Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
SEMANA SANTA E PÁSCOA

M A I O

Domingo, 5 de maio de 2024.

 



Χριστὸς Ἀνέστη!

Christos Anestis!







Grande e Santa Páscoa






Na Grande e Santo Festa da Páscoa, os cristãos ortodoxos celebram a ressurreição dá vida de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esta festa das festas é o dia mais significativo na vida da Igreja. É uma celebração da derrota da morte, uma vez que nem a própria morte, nem o poder da sepultura poderia realizar o nosso cativo Salvador. Neste vitória que veio através da cruz, Cristo quebrou o jugo do pecado, e por meio da fé nos oferece restauração, transformação e vida eterna.


Semana Santa chega ao fim ao pôr do sol de Grande e Sábado Santo, como a Igreja se prepara para comemorar seu mais antigo e proeminente festival, Pascha, a festa das festas. O tempo de preparação vai dar lugar a um momento de realização. A luz gloriosa e resplandecente que emana do túmulo vazio irá dispersar a escuridão. Cristo, ressuscitado dos mortos, rachaduras fortaleza de morte e leva "cativo o cativeiro" (Salmo 67:19). Todas as limitações de nossa createdness está dilacerado. A morte foi tragada na vitória e vida é liberado. "Porque, assim como por um homem veio a morte, por um homem veio também a ressurreição dos mortos Pois como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados." (I Coríntios 15: 21-22). Pascha é o alvorecer da nova e interminável dia. A Ressurreição constitui a libertação mais radical e decisivo da humanidade.

A ressurreição de Jesus Cristo é a verdade fundamental e fato absoluto da fé cristã. É a experiência central e kerygma essencial da Igreja. Ela confirma a autenticidade da vida terrena notável de Cristo e reivindica a verdade de seu ensino. Ele sela toda a Sua obra redentora: Sua vida, o modelo de uma vida santa; Sua atraente e único ensino; Suas obras extraordinárias; e Sua incrível, a morte de criação de vida. Ressurreição de Cristo é a garantia da nossa salvação. Juntamente com Sua Ascensão traz à união perfeição de Deus conosco por toda a eternidade.

A ressurreição tornou possível o milagre da Igreja, que em todas as épocas e geração proclama e afirma "o plano de Deus para o universo, a divinização último do homem e da ordem criada." A profunda experiência de ea crença inabalável no Senhor ressuscitado permitiu aos apóstolos para evangelizar o mundo e capacitado a Igreja a superar o paganismo. A ressurreição revela o poder indestrutível e inescrutável sabedoria de Deus. Dispõe dos mitos ilusórios e sistemas de crença pelo qual as pessoas, desprovidas de conhecimento divino, tensão para afirmar o significado eo propósito de sua existência. Cristo, ressuscitado e glorificado, libera a humanidade dos delírios de idolatria. Nele a humanidade sepultura-bound descobre e está cheio de esperança incomparável. A ressurreição dá iluminação, energiza almas, traz o perdão, transfigura-mortas, cria santos, e dá alegria.

A ressurreição ainda não aboliu a realidade da morte. Mas revelou sua impotência (Hebreus 2: 14-15). Nós continuamos a morrer como resultado da queda. Nossos corpos decadência e cair. "Deus permite a morte de existir, mas transforma-lo contra a corrupção e sua causa, o pecado, e define um limite tanto a corrupção e pecado." Assim, a morte física não destruir a nossa vida de comunhão com Deus. Em vez disso, passamos da morte para a vida - a partir deste mundo caído para o reino de Deus.





Um dos mais simbólico dos ícones festivas da Igreja Ortodoxa é a da Santa Ressurreição. No centro deste evento radiante é Cristo puxando Adão e Eva se de suas tumbas. Os portões do reino da morte estão quebrados e jogados para baixo. Morte, personificada na forma humana é derrotado, e pés e mãos atados na parte inferior da cena. Recordamos as palavras alegres de São Paulo: "Ó morte, onde está o teu aguilhão, ó inferno, onde está tua vitória?" (1 Co 15:55) 



No fundo está o anfitrião do partido, tão numerosos que não pode ser descrita. Entre eles na frente da multidão são alguns dos justos mortos, ainda que agora revigorado pela Ressurreição. Rei Davi e seu filho Salomão são vistos nas coroas vestindo esquerda. Perto do centro é São João Batista. Por outro lado é Abel, filho de Adão e o primeiro homem a morrer. Ele usa um manto pastores e tem uma bengala. Muitos ícones deste assunto retratam grandes multidões com alguns outros profetas reconhecíveis.


Extraído do site: ecclesia.com.br



Vida dos Santos






Santa Irene de Tessalônica, Grande e Ilustre mártir






Data de celebração: 05/05/2022

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Santa Irene de Tessalônica, Grande e Ilustre mártir (séc. IV)

Biografia:
A Santa e grande mártir Irene nasceu na cidade de Magedon, na Pérsia durante o século IV. Era filha do rei pagão Licínio, e seus pais lhe deram o nome de Penélope. Já em sua juventude Irene aceitou a fé cristã, compreendendo a futilidade da vida pagã. Segundo a tradição, foi batizada pelo apóstolo São Timóteo, discípulo do apóstolo São Paulo. Desejando dedicar sua vida de forma plena ao Senhor, Irene renunciou ao casamento. Ao conhecer mais profundamente a fé cristã, procurou convencer seus pais para que se convertessem ao cristianismo. O pai de Irene começou, a princípio, a ouvir as suas palavras com benevolência, mas logo ficou indignado com ela e, quando ela se negou a adorar os ídolos, ele e jogou-a sob as patas dos cavalos selvagens. Sem tocar a mártir, os cavalos se jogaram sobre o pai de Irene e o esmagaram até a morte. Quando, por suas orações, foi trazido de volta à vida, ele, sua família e mais de 3000 pessoas aderiram à fé cristã.

Depois disso, Santa Irene começou de forma determinada a profetizar sobre Jesus Cristo entre os povos da Macedônia tendo sido, por causa disso, sendo submetida a freqüentes sofrimentos e humilhações. Por ordem do governador de Sedeka, Santa Irene foi jogada em um poço com víboras. Retirada com vida, mais tarde, finalmente foi amarrada a uma roda de moinho. Os sofrimentos da santa eram acompanhados por sinais miraculosos, atraindo muitas pessoas à fé em Cristo: As víboras não tocaram Irene; as serras não marcaram seu corpo; a roda de moinho parou de girar. O próprio carrasco, Vavodón, passou a crer em Jesus Cristo e foi batizado. No total, graças à Irene, cerca de 10 mil pagãos tornaram-se cristãos. Quando o Senhor predisse a Irene em que ela morreria, foi para uma caverna no interior de uma montanha perto da cidade de Éfeso, e a seu pedido a entrada foi fechada com pedras. No 4º dia seus conhecidos retornaram à gruta e não encontraram o corpo de Irene. Todos compreenderam que ela foi levada pelo Senhor ao céu. Na antiga Bizâncio a comemoração de Santa Irene era muito reverenciada. Em Constantinopla vários emagníficos templos foram construídos em sua memória.

Trad.: Pe. André Sperandio


Extraído do site: ecclesia.com.br



Hino do dia




Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Celebrações do dia



1. Santa Irene, o Grande Mártir

2. Santo Eutímio, o Bispo Milagroso de Madytos

3. Santo Efraim, o Grande Mártir e Milagreiro

4. Santos Neófitos, Gaios e Gaianos são as Testemunhas

5. Comemoração da inauguração da igreja dos Santos Teotokos em Kyros

6. Santos Ireneos, Irene e Peregrinos são as Testemunhas de Thessaloniki

7. São Miguel de Radonez

8. Santo Bispo Élder de Milão

9. São Adriano da Rússia

10. Encontro dos Santos Teotokos em Sierpokhov, Rússia

11. Santa Marta de Monemvasia

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Leituras do dia


Matinas - Marcos 16, 1-8

Epístola - Atos 1, 1-8

Evangelho - João 1, 1-17

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Jejum

Livre

Permitido todos os alimentos.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página