Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia - 29/06/2024

Vista Interna da Paróquia - 29/06/2024
Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

O U T U B R O

Domingo, 10 de setembro de 2023.

 



Domingo antes da Santa Cruz








A Festa da Exaltação da Santa Cruz


A Festa Litúrgica da Santa Cruz é tão importante no Calendário Litúrgico Bizantino, que inicia suas comemorações já no Domingo que a antecede, preparando o ambiente espiritual dos cristãos, dada a sua relevância. 

A Cruz para a Igreja é sinal e instrumento de Salvação. Por isso, os cristãos orientais, a veneramos gloriosa e vivificante, despida dos sentimentos mórbidos que poderiam ofuscar a sua magnitude. O sofrimento, as dores e a morte que o Senhor sofreu por meio dela, por mais terríveis que pudessem ser, fê-la veículo da nossa Salvação. 

O madeiro por onde escorreu o Sangue precioso do Cristo, não poderia ficar indiferente à Ressurreição do Senhor, pois o Sangue divino estava impregnado nele e o transformou. A Cruz, outrora símbolo da morte, ressuscitou com o Senhor , mostrando-se agora resplandecente. 

Próximo aos tabernáculos (Arthofórion) no interior dos quais estão guardados o Corpo e o Sangue de Cristo Ressuscitado, geralmente, faz par uma Cruz que nos reporta à figura bíblica da serpente de bronze que Moisés elevou no deserto, querendo nos recordar que a Ressurreição é fruto da Cruz assumida. 

Como cristãos não devemos olhar somente para a Cruz, porque nosso objeto de adoração é o Senhor Ressuscitado, e a Ele devemos render-lhe glória. A Cruz sobre a qual Jesus sofreu era, originalmente, apenas um instrumento material de sua morte. Mas, já na época dos apóstolos, ela se transformou em símbolo de redenção operada por Cristo e, portanto, símbolo da fé cristã. O que era execrável instrumento de condenação tornou-se, em Cristo, a âncora de Salvação para o mundo. Por isso São Paulo escreve:


«Nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, mas par os eleitos ele é a força e sabedoria de Deus.» ( 1Cor 1,23)

Deus pôs no santo Lenho da Cruz a Salvação da humanidade, para que a Vida ressurgisse de onde viera a morte. 

Da árvore do paraíso onde a serpente tentou Eva, nasceu o pecado. Da árvore que deu o lenho para a Cruz de Cristo nasceu a Vida em plenitude e a Salvação para a humanidade. E deste sagrado Lenho o Senhor atrairá para Si a todos e todas as coisas (Jo 12,32).

Não é pouco comum ouvirmos algumas pessoas dizerem que devemos carregar nossa cruz a cada dia com resignação, aceitando os sofrimentos. Constata-se uma supervalorização do símbolo da dor que ela representa. Se o Senhor carregou sua Cruz, cumprindo a vontade do Pai, também Ele ressuscitou. É nesta verdade que devemos embasar nossas esperanças e fé.

Nunca nos esqueçamos de que a Cruz ressuscitou com o Cristo e se tornou gloriosa e vivificante. 

«Diante da tua Cruz, ó Mestre, nos prostramos
e glorificamos a tua santa Ressurreição».



FONTES CONSULTADAS:
DONADEO, Madre Maria. O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ed. Ave Maria.



Extraído do site: ecclesia.com.br

 


Vida dos Santos





Santas Mártires Menodora, Metrodora e Ninfodora






Data de celebração: 10/09/2023

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Santas Mártires Menodora, Metrodora e Ninfodora († 310)

Biografia:

Estas três santas eram irmãs, naturais da Bitínia. O brilho e a beleza de suas almas e corpos era caracterizava estas santas mulheres. Os cuidados e hábitos deste mundo não as ocupava; em tudo, correpondiam ao que diz a 1ª Epístola a Timóteo: «Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes e se enfeitem com pudor e modéstia. Não usem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso» Por amor a Cristo deixaram a sua pátria e as suas confortáveis casas e foram viver numa colina próximo a uma fonte termal, onde viveram uma vida de ascese, cultivando ainda mais seus espíritos serenos. Por isso, essas santas mulheres foram abençoadas por Deus com o dom de curar as enfermidades, e assim socorriam especialmente os mais necessitados. Quando o governador Frontão soube das atividades destas três irmãs cristãs, ordenou que fosse trazidas. Estando em sua presença e vendo se tratar de três respeitosas mulheres, muito simpáticas, tranquilas e destemidas, mesmo diante dele, o monarca ficou muito impressionado e, temendo-as, ordenou que fossem torturadas.Com grande coragem elas suportaram o martírio e entregaram seus espíritos a Deus no ano 290. O governador queria queimar os corpos dos mártires, mas uma chuva torrencial apagou o fogo, e os corpos das Santas Mártires foram retirados pelos cristãos e sepultados com grande respeito.

Trad.: Pe. André

Extraído do site: ecclesia.com.br


Hino do dia



Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)

Celebrações do dia




1. Domingo antes da Santa Cruz

2. Agios Minodora, Mitrodora e Nymphodora

3. São Barbary

4. São Pedro Bispo de Nicéia

5. Santa Pulquéria, a rainha

6. São Apolo, Lucas e Clemente, os Apóstolos

7. Santa Ia

8. São Isaías, o construtor do Santo Real e Mosteiro de Stavropygian de Kykkos

9. Agia Eudokia "o jogo"

10. A memória da descoberta do sétimo ícone de Theotokos sob as azeitonas, no arbusto de Pagasitikos Nisos de Trekkers Malian

11. São Paulo Bispo de Nicéia

12. São Paulo, o Ascendente "na Caverna"

13. Assembléia de Nossa Senhora do Scrippus em Orchomenos

14. Assembléia de Nossa Senhora da Trikeriotissa


Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Leituras do dia



Matinas - Marcos 16, 9-20

Epístola - Gálatas 6, 11-18

Evangelho - João 3, 13-17

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Jejum


Livre

Permitido todos os alimentos.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página