo, t.II, pp.569-570.4
[3] Igreja: em grego Ecclesia, a assembléia daqueles que são convocados, chamados.

FONTE:
Extraído do livro “Dieu est Vivant” - Editions du Cerf, 1979

Extraído do site ecclesia.com.br

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