Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia - 29/06/2025

Vista Interna da Paróquia - 29/06/2025
Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

PROGRAMAÇÃO MENSAL

PROGRAMAÇÃO MENSAL
N O V E M B R O / 2 0 2 5

Domingo, 16 de abril de 2023.

 










Χριστὸς Ἀνέστη!

Christos Anestis!







Grande e Santa Páscoa






Na Grande e Santo Festa da Páscoa, os cristãos ortodoxos celebram a ressurreição dá vida de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esta festa das festas é o dia mais significativo na vida da Igreja. É uma celebração da derrota da morte, uma vez que nem a própria morte, nem o poder da sepultura poderia realizar o nosso cativo Salvador. Neste vitória que veio através da cruz, Cristo quebrou o jugo do pecado, e por meio da fé nos oferece restauração, transformação e vida eterna.


Semana Santa chega ao fim ao pôr do sol de Grande e Sábado Santo, como a Igreja se prepara para comemorar seu mais antigo e proeminente festival, Pascha, a festa das festas. O tempo de preparação vai dar lugar a um momento de realização. A luz gloriosa e resplandecente que emana do túmulo vazio irá dispersar a escuridão. Cristo, ressuscitado dos mortos, rachaduras fortaleza de morte e leva "cativo o cativeiro" (Salmo 67:19). Todas as limitações de nossa createdness está dilacerado. A morte foi tragada na vitória e vida é liberado. "Porque, assim como por um homem veio a morte, por um homem veio também a ressurreição dos mortos Pois como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados." (I Coríntios 15: 21-22). Pascha é o alvorecer da nova e interminável dia. A Ressurreição constitui a libertação mais radical e decisivo da humanidade.

A ressurreição de Jesus Cristo é a verdade fundamental e fato absoluto da fé cristã. É a experiência central e kerygma essencial da Igreja. Ela confirma a autenticidade da vida terrena notável de Cristo e reivindica a verdade de seu ensino. Ele sela toda a Sua obra redentora: Sua vida, o modelo de uma vida santa; Sua atraente e único ensino; Suas obras extraordinárias; e Sua incrível, a morte de criação de vida. Ressurreição de Cristo é a garantia da nossa salvação. Juntamente com Sua Ascensão traz à união perfeição de Deus conosco por toda a eternidade.

A ressurreição tornou possível o milagre da Igreja, que em todas as épocas e geração proclama e afirma "o plano de Deus para o universo, a divinização último do homem e da ordem criada." A profunda experiência de ea crença inabalável no Senhor ressuscitado permitiu aos apóstolos para evangelizar o mundo e capacitado a Igreja a superar o paganismo. A ressurreição revela o poder indestrutível e inescrutável sabedoria de Deus. Dispõe dos mitos ilusórios e sistemas de crença pelo qual as pessoas, desprovidas de conhecimento divino, tensão para afirmar o significado eo propósito de sua existência. Cristo, ressuscitado e glorificado, libera a humanidade dos delírios de idolatria. Nele a humanidade sepultura-bound descobre e está cheio de esperança incomparável. A ressurreição dá iluminação, energiza almas, traz o perdão, transfigura-mortas, cria santos, e dá alegria.

A ressurreição ainda não aboliu a realidade da morte. Mas revelou sua impotência (Hebreus 2: 14-15). Nós continuamos a morrer como resultado da queda. Nossos corpos decadência e cair. "Deus permite a morte de existir, mas transforma-lo contra a corrupção e sua causa, o pecado, e define um limite tanto a corrupção e pecado." Assim, a morte física não destruir a nossa vida de comunhão com Deus. Em vez disso, passamos da morte para a vida - a partir deste mundo caído para o reino de Deus.





Um dos mais simbólico dos ícones festivas da Igreja Ortodoxa é a da Santa Ressurreição. No centro deste evento radiante é Cristo puxando Adão e Eva se de suas tumbas. Os portões do reino da morte estão quebrados e jogados para baixo. Morte, personificada na forma humana é derrotado, e pés e mãos atados na parte inferior da cena. Recordamos as palavras alegres de São Paulo: "Ó morte, onde está o teu aguilhão, ó inferno, onde está tua vitória?" (1 Co 15:55) 



No fundo está o anfitrião do partido, tão numerosos que não pode ser descrita. Entre eles na frente da multidão são alguns dos justos mortos, ainda que agora revigorado pela Ressurreição. Rei Davi e seu filho Salomão são vistos nas coroas vestindo esquerda. Perto do centro é São João Batista. Por outro lado é Abel, filho de Adão e o primeiro homem a morrer. Ele usa um manto pastores e tem uma bengala. Muitos ícones deste assunto retratam grandes multidões com alguns outros profetas reconhecíveis.


Extraído do site: ecclesia.com.br



Vida dos Santos








Santas Virgens Ágape, Irene, Chiônia, mártires de Dálmata





Data de celebração: 16/04/2022

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Santas Virgens Ágape, Irene, Chiônia, mártires de Dálmata (início do séc. IV)

Biografia:

Viviam perto da cidade de Aquiléa, norte da Itália, no final do terceiro século. Ainda muito jovens ficaram órfãs e decidiram casar-se. Quando o imperador Diocleciano visitou Aquiléa, iniciou uma feroz perseguição contra os cristãos e muito rapidamente todos os cárceres estavam repletos. As três irmãs também foram presas e sofreram suplícios. Posteriormente, em uma cerimônia religiosa dedicada a elas, foi dito que nunca tiveram medo dos ataques das feras, nem mesmo quando estas dilaceravam seu corpo. Diz-se também que, durante os suplícios, vários milagres ocorreram, mas os torturadores não se davam conta. Ágape e Chiônia foram queimadas na fogueira, e Irene foi jogada em óleo fervente. Estes martírios aconteceram no ano 304. Os corpos de Ágape, Chiônia e Irene foram sepultados por santa Anastásia. As três irmãs tinham uma fé inquebrantável em Deus e não se atemorizaram ante as ameaças dos torturadores, oferecendo sua juventude em martírio por amor a Cristo. Entregaram suas vidas terrenas para obter a vida eterna e foram contempladas com a felicidade do Reino dos Céus. Por suas intercessões que o Senhor nos fortifique em nossos santos propósitos.

Trad.: Pe. Pavlos Tamanini


Extraído do site: ecclesia.com.br


Hino do dia



Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Celebrações do dia


1. Grande e Santa Páscoa

2. São Miguel de Vourliotis

3. São Amfilochios Makris da Ilha Sagrada de Patmos

4. Santos Felix o Bispo, janeiro o Élder, Fortunatos e Septeminos

5. Agios Leonidis e Agia Harissa, Niki, Galini, Kallida, Nunechia, Vasilissa e Theodora

6. Agia Irini

7. São Cristóvão, o Santo Mártir

8. Santos Agathon, Eftychia, Kasia e Filippa são os Confessores

9. São Teodora, a princesa

10. São João Batista por meio de Cristo

11. Santo Ambrósio, o Confessor do Patriarca da Geórgia

12. Encontro dos Santos Teotokos do Getsêmani na Rússia

13. Encontro dos Santos Teotokos de Tambov na Rússia

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Leituras do dia


Matinas - Marcos 16, 1-8

Epístola - Atos 1, 1-8

Evangelho - João 1, 1-17

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Jejum

Livre

Permitido todos os alimentos.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página