Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia - 29/06/2024

Vista Interna da Paróquia - 29/06/2024
Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

O U T U B R O

Domingo, 4 de fevereiro de 2024.

 





15º Domingo de Mateus




«Os dois Mandamentos»


Quando perguntaram ao Mestre qual era o maior dos mandamentos, Ele respondeu: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com todas as tuas forças. Não há maior mandamento». E eu acredito nisso, porque diz respeito ao Ser essencial e primeiro, Deus nosso Pai, por Quem tudo foi feito, tudo permanece, e a Quem voltarão todos os que forem salvos. Foi Ele Quem nos amou primeiro, Quem nos fez nascer; seria sacrilégio pensar que exista um ser mais antigo e mais sábio. O nosso reconhecimento é ínfimo, comparado com as imensas graças que nos concedeu, mas não podemos oferecer-Lhe outro testemunho, a Ele que é perfeito e de nada necessita. Amemos o nosso Pai com todas as nossas forças e todo o nosso fervor e receberemos a imortalidade. Quanto mais se ama a Deus, mais a nossa natureza se mistura e se confunde com a Sua.

O segundo mandamento, diz Jesus, em nada fica atrás do primeiro: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo.» […] Quando o doutor da Lei pergunta a Jesus: «E quem é o meu próximo?» (Lc 10, 29), Ele não lhe responde com a definição judaica de próximo – o parente, o concidadão, o prosélito, o homem que vive sob a mesma lei; mas conta a história de um viajante que descia de Jerusalém para Jericó. Ferido pelos ladrões […], esse homem foi tratado por um Samaritano, que «se mostrou seu próximo» (v. 36).

E quem é meu próximo mais do que o Salvador? Quem teve mais piedade de nós quando os poderes das trevas nos abandonaram e golpearam? […] Só Jesus soube curar as nossas chagas e extirpar os males enraizados nos nossos corações. […] É por isso que devemos amá-Lo tanto quanto a Deus. E amar a Cristo Jesus é cumprir a Sua vontade e guardar os Seus mandamentos.


São Clemente de Alexandria (150 – c. 215)
Homilia «Que rico se pode salvar?»
(a partir da trad. col. Icthus, vol. 6, p. 42 rev.)

 


Mons. Irineo Tamanini​
Arquimandrita



Extraído do site: ecclesia.com.br





Vida dos Santos





Santo Isidoro







Data de celebração: 04/02/2024

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Santo Isidoro de Pelúsio, monge (†c. 449)

Biografia:

Isidoro nasceu no Egito por volta do ano 360. Foi um notável estudante e trabalhava como mestre (professor) ensinando catecismo para classes na igreja de Alexandria. Desde a sua juventude dedicou sua vida a Deus, consagrando-se monge quando ainda era jovem. Mais tarde, tornou-se superior de um monastério nos arredores de Pelúsio. Durante a sua vida, todos o considerados como um modelo de perfeição religiosa, e seu patriarca, São Cirilo, e outros prelados de sua época, o tratavam como um pai para todos.Escolheu São João Crisóstomo como modelo. Ainda existem suas duas mil cartas, cheias de excelentes instruções de piedade, que demonstram grande conhecimento da teologia. Estão tão bem redigidas, que segundo alguns entusiastas, poderiam ser utilizadas para substituir os clássicos no estudo da língua grega. Em suas páginas resplandecem a prudência, a humildade, o amor, o zelo intrépido e seu ardente amor a Deus. Este notável Santo morreu no ano 440.


Trad.: Pe. André


Extraído do site: ecclesia.com.br



Hino do dia



Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Celebrações do dia



1. Santo Isidoro de Pelusium

2. São Avramios, o Hieromártir, Bispo Arville da Pérsia

3. São José de Haleplis

4. São Nicolau, o Confessor, o Studita

5. São João, Bispo de Irinoupolis

6. Santa Jasmine, o Milagroso

7. São teoctistos

8. Santos Evagrios e Sios da Geórgia

9. São Nikitas "o da Pítia"

10. São Jorge o Príncipe

11. Santos Abraão e Kopris

12. São Cirilo, o Milagroso

13. 
Santa Dosithea Rainha da Rússia

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Leituras do dia



Matinas - Marcos 16:1-8
 
Epístola - II Coríntios 4:6-15

Evangelho - Mateus 22:35-46

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Jejum


Livre

Permitido todos os alimentos

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página