Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
A B R I L

Terça-feira, 18 de janeiro de 2022.








Atanásio e Cirilo, Patriarcas de Alexandria








Vida dos Santos





Ss. Atanásio e Cirilo, patriarcas de Alexandria







Data de celebração: 18/01/2022

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Ss. Atanásio e Cirilo, patriarcas de Alexandria (séc. IV e V)

Biografia:

Santo Atanásio nasceu entre os anos 295 e 296, no seio de uma família humilde de Alexandria. Deus lhe concedeu muitas virtudes, entre elas, uma fé profunda e uma grande capacidade intelectual, demonstrada em seus estudos. Aos 25 anos foi ordenado diácono pelo Patriarca Alexandros, de Alexandria. Participou do Primeiro Concilio Ecumênico, em Nicéia que tratou da heresia de Ário. Em 328, faleceu o Patriarca Alexandro, e Santo Atanásio foi eleito pelo clero e pelo povo como seu sucessor, contando com apenas 33 anos de idade. Iniciou um forte combate contra a heresia de Ário e, por causa disso, foi exilado cinco vezes por ordem do imperador Constantino, sofrendo toda espécie de penas. Sem dúvidas, com fé, valor e inesgotável paciência, saíu vencedor e destroçou os lobos de nosso ortodoxia. Com diz a Sagrada Escritura: «Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas» (1Tim 6,12). Estas palavras se fizeram realidade na vida de Santo Atanásio que no dia 2 de maio de 373, quando estava com 75 ou 77 anos de idade, entregou sua alma a Deus. Santo Atanásio foi reconhecido com um dos grandes escritores eclesiásticos e um dos grandes Santos Padres da Igreja.

São Cirilo, expressou sua compreensão do mistério cristão em seus escritos exegéticos, particularmente em sua interpretação do Evangelho de S. João e seus comentários sobre o Novo Testamento. São Cirilo foi um grande lutador contra as heresias e acirrado defensor da ortodoxia.


Santo Atanásio de Alexandria (†373)

Santo Atanásio foi desterrado cinco vezes por defender a religião. Nasceu na Alexandria, Egito, no ano de 297. Sendo ainda criança no ano 311, presenciou o martírio do seu bispo Pedro de Alexandria e de outros cristãos, mortos na perseguição que realizaram os pagãos. Soube com alegria que, no ano 313, o imperador Constantino declarava a liberdade religiosa para os cristãos. Com grandes qualidades para a oratória e uma brilhante inteligência, dedicou-se a preparar-se para o sacerdócio, e sendo diácono foi escolhido como secretário de Alexandre, arcebispo de Alexandria. Aos 23 anos escreveu seu primeiro livro sobre a Encarnação de Jesus Cristo. Naquele tempo apareceu em Alexandria um herege chamado Ario, que negava a natureza divina de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Atanásio se dedicou a combater este heresia. Colaborou para que os bispos do mundo se reunissem para discutir sobre esta heresia que tanto dano estava causando à Igreja.


Trad.: Pe. André


Extraído do site: ecclesia.com.br



Hino do dia




Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Celebrações do dia



1. Santos Atanásio, o Grande e Cirilo, Patriarcas de Alexandria

2. Agia Theodoulis e aqueles que acreditaram em seus Evagrios, Makarios, Helladios o Comentário e Assistente

3. Agia Xeni

4. São Markianos

5. Santo efraim

6. São Silvano, você praticou na Palestina

7. São Joaquim da Bulgária

8. São Máximo Bispo da Hungria

9. Santo Atanásio através de Christos Salos

10. Santo Atanásio da Rússia


Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Leituras do dia



Matinas - João 10, 1-9

Epístola - Hebreus 13, 7-16

Evangelho - Mateus 5, 14-19

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Jejum


Livre

Permitido todos os alimentos

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página