Hino do dia
Data de celebração: 26/06/2016
Tipo de festa: Constant.
Ela celebra em 26 de junho de cada ano.
Biografia:
Osios David veio do norte da Mesopotâmia, que foi grande centro monástico, e nasceu por volta de 450 dC Por razões não mencionadas veio a Thessaloniki com o monge inocente. Durante a sua Santa biógrafo originalmente entrou no mosteiro dos Santos Mártires Theodore e Mercurius, selecionado Koukoulliaton, cuja localização é determinada "em tῷ parte arktikῷ da cidade, perto da parede em ᾧ Aponte o paraportion de Aproiton". O apelido de "Koukoulliaton" ou "Koukoullaton", disseram os monges que trouxeram koukoulio, talvez forma peculiar, a julgar pelas representações sobreviventes de ombros São ie drapeadas. A localização do mosteiro encontra-se a nordeste da Acrópole, onde reconheceu o nome "Jardim de ovelhas." Os exemplos dos homens santos do Antigo Testamento, particularmente do Profeta e Rei Davi, que "três anos ᾐtisato, dothῇ fibra aftῷ bondade e educação e Sinésio ", levou o Saint David decidir sentar amendoeira até que o Senhor para revelar a sua vontade e para dar-lhe sabedoria e humildade. Ao fim de três anos apareceu a São Anjo do Senhor, que lhe assegurou que ouviu a súplica de um ensaio como dendrite Drifter terminou. O anjo disse-lhe para descer da árvore e continuar a vida ascética de um Ainoi celular e bendizendo a Deus. O Santo notificou a visão é a de seus discípulos, pedindo sua ajuda para a construção da célula. A notícia chegou rapidamente Thessaloniki Arcebispo Dorotheus e ao redor da cidade. Quando o imperador Justiniano no Jovem 11-535 dC, recebida pela jurisdição eclesiástica do arcebispo de Tessalónica em regiões do norte da Ilíria e elevando sua terra natal em Arquidiocese sob o título de New Justiniano, Arcebispo de Salónica foi Aristides, que embora ele aceitou a mudança, mas ele tentou salvar a importância política da cidade para restaurar a sede das posses Ilíria da Primeira Justiniana Thessaloniki. Enquanto a interrupção da administração da igreja não diminui o valor de Thessaloniki, a transferência da sua sede Houve uma degradação grave da cidade. O pedido, em seguida, os tessalonicenses, eo desejo de Domna existente foi restaurada sede em ideia de Salónica aprovou com entusiasmo Arcebispo Aristides. Neste ponto, eu pedi a ajuda de Saint David para o pedido de transferência para Justiniano, porque Arcebispo como a vida explica, poderia "katalipein o adioikiton da cidade" e viajar para Istambul. Exceto mas outros, de preferência de Saint David mostra a gravidade, e as dificuldades antecipadas que iria atender a uma solicitação semelhante à Justiniano, que foi recentemente homenageado à sua terra natal, Primeiro Justiniano, os assentos da nova arquidiocese e Não. Depois de tantos anos de confinamento São apareceu pela primeira vez à luz do sol. A forma tinha mudado. Seu cabelo tinha para alongar os lombos e que a barba até que as pernas de, e da Santa Face brilhou como o sol. Acompanhado por dois discípulos, Theodore e Demetrius, partiu para Constantinopla. Mas a reputação do santo tinha fugir. Então, quando ele chegou lá, toda a cidade bem-vindas. A recepção de Theodora, esposa de Justiniano, e os valores e o respeito pela pessoa de São causou a admiração de todos os presentes.Theodora moveu • ativa por isso, quando ele voltou Justiniano, que estava em funções oficiais, teve o cuidado de antecipar a opinião positiva em favor de St. David, trazendo o imperador para convidar o Abençoado antes do senado.O Santo foi apresentado ao Senado de forma espetacular, segurando o fogo de incenso não consumiu a carne. A estatura do Santo eo milagre óbvio imposta em todos awe climáticas e katanyxeos assim o rei dispostos concedido este pedido com urgência. Trazendo com ele a boa noticia de Saint navegou para Thessaloniki, mas que se destinava apenas remotamente ser visto porque único navio contornado o Cabo deu o seu espírito a Deus. O incidente ocorreu entre os anos 535-541 dC A notícia das sagradas relíquias de São chegada, nas condições que sacudiram toda a cidade de Thessaloniki.As relíquias de Saint David depositado originalmente no lugar onde tinham depositado relíquias as mais velhas de Theodoulos e Agathopodos Mártires, no oeste do porto. Aristides arcebispo com grande tristeza definir funeral em massa. A relíquia de São enterrado no mosteiro de Aproiton, de acordo com o seu desejo. Cento e cinquenta anos depois da morte do Santo, em torno de 685-690 AD, foi feita uma tentativa para abrir o túmulo, quando o abade de mosteiro de Aproiton Dimitrios "ithelisen de pollin parte fé-de receber do que a santa relíquia isso." Mas só comecei este trabalho, a laje que cobre o túmulo foi quebrado e isso foi visto como uma manifestação da vontade do Santo não seja prejudicada. A relíquia sagrada permaneceu em sua posição original até que o tempo das Cruzadas. Durante a dominação Latina da casa Montferrat em Salónica (1204 - 1222 AD), a relíquia sagrada foi transferido para a Itália e 1236 AD encontrado em Pavia, de onde se mudou para Milão em 1967 AD Eventualmente, as relíquias veneráveis de St David mudou-se para Salónica e depositados na basílica de St. Demetrius em 16 de setembro de 1978 AD.
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
1. Todos os Santos
2. Saint David em Thessaloniki
3. São João Bispo Gothic
4. São Anthia
5. nova Osiomartyras de St. David
6. Atender Santos, Bendito, Markis e Marcas
7. Igreja St. Theodore Opening "em tῷ Risiῳ"
8. Agios Dionysios Arcebispo Souzdalias
9. Eliminação Relíquias Sagradas de São Theoktisti
10. São Gregório Mystriotis na Rodada de Lihada
11. Sinaxe da Virgem Megalomata Skiathos
12. santos Fanentes.
Celebrações do dia
1. Todos os Santos
2. Saint David em Thessaloniki
3. São João Bispo Gothic
4. São Anthia
5. nova Osiomartyras de St. David
6. Atender Santos, Bendito, Markis e Marcas
7. Igreja St. Theodore Opening "em tῷ Risiῳ"
8. Agios Dionysios Arcebispo Souzdalias
9. Eliminação Relíquias Sagradas de São Theoktisti
10. São Gregório Mystriotis na Rodada de Lihada
11. Sinaxe da Virgem Megalomata Skiathos
12. santos Fanentes.
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Leituras do dia
Carta de São Paulo aos Hebreus 11: 33-40; 12: 1-2
Mateus 10: 32-33; 37-38; 19: 27-30
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Matinas
Tropário – Modo
Plagal 4 - (8º tom):
Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento
durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa
ressurreição, glória a Ti.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento
durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa
ressurreição, glória a Ti.
Agora, sempre e pelos
séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Tu, que por nossa
salvação, nasceste de uma virgem e padeceste a crucificação, ó boníssimo por
Tua morte, despojaste a morte, Tu que é Deus, nos revelaste a ressurreição, não
desprezes aqueles que a Tua mão criou. Manifesta a Tua misericórdia, ó amigo do
homem; aceita as preces daqueles que deste a Luz e salva os desesperados, ó
nosso Salvador.
Katisma – Modo Plagal
4 - (8º tom):
1ª Katisma:
Oh Vida de todos! Ressuscitaste dentre os mortos. O Anjo
resplandecente se dirigiu às mulheres, dizendo: “Deixai de chorar e anunciai
aos Apóstolos louvando e proclamando que ressuscitou Cristo, o Senhor, que se
alegrou como Deus em salvar o gênero humano!”
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Verdadeiramente
ressuscitou do sepulcro e ordenaste as piedosas mulheres que anunciassem aos
Apóstolos a Ressurreição, como está escrito. Pedro correu ao sepulcro e ao ver
a Luz na tumba, se estremeceu e viu o sudário, o qual era impossível que vê-lo
na obscuridade. Creu e correu exclamando: “Glória a Ti, Cristo Deus Salvador
nosso, porque nos salvou, sendo Tu em verdade o reflexo do Pai!”
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Louvemos a quem é a Arca e a Porta celestial; a Montanha
Santíssima e a Nuvem luminosa; a escada celeste e o Paraiso flante; a Salvadora
de Eva e Mulher única do universo; porque por seu meio se chegou a cabo a
salvação de todo mundo dos pecados de outrora. Por isso nos dirigimos à ela
rogando-lhe: Intercede ante teu filho e teu Deus, para que nos conceda o perdão
dos pecados nossos que nos prosternamos com boa fé ante teu Santíssimo parto.
2ª Katisma:
Oh Salvador, os homens selaram Teu sepulcro e o anjo retirou a
pedra da porta da tumba; as mulheres viram tua ressureição dentre os mortos
evangelizando a Teus discípulos em Sión, oh Vida de todos, e desataste as
cadeias da morte, Senhor glória a ti.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo.
Quando as mulheres chegaram ao sepulcro com os aromas do enterro,
escutaram desde o sepulcro uma voz angelical que dizia: Deixai as lágrimas e
recebei a alegria em vez de tristeza clamando e bradando que Cristo é Senhor
ressuscitado e se alegrou como Deus em salvar o gênero humano!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Theotokion:
Oh cheia de graça, todo universo se alegra em ti, os coros
angelicais e o gênero humano, oh Templo Santíssimo e Paraíso falante; Orgulho
da Virgindade que de ti foi engendrado o Deus, que se fez menino e é nosso Deus
antes dos séculos. Ele fez de seu seio trono, e tornou teu ventre mais amplo
que os céus. Por isso, cheia de graça, todas as gerações contigo se alegram e
te glorificam.
Ypakoí – Modo Plagal 4 - (8º tom):
Obediência:
As Mirróforas chegaram ao sepulcro do Doador da Vida buscando o
Imortal entre os mortos. Receberam o anuncio do Anjo, e anunciaram aos
Apóstolos que o Senhor Havia ressuscitado dando ao mundo a grande misericórdia.
Anabtmo:
1ª Antífona:
Desde a minha juventude o inimigo me está provando e com seus
atrativos me está queimando; porém eu, apoiado em Ti o vencerei.
Os que odeiam a Sion será como o pasto antes de ser seco, porque
Cristo com a foice do sofrimento cortará seus pescoços.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pelo Espírito Santo todos vivem. Ele é
Luz de Luz, Grande Deus; por isso o louvamos com o Pai e o Verbo.
2ª Antífona:
Que se cubra meu coração humilde com teu temor, para que não
ensoberbeça e depois lhe humildes, oh Todo Piedoso.
Quem se apoia no Senhor não terá temor quando Ele julgar a todos
com o fogo dos sofrimentos.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pelo Espírito Santo, tudo é divinizado vê e fala do futuro e faz
milagres celestiais, porque canta à um só Deus, Trino e Uno, pois a Divindade
sendo Três Luzes está unificada em um só Senhorio.
Prokimenon:
O Senhor vosso Deus,
reinará para sempre, ó Sião, de geração em geração. (2 vezes).
Stichos:
Ó minha alma, louvai o
Senhor.
O Senhor vosso Deus,
reinará para sempre, ó Sião, de geração em geração.
Kondakion – Modo 4 Plagal-(8º tom):
Tu Te elevaste
do túmulo e ressuscitaste dos mortos, elevaste Adão, Eva se rejubila em Tua
ressurreição e as extremidades do mundo celebram teu despertar de entre os
mortos, ó misericordiosissimo.
Ikós:
Despojaste
os palácios dos infernos e ressuscitaste dos mortos, ó pacientíssimo, vieste ao encontro das merróforas e em
lugar, da tristeza lhes trouxeste a alegria.
Aos apóstolos manifestaste os sinais de tua vitória, ó meu Salvador, que dás a vida, e iluminaste a criação, ó amigo
do homem.
Eis porque o universo se rejubila pelo teu despertar de entre os
mortos, ó misericordiosíssimo.
Evangelho: Mt
28,16-20
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:
Naquele tempo, os onze discípulos partiram para
a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o
adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me
dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu
estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Exapostilário – 1º:
Nos unimos com fé aos discípulos no Monte da Galiléia para ver a
Cristo dizendo: Recebi o poder sobre os terrestres e os celestes. Aprendamos
com ele nos ensina a batizar a todas as nações em nome do Pai, do Filho, e do
Espírito Santo, prometendo estar presente até o fim dos tempos.
Theotokion – 1º:
Oh Virgem Mãe de Deus, te alegraste com os discípulos, porque
viste a Cristo ressuscitado ao terceiro dia como havia predito, aparecendo à
eles, ensinando e ordenando batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo, para que creiamos em sua ressurreição e te glorifiquemos, oh donzela.
Laudes - Modo Plagal
4 - (8º tom):
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Senhor, Tu que te submeteste ao juízo, para ser julgado por
Pilatos, não deixaste o Trono donde estás sentado junto ao Pai, ressuscitaste
dentre os mortos livrando o mundo da escravidão, porque és Piedoso e Amante da
humanidade.
2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu
firmamento!
Senhor, se os judeus te puseram no sepulcro com morto, os saldados
te fizeram guarda como um rei adormecido. Como a um tesouro de vida te selaram;
porem ressuscitaste dando a imortalidade à nossas almas.
3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Senhor, nos deste Tua Cruz como arma contra o inimigo, que se
atemoriza e treme diante dela não podendo resistir frente sua força, porque
ressuscitou os mortos acabando com a morte. Por isso nos prosternamos ante Tua
Sepultura e Ressureição.
4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Senhor, o Anjo que clamou em Tua ressurreição aos guardiãs
atemorizou, e as mulheres lhes disse: “Porque buscais ao vivo entre os mortos?
Ressuscitou com Deus dando a Vida ao mundo.”
5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Sofreste sobre a Cruz, oh impassível em Tua divindade, e aceitaste
a sepultura de três dias para livrar-nos da escravidão do inimigo, e dando-nos
a Vida com Tua Ressureição, oh Cristo amante da humanidade.
6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de
júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Oh Cristo, me prosterno ante Tua Ressureição do sepulcro
glorificando e louvando; e com a qual nos libertaste das cadeias do Hades, pois
como Deus concedeste ao mundo a Vida Eterna e a grande misericórdia.
7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e
não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Os transgressores da lei vigiaram Teu sepulcro que continha a
vida, junto com os guardas que o selaram. Porém com Tu és um Deus imortal
ressuscitaste Onipotente ao terceiro dia.
8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos
teus milagres.
Senhor, quando transpassaste as portas do Hades, as destruíste, e
o cativo exclamou dizendo: “Quem é este que não se julga debaixo da terra,
senão aquele que transformou o cárcere da morte em uma tenda? Este que recebeu
morto e atemorizou como Deus?” Oh Salvador Todo-poderoso, tem piedade de nós.
Eothinon – 1º:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Para os discípulos que foram ao Monte que Ele designara, o Senhor
se fez presente, antes de se desprender das coisas terrenas; ao verem O
adoraram, entenderam toda autoridade de que o Senhor estava investido,
receberam a missão de anunciar a Sua ressurreição dentre os mortos e Sua
ascensão ao céu.
Receberam a promessa da presença divina entre eles, como Salvador
de nossas almas, até a consumação dos séculos.
Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita
e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o
inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a
todos nós.
Por
isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha
boca (2 vezes).
Tropário:
Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do
inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e
quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através
deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.
«1º Domingo de Mateus»
Comemoração de Todos os Santos
(1º
depois de Pentecostes - Modo 4 Plagal)
Memória
de São João, bispo de Gótia, na Criméia.
Divina Liturgia
Issodikon:
Levanta-te,
Senhor, com tua potência; cantaremos e celebraremos o teu poder. Salva-nos, ó
Paráclito cheio de bondade, a nós que a Ti salmodiamos: aleluia!
Tropário da Ressurreição – Modo 4 Plagal-(8º tom):
Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento
durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa
ressurreição, glória a Ti.
Apolitikion (Tropário) de Todos os Santos – Modo 4:
Revestida,
como de púrpura e de linho fino, do sangue de todos aqueles que, no mundo
inteiro, foram tuas testemunhas,
tua Igreja, por eles, te clama: mostra ao teu povo a tua compaixão; concede a paz à nossa pátria e tem misericórdia das nossas almas”.
tua Igreja, por eles, te clama: mostra ao teu povo a tua compaixão; concede a paz à nossa pátria e tem misericórdia das nossas almas”.
Tropário de São Pedro e São Paulo:
Príncipes dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São
Paulo, rogai ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas
almas a sua grande misericórdia.
Kondakion – Modo 4 Plagal - (8º
tom):
Glória
ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Tendo ressuscitado do túmulo deste a vida aos mortos e levantaste
Adão; Eva se regozija com a tua Ressurreição, e exultam de alegria os confins
da terra, ó Misericordioso!
Theotokion – Modo 4 Plagal - (8º tom):
Agora
e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Tu, que pela nossa salvação nasceste da Virgem,
sofreste a crucifixão, ó Misericordioso, e com a morte venceste a morte, como
Deus, revelando a Ressurreição; não abandones a nós, criaturas de tuas mãos!
Mostra a tua bondade pela humanidade, atende
as preces da tua Mãe, que roga por nós, ó Misericordioso, e salva, ó Salvador,
nosso povo desolado!
Kondakion de Todos os Santos:
Senhor,
Autor da Criação, o universo te oferece os Mártires revestidos de Deus como
primícias da natureza. Pelas suas súplicas e em consideração à Mãe de Deus, guarda
a tua Igreja sempre em paz, ó Bondoso!
Kondakion de São Pedro e São Paulo:
Levaste, Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois
infalíveis pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois
preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o único conhecedor
dos segredos dos corações.
Prokimenon:
Fazei votos ao Senhor nosso
Deus e cumpri-os; todos os que o cercam tragam oferendas.
Deus é conhecido na
Judéia, grande é o seu nome em Israel.
Epístola: Hb 11,33-12,2
Leitura da Epístola do Apostolo São Paulo aos Hebreus:
Irmãos, pela fé os santos venceram reinos,
praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram
forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados,
não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e
outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram
apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de
peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o
mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e
cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram
a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles
sem nós não fossem aperfeiçoados. Portanto, nós também, pois que estamos
rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o
pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos
está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo
que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se
à destra do trono de Deus.
Aleluia!
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Vinde, regozijemo-nos no Senhor, cantemos as
glórias de Deus, nosso Salvador!
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Apresentamo-nos diante d'Ele com louvor, e celebremo-lo com
salmos!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Evangelho: Mt 10,32-33; 37-38; 19,27-30
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo,
segundo o Evangelista São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus: «Quem der
testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de
meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens,
também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus. Quem ama seu pai ou
sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim,
não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de
mim». Pedro então, tomando a palavra, disse-lhe: «Eis que deixamos tudo para te
seguir. Que haverá então para nós?» Respondeu Jesus: «Em verdade vos declaro:
no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono
da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para
julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que por minha causa deixar
irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e
possuirá a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos
últimos serão os primeiros».
Kinonikón:
Exultai, ó justos, no Senhor; aos retos convém
o louvor.
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Sinaxe
Pe. Paulo A. Tamanini
«Agios
o Theós, Agios Ischiros, Agios Athanatos...»
Os escritores sagrados, já no Gênesis referiam-se a
Deus como o «Santo», palavra que tinha a conotação de «Sagrado». Deus é o
«Outro», tão transcendente e tão longínquo que o homem não poderia ter acesso;
somente referir-se a Ele com tremor e temor.(Gn 15,12).
O Povo Israelita por ter um Deus que era conhecido
como o «Outro», isto é, separado (por ser tão especial e incognoscível),
arvorava-se o direito de se identificar como «raça eleita», «povo escolhido»,
«nação santa», diferente de todos os outros na sua maneira de ser, agir e
comportar, cultuando sua Divindade... e tudo isto era muito explicito em seus
rituais religiosos, condutas sociais e na vida cotidiana em geral. A religião
estava tão impregnada nas suas práticas que, o pertencer à raça eleita deveria
ser mesmo ostentado. Não demorou muito para se cair em extremos absurdos onde a
santidade cedeu lugar à hipocrisia, ao «farisaísmo».
Jesus condenou tais comportamentos e o apóstolo Pedro
ressaltou muitas vezes que o imprescindível é a «pureza de coração», capaz de
fazer de nós participantes da vida de Deus (1Pd 1,14-16). As leis são
importantes na medida que conduzem o homem à maturidade e liberdade dos Filhos
de Deus. Se são nefastas a vida humana, não podem ser boas.
Assim, cremos que a santidade nos é comunicada por
Deus e isto se realiza na pessoa do Filho, Jesus Cristo, de maneira plena,
assim como em todos aqueles que viveram e vivem de acordo com os seus santos
preceitos. Somos todos vocacionados à santidade, chamados a «ser santos como o
Pai é Santo».
Jesus Cristo, o «Senhor», por meio dos sacramentos,
transmite a toda Igreja a sua santidade. Os sacramentos são os instrumentos da
santidade e da salvação, que trazem ao homem a vida de Deus (cf Mt 13,24-30;).
Esta certeza era tão viva nos primeiros séculos da Igreja que não hesitavam em
chamar a si mesmos «santos» (2Cor 11,12;), e à Igreja a «Comunhão dos Santos».
Esta expressão, que encontramos no Credo, tem sua
manifestação na «Divina Liturgia da Igreja Ortodoxa (São João Crisóstomo) na
Liturgia Eucarística onde «os santos» são convidados a participarem das «coisas
santas».
«As
coisas Santas aos Santos!»
E, professando a unidade e santidade de Deus na pessoa
do Filho, Jesus Cristo, o Senhor, respondemos:
«Um
só é Santo, Um só é Senhor, Jesus Cristo, na Glória de Deus Pai. Amém.
A santidade manifesta-se, pois, como uma participação
na vida de Deus, que se realiza com os meios que a Igreja nos dispõe,
especialmente através do sacramento da Eucaristia, onde o Santo nos dá a sua
Santidade por amor, e nós nos tornamos santos por filiação.
A santidade não é o fruto do esforço humano, portanto,
que procura alcançar a Deus com suas próprias forças, e mesmo por heroísmo; ela
é Dom do amor de Deus ao homem e resposta deste à misericordiosa e paternal
iniciativa divina. Tanto é que, o modo como estão organizadas as festas no
Calendário Litúrgico Bizantino, onde a Festa de todos os Santos é celebrada no
domingo depois de Pentecostes, ou seja, a Descida do Espírito Santo, quer
significar que toda a santidade é obra do Espírito Santíssimo de Deus. A festa
de Todos os Santos encerra o Tempo Litúrgico Pascal no calendário da Igreja do
Oriente.
«Tudo o que está encoberto será
descoberto»
«Sermão para o Domingo de todos os Santos»
Do alto do céu, Deus oferece a todos os homens as
riquezas da sua graça. Ele próprio é a fonte da salvação e da luz de onde emana
eternamente a misericórdia e a bondade. Mas nem todos os homens tiram proveito
da sua força e da sua graça pelo exercício perfeito da virtude e a realização
das suas maravilhas; só o fazem aqueles que puseram as suas realizações em
prática e que provaram por atos o seu apego a Deus, aqueles que se afastaram
completamente do mal, que aderem firmemente aos mandamentos de Deus e que fixam
o seu olhar espiritual em Cristo, Sol de justiça (Mal 3,20).
Do alto do céu, Cristo oferece aos que combatem o
socorro do seu braço, e exorta-os com estas palavras do Evangelho: “Quem se
declarar por mim diante dos homens, eu me declararei por ele diante de meu Pai
que está nos céus”. Enquanto servidor de Deus, cada um de entre os santos se
declara por Cristo nesta vida passageira e diante dos homens mortais; fazem-no
por um curto espaço de tempo e na presença de um pequeno número de homens.
Enquanto que nosso Senhor Jesus Cristo... se declara por nós no mundo da
eternidade, diante de Deus seu Pai, rodeado dos anjos e dos arcanjos e de todas
as forças do céu, na presença de todos os homens, depois de Adão até ao fim dos
séculos. Porque todos ressuscitarão e serão julgados no tribunal de Cristo.
Então, na presença de todos e à vista de todos, ele fará conhecer, glorificará
e coroará aqueles que lhe provaram a sua fé até ao fim.
São
Gregório Palamás (1296-1359)
«Com todos os Santos»
«Sermão 2 para a festa de Todos os Santos»
O primeiro desejo que a recordação dos Santos excita
ou aumenta em nós é o de gozar da sua amável companhia, de merecermos ser
concidadãos e comensais dos espíritos bem-aventurados, de sermos integrados na
assembléia dos Patriarcas, na falange dos Profetas, no senado dos Apóstolos, no
inumerável exército dos Mártires, na comunidade dos Confessores, nos coros das
Virgens; enfim, de nos reunirmos e nos alegrarmos na comunhão de todos os
Santos… Aguarda-nos, irmãos, aquela Igreja dos primogênitos e nós ficamos
insensíveis! Desejam os Santos a nossa companhia e nós pouco nos importamos!
Esperam-nos os justos e nós parecemos indiferentes.
Despertemos, finalmente, irmãos! Ressuscitemos com
Cristo, procuremos as coisas do alto, saboreemos as coisas do alto. Desejemos
os que nos desejam, corramos para os que nos aguardam, preparemo-nos com as
aspirações da nossa alma para entrar na presença daqueles que nos esperam!
Na nossa comunidade deste mundo, não há segurança nem
repouso algum; e, no entanto, é já aqui que é bom e agradável viver os irmãos
em harmonia (Sl 132)! Se pelo simples fato de partilhamos com os irmãos que têm
conosco um só coração e uma só alma em Deus, tudo se torna suportável, quanto
mais doce, quanto mais feliz será a união em que já não haverá qualquer desconfiança,
qualquer ocasião de desacordo, e em que a caridade perfeita nos unirá a todos
numa aliança indissolúvel! Então, assim como o Pai e o Filho são um, também nós
seremos um n’Eles.
Não devemos apenas desejar a companhia dos Santos, mas
também a sua felicidade, ambicionando com fervorosa diligência a glória
daqueles por cuja presença suspiramos. Na verdade, esta ambição não é
perniciosa, nem o desejo de tal glória é de modo algum perigoso, porque dizemos
efetivamente: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso Nome dai glória!” (Sl
113, 9).
São Bernardo (1092-1153)
Extraído
do site ecclesia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário