Hino do dia
Data de celebração: 03/07/2016
Tipo de festa: Constant.
Ela celebra em 03 de julho de cada ano.
Santos comemorar: São Jacinto O Kouvikoularios (com manobrista) (? - 98)
Biografia:
São Jacinto nativo de Cesaréia da Capadócia e viveu durante o reinado do imperador Trajano (98-117 dC). Ele era um homem com uma grande atitude e foi imperador kouvikoularios. Desempenhar as suas funções no palácio da melhor maneira. Ele foi atenciosa e não contaminado pela opulência dos palácios. A alma do todo foi dada ao Salvador Cristo. Portanto, quando Trajano ordenou a perseguição contra os cristãos, o jacinto não hesitou em confessar diante do imperador para ser um cristão. Trajano ficou surpreso e disse que ele é ingrato para a confiança e reputação que lhe ofereceu o palácio. Então Hyacinth com o conforto mental, respondeu: "Se a gratidão é uma virtude, King, o pedido de desculpas será capaz de dar negando meu Salvador Cristo, que derramou para mim o seu sangue, que me deu fé, esperança, amor a pessoa que me dá porto em tempestades da alma, consolo na tristeza, a segurança nas ondas, peito nos testes? E quem detém a minha participação eterna em Seu reino e glória "?Trajano, angustiado pelas palavras de Jacinto, ordenou-lhe preso sem dar nenhum alimento a menos que você queria comer coisas sacrificadas aos ídolos. Quarenta dias se passaram para que o jacinto, sem tocar as coisas sacrificadas aos ídolos. Na 41ª, no entanto, ele entregou o espírito do Senhor. (A memória deste santo, juntamente com a de St. Diomede, por alguns Synaxaristis, desnecessariamente repetida e 3 de Junho).
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
1. Sinaxe dos Padres do Monte Athos
2. São Jacinto os kouvikoularios (com manobrista)
3. St. Anatoly Constantinopla Patriarca
4. São Gerasimos o Karpenisiotis o novo
5. Santos Theodotus Theodoti Dolindouch, Diomedes, Eulampio e Asclepiades
6. Santos Mark e Mokianos
7. Sinaxe da Santíssima Theotokos Galaktotrofousis
8. São Joaquim pelo novo godbearer
9. Eliminação relíquias de St. Philip milagrosa metropolitana de Moscou e Toda a Rússia
10. São Anatolius o em sua caverna
11. Evresis o túmulo e as relíquias de Santo Mártir Raphael em Mytilini
12. Agia Theodoti a testemunha
13. Agios Ioannis Moscow
14. Santos Michael e Thomas Solvisegkontsk
15. São Basílio, bispo de Ryazan e Mourom
16. Agios Konstantinos Príncipe
17. São Heliodoro bispo Altin
18. São Basílio de Yaroslavl Príncipe
19. São Nicodemos da Cosa Lake
20. encontro Panton dos Santos lésbicas
21. Sinaxe de Patmos Santos
22. Sinaxe da Virgem de Arvanitissas Chios
23. Montagem de todos os santos cretenses
24. St. Jeremiah em Creta martirizado
25. Gathering of Scotland dialampsanton Santos
Celebrações do dia
1. Sinaxe dos Padres do Monte Athos
2. São Jacinto os kouvikoularios (com manobrista)
3. St. Anatoly Constantinopla Patriarca
4. São Gerasimos o Karpenisiotis o novo
5. Santos Theodotus Theodoti Dolindouch, Diomedes, Eulampio e Asclepiades
6. Santos Mark e Mokianos
7. Sinaxe da Santíssima Theotokos Galaktotrofousis
8. São Joaquim pelo novo godbearer
9. Eliminação relíquias de St. Philip milagrosa metropolitana de Moscou e Toda a Rússia
10. São Anatolius o em sua caverna
11. Evresis o túmulo e as relíquias de Santo Mártir Raphael em Mytilini
12. Agia Theodoti a testemunha
13. Agios Ioannis Moscow
14. Santos Michael e Thomas Solvisegkontsk
15. São Basílio, bispo de Ryazan e Mourom
16. Agios Konstantinos Príncipe
17. São Heliodoro bispo Altin
18. São Basílio de Yaroslavl Príncipe
19. São Nicodemos da Cosa Lake
20. encontro Panton dos Santos lésbicas
21. Sinaxe de Patmos Santos
22. Sinaxe da Virgem de Arvanitissas Chios
23. Montagem de todos os santos cretenses
24. St. Jeremiah em Creta martirizado
25. Gathering of Scotland dialampsanton Santos
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Leitura do dia
Epístola: St. Carta de Paulo aos Romanos 2: 10-16
Evangelho: Mateus 4: 18-23
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
«2º Domingo de Mateus»
(2º depois de Pentecostes - Modo 1)
Memória de Santo Anatólio, Patriarca
de Constantinopla († 458).
Matinas
Apolitikion (Tropário) – Modo 1 - (1º tom):
Embora a pedra fora selada pelos Judeus, e os soldados guardassem
Teu puríssimo corpo, ressurgiste no terceiro dia, ó Salvador, dando a vida ao
mundo. Por isso, as potestades celestes a Ti, fator da vida, clamaram glória à
Tua ressurreição, ó Cristo, glória ao Teu reino, glória à Tua providência, Tu
que És o único filantropo.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
Embora a pedra fora selada pelos Judeus, e os soldados guardassem
Teu puríssimo corpo, ressurgiste no terceiro dia, ó Salvador, dando a vida ao
mundo. Por isso, as potestades celestes a Ti, fator da vida, clamaram glória à
Tua ressurreição, ó Cristo, glória ao Teu reino, glória à Tua providência, Tu
que És o único filantropo.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Gabriel
te trouxe a noticia da salvação. Ó Virgem, e, em nome do Senhor de todas as
coisas a saudou, ao escutar sua voz, o Senhor de todos se encarnou em Ti, Ó
Santa Nave, com proclamou o justo Davi;
e apareceste mais ampla que os céus carregando o teu Criador. Glória ao que
habitou em ti! Glória ao que veio nascer por meio de ti! Glória aquele que nos
libertou ao nascer de ti!
Katisma – Modo 1 -
(1º tom):
1ª Katisma:
Oh Salvador, os saldados que guardavam Teu Sepulcro, quedaram como
mortos, pelo resplendor do Anjo que anunciou às mulheres Tua Ressurreição. Te
glorificamos a Ti, que acabaste com a corrupção; prosternamo-mos ante a Ti, oh
Ressuscitado do sepulcro, oh único Deus nosso.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Oh piedoso, foste
cravado sobre a Cruz por Tua vontade e foste colocado no Sepulcro como morto,
oh Doador da Vida, Tu que destruíste a morte com Tua morte. Oh Poderoso ante Ti
abalaram-se os guardiões do Hades, quando Ressuscitaste os mortos com Tua
Ressurreição, Oh Único Amante da humanidade.
Agora, sempre e pelos séculos dos
séculos. Amém.
Theotokion:
Todos nós te conhecemos como Mãe de Deus, e que depois de Teu
parto permaneceste verdadeiramente Virgem. Nós refugiamos com amor em Tua
Bondade, porque a Temos, nós os pecadores, com amor em Tua Bondade, porque a
temos, nós pecadores, como intercessora e salvadora, nas tentações, oh
Imaculada.
2ª Katisma:
As mulheres que vieram muito cedo ao Teu Sepulcro, ao verem a
imagem angelical tremeram; ao surgir a Vida do Sepulcro, quebraram assombrados;
por isso se dirigiram aos Teus Discípulos para anunciar-lhes Tua Ressurreição,
dizendo: Cristo submeteu o Hades, porque és o Único Onipotente; e junto com
Ele, Ressuscitou a todos os mortos; e com a força de sua Santa Cruz dissolveu o
temor do juízo.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo.
Oh Vida de todos, foste cravado na Cruz, e contado entre os
mortos, oh Senhor Imortal; ressuscitaste ao terceiro dia, oh Salvador, e
liberaste a Adão da corrupção. Por isso os coros angelicais exclamaram, oh
Doador da Vida: Glória à Tua Paixão, oh Cristo! Glória a Tua Ressureição! Glória
a Tua Condescendência, oh Único Amante da humanidade!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Theotokion:
Oh Maria, Venerável Morada do Senhor, levanta-nos a nós os caídos
no fundo da desesperação, da tristeza e do pecado, porque que deste como
salvação dos pecadores, apoio e poderosa intercessora que salvas teus servos.
Ypakoí – Modo 1 - (1º tom):
Obediência:
O arrependimento do ladrão obteve o Paraíso e as lágrimas das
Mirróforas anunciaram com alegria que Tu ressuscitaste, oh Cristo Deus dando ao
mundo a grande misericórdia.
Anabtmo:
1ª Antífona:
Oh Senhor, a Ti clamo em meus sofrimentos, escuta em minha dor.
O desejo divino toca sempre aos habitantes do deserto, por seu
distanciamento do mundo mal.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
A glória e a honra são dignos do
Espírito Santo com do Pai e do Filho, por isso louvamos a Trindade, dona do
único poder.
2ª Antífona:
Deus meu, quando me elevas à montanha de Tua leis, ilumina-me e
faz-me brilhar com as virtudes para louvar-te.
Oh Verbo, sustenta-me com Tua destra, conserva-me e protege-me,
para que não me queime no fogo do pecado.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Toda a criação se renova com o Espírito Santo e volta ao seu
primeiro estágio, porque Ele é igual ao Pai e ao Filho em poder.
3ª Antífona:
Minha alma se alegrou com os que me disseram vamos à “casa de
Deus”, e meu coração se encheu de alegria.
Grande temor há na casa de Davi, donde estão colocados os tronos
para julgar a todas as tribos e as línguas de terra.
Glória ao Pai, ao
Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O oferecimento da glória, o poder, a honra e a adoração são
devidos ao Espírito Santo, igual ao Pai e ao Filho, porque a Trindade é única
em sua natureza e não e suas Pessoas.
Prokimenon:
Agora eu me levanto, diz
o Senhor, realizo a salvação e a proclamo. (2
vezes).
Stichos:
A Palavra de Deus é
palavra pura.
Agora eu me levanto, diz
o Senhor, realizo a salvação e a proclamo.
Kondakion – Modo 1 - (1º tom):
Na Tua glória, ressuscitaste do túmulo, porque és Deus; o mundo
ressuscita contigo e os homens Te celebram como Deus; a morte desaparece,
Senhor; Adão, livre dos entraves, se rejubila; Eva, na sua alegria clama:
"Ó Cristo, dá a Tua ressurreição aos homens".
Ikós:
Cantemos o
ressuscitado do terceiro dia o Deus Todo-Poderoso, aquele que
destrói as portas do inferno e eleva o túmulo os santos, seus fiéis! Benevolentemente,
Ele apareceu as
santas mulheres, dizendo: "Alegrai-vos", e revelou a alegria aos
apóstolos, Ele é o único
doador da vida.
As mulheres clamavam, anunciando aos discípulos
a boa nova, os sinais
da vitória. O inferno geme, a morte se lamenta e o universo
se rejubila. Ó Cristo, toda criação se alegra, pois
Tu deste a todos a ressurreição.
Evangelho: Mc
16,1-8
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Marcos:
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de
Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. E no primeiro dia da semana,
foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado. E diziam entre si:
Quem nos há de remover a pedra da entrada do sepulcro? Levantando os olhos,
elas viram removida a pedra, que era muito grande. Entrando no sepulcro, viram,
sentado do lado direito, um jovem, vestido de roupas brancas, e assustaram-se.
Ele lhes falou: Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado.
Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram. Mas ide,
dizei a seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galiléia. Lá o vereis
como vos disse. Elas saíram do sepulcro e fugiram trêmulas e amedrontadas. E a
ninguém disseram coisa alguma por causa do medo.
Exapostilário – 2º:
As portadoras de mirra quando viram a pedra removida e um jovem
sentado no túmulo, se alegraram ao ouvi-lo dizer: “O Cristo ressuscitou; ide,
pois, dizer a seus discípulos e a Pedro para irem ao monte da Galiléia, pois,
lá, Ele apascentará a todos os seus amados como prometera”.
Theotokion – 2º:
Um anjo de paz apareceu à Virgem antes de ficar grávida de Ti, ó
Cristo. Também um anjo removeu a pedra do túmulo. O primeiro anunciou a
indescritível alegria em troca da tristeza.
O segundo anunciou aos Teus eleitos e às mulheres a Tua
ressurreição dentre os mortos, louvando-Te, ó doador da vida.
Laudes - Modo 1 - (1º
tom):
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Oh Cristo, louvamos Tua paixão salvadora e glorificamos Tua
ressurreição.
2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu
firmamento!
Tu que suportaste a crucificação, aniquilaste a morte, e
ressuscitaste dentre nos mortos, salva nossa vida, oh Senhor, porque és o único
Todo poderoso.
3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Oh Cristo, Tu que esvaziaste o Hades, ressuscitaste o homem com
Tua ressurreição, faz-nos dignos de louvar-Te e glorificar-Te com um coração limpo.
4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Cristo, te louvamos glorificando Tua humildade digna de Deus; a
Ti, que nasceste da Virgem e não te separaste do regaço do Pai, que
5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Quando foste cravado sobre a Cruz, morreu a força do inimigo e,
por temor a Ti a criação temeu e com Teu poder quedou vazio o Hades, levantaste
os mortos dos sepulcros abriste o paraíso ao ladrão. Oh Cristo nosso Deus,
glória a Ti!
6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de
júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
As veneráveis mulheres correram com cuidado e lágrimas até Teu
sepulcro; e quando o encontraram aberto, conheceram pelo anjo o novo milagre e
correram à dizer aos Apóstolos: “O Senhor ressuscitou dando ao mundo a grande
misericórdia”.
7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e
não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Oh Cristo Deus, nos prosternamos ante as feridas de Tua divina
paixão e a grande celebração que nos últimos tempos culminou em Sion com a Tua
Divina manifestação, porque, oh sol de justiça, iluminaste aos que estavam na
obscuridade guiando-os até a Luz que não conhece ocaso. Oh Senhor, glória à Ti.
8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos
teus milagres.
Oh raça Judia que ama os soberbos, entende e tem cuidado. Donde
estão os que entraram com Pilatos? Que digam seus guardas: Onde estão os selos
do sepulcro? Onde foi Ele sepultado? Donde se vendeu quem não se vende? Como
foi roubado o Tesouro? Porquê negam a ressurreição do Crucificado, blasfemando,
oh judeus transgressores da Lei? Ele ressuscitou livre dentre os mortos e deu
ao mundo a grande misericórdia.
Eothinon – 1º:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
As mulheres que estavam com Maria e levaram aromas ficaram
satisfeitas por terem conseguido o seu desejo de ir ao Sepulcro; ficaram
espantadas quando viram a pedra do túmulo rolar; um divino jovem acalmou a
perturbação de suas almas, dizendo: “O Cristo Deus já ressuscitou e anunciai
aos discípulos para irem a Galiléia, para vê-Lo ressuscitado, porque Ele, o
Senhor, é o doador da vida”.
Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita
e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o
inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a
todos nós.
Por
isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha
boca (2 vezes).
Apolitikion (Tropário):
Hoje é a salvação do mundo. Louvemos Aquele que ressuscitou do
túmulo, dando-nos origem a uma nova vida, porque anulou a morte com a Sua morte
e nos concedeu a misericórdia de obter essa grande vitória.
Divina Liturgia
Apolitikion (Tropário) da Ressurreição - Modo 1 - (1º tom):
Embora a pedra fora selada pelos Judeus, e os soldados guardassem
Teu puríssimo corpo, ressurgiste no terceiro dia, ó Salvador, dando a vida ao
mundo. Por isso, as potestades celestes a Ti, fator da vida, clamaram glória à
Tua ressurreição, ó Cristo, glória ao Teu reino, glória à Tua providência, Tu
que És o único filantropo.
Apolitikion (Tropário) de
São Pedro e São Paulo:
Príncipes dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São
Paulo, rogai ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas
almas a sua grande misericórdia.
Kondakion – Modo 1
- (1º tom):
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Tu, sendo Deus, te levantaste do túmulo, e devolveste a vida ao
mundo; a natureza humana, por isso te louva: a morte foi vencida, Adão se
regozija, ó Mestre, e Eva, liberta agora das cadeias da morte, com alegria
exclama: Tu, Cristo, és o que a todos dá a Ressurreição!
Theotokion – Modo 1
- (1º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Quando Gabriel te saudou, ó
Virgem, dizendo: "alegra-te!" e com sua voz, o Salvador encarnou-se
em ti, tabernáculo santo; e, como falava o Justo Davi: "veio do céu
trazendo o Criador de tudo", glória Àquele que habita em ti, glória Àquele
nascido de ti e que nos libertou!
Kondakion de São Pedro e São Paulo:
Levaste, Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois
infalíveis pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois
preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o único conhecedor
dos segredos dos corações.
Prokimenon:
Desça sobre nós, Senhor, a
tua misericórdia conforme nossa esperança em Ti.
Exultai, ó justos, no
Senhor, pois aos retos convém o louvor.
Epístola: Rm 2,10-16
Leitura da Epístola do Apostolo São Paulo aos Romanos:
Irmãos, glória, honra e paz a todo o que faz o
bem, primeiro ao judeu e depois ao grego. Porque, diante de Deus, não há
distinção de pessoas. Todos os que sem a lei pecaram, sem aplicação da lei
perecerão; e quantos pecaram sob o regime da lei, pela lei serão julgados.
Porque diante de Deus não são justos os que ouvem a lei, mas serão tidos por
justos os que praticam a lei. Os pagãos, que não têm a lei, fazendo
naturalmente as coisas que são da lei, embora não tenham a lei, a si mesmos
servem de lei; eles mostram que o objeto da lei está gravado nos seus corações,
dando-lhes testemunho a sua consciência, bem como os seus raciocínios, com os
quais se acusam ou se escusam mutuamente. Isso aparecerá claramente no dia em
que, segundo o meu Evangelho, Deus julgar as ações secretas dos homens, por
Jesus Cristo.
Aleluia!
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Deus assegura a minha vitória e me submete os
meus adversários.
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Salva maravilhosamente seu servo e usa de
misericórdia com seu ungido.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Evangelho: Mt
4,18-23
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo,
segundo o Evangelista São Mateus:
Naquele tempo, caminhando Jesus ao longo do mar
da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que
lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: «Vinde após mim e
vos farei pescadores de homens». Na mesma hora abandonaram suas redes e o
seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e
seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes.
Chamou-os, e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram. Jesus percorria
toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino,
curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.
Sinaxe
Pe. Paulo A. Tamanini
Após vivenciarmos as experiências de Pentecostes e
celebrarmos, logo no domingo posterior, o “dia de todos os santos”, a Igreja do
Oriente retoma São Mateus, iniciando os relatos sobre a vida de Jesus pelo
"chamado" dos primeiros discípulos. O mesmo texto, podemos encontrar
em Marcos e Lucas.
Para anunciar a Deus é preciso tê-lo conhecido. Para
conhecer a Deus é necessário que ele se revele. No Novo Testamento, Deus se
deixa revelar na pessoa do Filho e o Filho chama seus colaboradores para que
Deus seja cada vez mais conhecido e amado por todos.
O chamado genuíno para esta missão é sempre uma
iniciativa divina:
(Δεν με εδιαλε§ατε σεις, αλλα εγω σας εδιαλε§α)
“Não fostes vós que me escolhestes,
mas eu que vos escolhi” (Jo 15,16).
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O Mar da Galiléia
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Cafarnaúm, ficava às margens do Lago de Genesaré,
também chamado Mar da Galiléia. É aí, entre os pescadores, que Jesus encontra
seus primeiros colaboradores: Simão Pedro e André, Tiago e João. Dois pares de
irmãos, sinal de que o Reino é lugar de fraternidade, comunhão e Família. Jesus
escolhe trabalhadores dedicados. Eles eram pescadores e conheciam bem sua
profissão: sabiam das responsabilidades e das dificuldades provindas deste
árduo labor.
O pescador é um homem do silêncio, da esperança e da
perseverança. Quando sai para a pesca sua língua cessa para que os peixes não
se assustem com o barulho das palavras. É um homem da esperança, pois aguarda
sem afobação o momento certo para retirar as redes e coletar o fruto de seu
trabalho. Às vezes espera toda uma noite, sem nada pescar, mesmo assim insiste
em jogá-la de novo às águas. Por isso o pescador também é caracterizado como o
homem da perseverança.
Tão
acostumados com o seu trabalho, Jesus convida aqueles pescadores para inaugurar
um outro tipo de pesca pois era preciso trabalhar para o Reino:
“Απο τωρα και εις θα πιανις αντρωπους”
Doravante serás pescador de homens. (Jo 5,10)
Nesta nova empreitada aquelas características tão
próprias dos pescadores (o silêncio, a esperança e a perseverança) lhes serão
de grande valia. O silêncio da oração e da meditação contínua, fará dos
chamados, homens de esperança e de perseverança, mesmo quando a pesca parecer
infrutífera.
Mas é necessário que também nós façamos nossa parte:
entregar-se à oração e à meditação e pedir. A este propósito, São João
Crisóstomo, ao comentar esta passagem do Evangelho, recorda: “Quando falta
nossa cooperação, também a ajuda de Deus perde sua força” (Comentário ao
Evangelho de São Mateus, n. 50).
Os chamados por Deus devem ter a fisionomia própria
Daquele que chama, que não é objeto de mudanças: o semblante do Cristo
Sacerdote, Profeta e Rei. Os homens desejam contemplar no sacerdote, o chamado
por excelência a anunciar o Reino, o rosto de Cristo, aquele que é, “posto a
favor dos homens no que se refere a Deus” (Hb 5,1).
Portanto, pelo convite que Deus nos fez, os chamados
comprometem-se a manifestar a presença de Cristo, único e sumo Pastor, no meio
do Rebanho que lhes foi confiado. Este rebanho é a Igreja que está presente em
todas as partes, com rosto multiforme, mas que se une pela mesma Cabeça: O
Cristo Sacerdote.
Os quatro primeiros chamados seguiram o Mestre e, com
Ele, aprenderam a ser santos para, só depois, mergulhados na Graça, sair e
pescar de um modo diferente, novo.
Galileia, terra de encontros... Jesus gasta tempo a
olhar as pessoas e a compreendê-las. Quando chama para o seguirem Simão e
André, Tiago e João, mostra-se humano não quebrando os laços da fraternidade;
os primeiros discípulos são chamados dois a dois. Deixar as redes, a barca e
sobretudo o pai é já tão exigente! A Galileia, símbolo dos indivíduos e dos
povos introduzidos na luz de um homem que põe de pé. Jesus leva-os consigo
através de um longo itinerário em que nenhum "impossível" é colocado
a priori, nem sequer a passagem para o outro lado do mar.
«Vinde após mim. Farei de vós pescadores de homens»
Vieram a ele como pescadores de peixes e tornaram-se
pescadores de homens, como ele dissera: “Eis que agora envio caçadores de
homens, e eles caçaram sobre todas as montanhas e todos os lugares elevados”
(Jr 16,16). Se ele tivesse enviado sábios, diriam que tinham persuadido o povo
e assim tinham ganho, ou que os tinham enganado e assim os agarraram. Se ele
tivesse enviado ricos, diriam que eles tinham dominado do povo alimentando-o,
ou que os tinham corrompido com dinheiro, e assim os tinham dominado. Se
tivesse enviado homens fortes, teriam dito que eles os tinham seduzido pela
força, ou ao contrário, pela violência.
Mas os apóstolos não tinham nada disso. O Senhor
mostrá-lo-á a todos pelo exemplo de São Pedro. Ele era pusilânime, porque ele
ficou aterrorizado à voz de um criado; era pobre, porque ele próprio não podia
pagar a sua parte do imposto: “Não tenho ouro nem prata” (Ac 3,6; Mt 17,
24-27). Ele não tinha cultura pois, quando negou o Senhor, nem foi capaz de se
defender pela astúcia.
Eles partiram pois, estes pescadores de peixes, e
alcançaram a vitória sobre os fortes, os ricos e os sábios. Grande milagre!
Fracos como eram, atraíram, sem violência, os fortes à sua doutrina; pobres,
ensinaram os ricos; ignorantes, fizeram os seus discípulos sábios e prudentes.
A sabedoria do mundo deu lugar a esta sabedoria que é ela própria a sabedoria
das sabedorias.
S. Efrém (306-373)
Comentário do Diatessaron
«Deixando logo as redes, seguiram-No»
Poderíamos pensar […]: «Terão abandonado assim tanta
coisa para seguirem o Senhor, estes dois pescadores que não tinham quase nada?»
[…] A verdade é que abandonaram muito, visto que renunciaram a tudo, por muito
pouco que esse tudo fosse. Nós, pelo contrário, apegamo-nos ao que temos e
procuramos avidamente o que não temos. Por isso, Pedro e André abandonaram
muito quando renunciaram ao simples desejo de possuir; abandonaram muito
porque, ao renunciarem aos seus bens, renunciaram igualmente ao que
ambicionavam. […]
Assim, quando vemos que alguns renunciaram a grandes
riquezas, não devemos pensar: «Gostaria muito de os imitar no seu desprezo por
este mundo, mas não tenho nada para abandonar, não possuo nada.» Abandonais muito,
meus irmãos, se renunciais aos desejos deste mundo. Com efeito, o Senhor
contenta-Se com os nossos bens exteriores, por muito pequenos que sejam; pois é
o coração que Ele tem em conta e não o valor das coisas: não Lhe interessa a
quantidade de coisas que Lhe sacrificamos, mas o amor que acompanha a nossa
oferenda.
Com efeito, pensando apenas nos bens exteriores, os
nossos santos comerciantes pagaram a vida eterna, a vida dos anjos, com as suas
redes e o seu barco. O Reino de Deus não tem preço e, por conseguinte, não te
custa nem mais nem menos do que aquilo que possuis.
São Gregório Magno (c. 540-604)
Homilias sobre o Evangelho, n° 5
Extraído
do site ecclesia.com.br
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