Oitava segunda-feira depois do Pentecostes
Vida dos Santos
Santa Cristina, Mártir
Data de celebração: 24/07/2023
Tipo de festa: Fixa
Santo (a) do dia: Santa Cristina, Mártir
Biografia:
Santa Cristina era a filha de um governante da cidade de Tira. Seus pais eram pagãos, mas pela providência de Deus, foi chamada com um nome que indicava o seu futuro cristão. Não havia naquela cidade, entre todas as jovens, uma mais bela e graciosa do que ela. Seu pai, desejando preservar sua virgindade, construiu uma habitação exclusivamente para ela e, pondo ali alguns ídolos, ordenou que ela os venerasse. Vivendo na solidão, Cristina contemplava o céu estrelado e, como Santa Bárbara, concluiu que devia haver um único Criador de todas as coisas. Deus lhe providenciou que conhecesse alguns cristãos que a ensinaram sobre a fé cristã. Cristina passou então a crer em Nosso Senhor Jesus Cristo, destruindo, com grande indignação, todos os ídolos que estavam em sua casa. Por causa disso, por ordem de seu pai, foi submetida a diferentes formas de tortura: foi espancada impiedosamente, teve seu corpo cortado com lâminas afiadas, foi queimada com fogo e depois jogada em uma cova com serpentes venenosas etc. Finalmente, os carrascos traspassaram com lanças e espadas o seu corpo, e assim foi como o Santa mártir Cristina sofreu por amor a Cristo no ano 300.
Trad.: pe. André
Santa Cristina, mártir cristã, séc. IV
Os registros gregos mostram como sua terra natal Tiro, na Fenícia, hoje conhecida como Tunísia, enquanto os latinos citam Bolsena, na Toscana, Itália. Estes relatos do antigo povo cristão contam que o pai de Cristina, Urbano, era pagão e um oficial do Império, que ao saber da conversão da filha, queria obrigá-la a renunciar ao Cristianismo. Por isso, decidiu trancar a filha numa torre na companhia das doze servas pagãs. Para mostrar que não abdicava da fé em Cristo, Cristina despedaçou as estátuas dos deuses pagãos existentes na torre e jogou janela abaixo as jóias que as adornavam, para que os pobres pudessem aproveitá-las. Quando tomou conhecimento do feito, Urbano mandou chicoteá-la e prendê-la num cárcere. Nem assim conseguiu a rendição da filha e, por isso, a entregou aos juízes.
Cristina foi torturada terrivelmente e depois lançada numa cela, onde três anjos celestes limparam e curaram as suas feridas. Como solução final, o governante pagão mandou que lhe amarrassem uma pedra ao pescoço e a jogassem num lago. Novamente anjos intervieram: sustentaram a pedra que ficou boiando na superfície da água e levaram a jovem até a margem do lago.
As torturas continuaram: Cristina foi novamente flagelada, depois amarrada a uma grade de ferro quente e colocada numa fornalha superaquecida, mordida por cobras venenosas e teve os seios cortados, antes de finalmente ser morta com duas lanças transpassando seu corpo.
Extraído do site: ecclesia.com.br
Hino do dia
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Celebrações do dia
1. Santa Cristina, o Grande Mártir
2. São Teófilo, o Novo Mártir de Zaquintos
3. Agios Kapiton
4. Saint Hymenaeus
5. Saint Hermogenes
6. Agios Athanasios de Kio
7. Santo Atenágoras, o ateniense, o apologista
8. São Simeão, a Neofania, de Tessalônica
9. Santos Borisos e Glievos, os Mártires
10. São Salobtinos Bispo de Jerusalém
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Evangelho - Mateus 16, 1-6
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Leituras do dia
Epístola - 1 Coríntios 9, 13-18
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Jejum
Livre
Permitido todos os alimentos.
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Livre
Permitido todos os alimentos.
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário