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SEMANA SANTA E PÁSCOA

M A I O

Domingo, 13 de junho de 2021.







«Domingo dos Santos Padres do
1° Concílio Ecumênico de Nicéia (325)»



(7º domingo da Páscoa - Modo 2º pl.)










Os cristãos orientais conservam viva a memória do solene evento realizado no ano 325 em Nicéia, em que foram condenados os erros de Ário. O fato de celebrar este acontecimento entre as festas da Ascensão e Pentecostes é um incentivo a reavivar a nossa fé no Verbo de Deus, verdadeiro homem, e que voltou para o Pai celestial donde nos enviou o Paráclito. 

É sabido que, entre os Padres dos Sete Concílios ecumênicos do primeiro milênio, o grupo dos bispos orientais formavam a maioria, mas não é tanto a eles que são elevados hinos de louvor; mais se insiste sobre a importância da Igreja, liberta dos erros, e se agradece com gratidão a Deus por tal acontecimento, como é claramente expresso no tropário principal, que é comum também às outras duas comemorações dos Padres dos Concílios. 

Remetemos à apresentação detalhada da comemoração de outubro em que será dado também o texto do tropário que começa com as palavras: "Infinitamente glorioso és tu, ó Cristo nosso Deus...". Ao Evangelho lê-se a Oração sacerdotal de Jesus (Jo 17,1-13). É uma súplica já bastante repetida entre os ecumenistas e que nos faz pensar nas muitas Igrejas agora separadas entre si, mas que têm em comum a fé professada no Concílio de Nicéia, doutrina fundamental e essencial para todos os cristãos. 

Na sexta-feira se conclui o Pós-festa da Ascensão e no sábado, vigília de Pentecostes, celebra-se a comemoração de todos os fiéis defuntos. 

FONTE: 
DONADEO, Madre Maria, O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Editora Ave Maria, 1990 





O Domingo dos Santos Padres do1° Concílio Ecumênico de Nicéia 

Protopresbítero Nicolás Milus 



A comemoração dos Santos Padres dos Concílios realiza-se no domingo após a festa da Ascensão do Senhor. Com a expansão da Igreja, surgiram interpretações dúbias da doutrina cristã, daí nasceram os Concílios Ecumênicos, reuniões universais de Bispos que decidiam junto aos Patriarcas (cinco em total) o que era ou não, a verdadeira fé. O primeiro concílio ocorreu em 325 e o sétimo e último, em 787, transcorrendo quase 500 anos de uma era conturbada dentro da Igreja. 

O Primeiro Concílio Ecumênico realizou-se na cidade de Nicéia, no ano 325, atendendo a um pedido do imperador Constantino Magno. Deliberou sobre o erro de Ário, sacerdote de Alexandria, que se referia a Jesus Cristo somente como um homem inspirado por Deus e não a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Assim as idéias de Ário foram condenadas como doutrina errônea e foram criados os sete primeiros pontos do Credo que professamos. 

O Segundo Concílio Ecumênico realizou-se no ano 381, conhecido como Constantinopla I, que foi convocado pelo imperador Teodósio e que condenou outro erro grave de Macedônio, Arcebispo de Constantinopla, que negava que o Espírito Santo fosse Deus, quer dizer, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que é a base da fé cristã. Neste Concílio completou-se o Credo - " Niceno-Constantinopolitano", o que se professa até hoje. 

O Terceiro Concílio Ecumênico realizou-se em Éfeso, no ano 431, convocado pelo imperador Teodósio II, no seu nome e do imperador Valentiniano III do Império Romano Ocidental, para condenar Nestório, Arcebispo de Constantinopla, que propagava a crença de que a Virgem Maria não era Mãe de Deus, quer dizer da Segunda Pessoa de Deus, mas somente de um homem chamado Jesus, mais uma vez negando a divindade do Senhor Jesus. De acordo com Nestório, o homem chamado Jesus era simplesmente unido a Deus de modo espiritual e não era necessariamente o seu Filho. 

O Quarto Concílio Ecumênico realizou-se em Calcedônia, no ano 451, convocado pelo imperador Marquiano, no seu nome e do imperador do Império Romano Ocidental. Este Concílio julgou Eutiques, monge de Constantinopla, que combateu Nestório de maneira equivocada, negando a humanidade de Jesus que está bem clara nas Sagradas Escrituras. Esta doutrina errônea chama-se Monofisitismo que vem do grego e significa "uma só natureza". Neste Concílio foi definitivamente estabelecido que Jesus tem duas naturezas, a Divina e a humana, sendo perfeitamente homem e Perfeitamente Deus. 

O Quinto Concílio Ecumênico, Constantinopla II, realizou-se no ano 553. Foi convocado pelo imperador Justiniano. Este Concílio condenou as obras escritas pelos seguidores do herege Nestório. 

O Sexto Concílio Ecumênico, Constantinopla III, realizou-se no ano 680. Foi convocado pelo imperador Constantino, Barbudo. Este Concílio combateu a corrente chamada Monotelista, que defendia a idéia de Cristo ter uma só vontade, a Divina, e que a vontade humana estava perfeita e absolutamente sujeita a esta Vontade Divina. Na verdade, a dualidade de vontades em Jesus Cristo não é contrariada uma pela outra, estando a vontade humana sujeita a Vontade Divina. (Lc 22,42). É nesta época que surge, historicamente, o Islamismo, analisado neste Concílio. Outro objeto de análise foi o destaque dado às novas Regras Apostólicas, transformadas no principal documento legislativo da Santa Igreja Ortodoxa (Nono Cânon). 

O Sétimo e último Concílio Ecumênico, Nicéia lI, realizou-se no ano 787. Foi convocado pela imperatriz Irene, em seu nome e do seu filho Constantino, para condenar um grupo de iconoclastas que queriam proibir a veneração das santos Ícones. Neste Concílio definiu-se e deliberou-se a doutrina ortodoxa da veneração dos Ícones. 



BIBLIOGRAFIA: 
«CHAMS» n.67, São Paulo, maio de 1998, pag. 62
Jaroslav K. Turkalo: «Narys istórií vselenskykh soboriv»
Compêndio da história dos Concílios Ecumênicos, New Haven - 1974.


Extraído do site: ecclesia.com.br




Vida dos Santos




Data de celebração: 13/06/2021

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Santa Aquilina, Mártir

Biografia:

Nos primórdios do Cristianismo, os fiéis do Oriente professavam grande veneração à Santa Aquilina, e seu nome aparece em quase todos os martirológios. São José, o Hinógrafo, compôs um ofício especial em sua honra com um hino em acróstico, isto é, a primeira letra de cada verso, na sucessão vertical, presta um louvor à santa, que o autor chama a sua mãe espiritual.

Aquilina era natural de Byblosa, Fenicia, filha de pais cristãos e batizada por Eutálio, bispo daquela diocese. Quando estava com doze anos, teve início a perseguição de Diocleciano, e a menina foi detida e levada perante o juiz Volusiano. Tendo confessado abertamente a sua fé, e quando todas as ameaças resultaram inúteis diante da postura firme e fé inquebrantável da santa, foi esbofeteada pelos soldados, açoitada com chicotes e, por fim, decapitada. A cabeça e o corpo da pequena mártir foram jogados nos campos, longe da cidade. Diz a tradição que um anjo apareceu e, juntou o corpo à cabeça de Aquilina, devoulveu-lhe à vida. No dia seguinte, retornando à cidade, Aquilina se apresentou diante do juiz Volusiano. Este, ao ver a sua vítima viva diante de si, ficou paralisado e mudo de assombro, porém, tão logo se recompôs, ordenou que a menina fosse novamente levada à prisão e decapitada. No dia seguinte, porém, quando os soldados entraram na cela para executar a sentença, encontraram Aquilina morta. O juiz insistiu para que sua ordem fosse levado a cabo. Os soldados executarm então a terrível sentença, decapitando pela segunda vez a menina e,em vez de sangue, do corte brotou leite.


Trad.: Pe. André


Extraído do site: ecclesia.com.br



Hino do dia




Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Celebrações do dia



1. Domingo (318) Pais do Primeiro Concílio Ecumênico

2. Agia Akylini

3. Santo Antipater, Bispo de Vostra

4. São Trifyllios Bispo de Ledra

5. São Tiago, o enganador, adorou o diabo

6. Santa Ana e João, seu filho

7. Testemunhas Míticas Sagradas

8. São Diodoro, a Esmeralda

9. Encontrando relíquias sagradas de Nicolau, o Hieromártir, em Karyas, Lesvos

10. Agios Evlogios Patriarca de Antioquia

11. São Filotão de Sklatainis

12. São João, o Velho, o jovem ourives e misericordioso, da Caldéia, na Ásia Menor


13. Osia Alexandra Abbess e fundadora do Mosteiro de Diveevo

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Leituras do dia



Matinas - João 21, 1-14

Epístola – Atos 20, 16-18; 28-36

Evangelho – João 17, 1-13

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Jejum


Livre

Permitido todos os alimentos.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)





































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