Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia - 29/06/2024

Vista Interna da Paróquia - 29/06/2024
Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

D E Z E M B R O

Sexta-feira, 4 de outubro de 2024.

 




Sexta-feira da terceira Semana de Lucas









Vida dos Santos






Santo (Abba) Amon, Padre do deserto






Data de celebração: 04/10/2024

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Santo (Abba) Amon, Padre do deserto

Biografia:

Diz-se que Santo Amon foi o primeiro dos Padres do Egito, e que fundou um monastério em Nitria, tornando-se um dos mais célebres ermitães do deserto. Depois da morte de seus pais, que eram pessoas de muitas posses, seu tio e outros parentes obrigaram o jovem a se casar. Nessa época Amon estava com vinte e oito anos de idade. Lendo para a sua esposa os louvores de São Paulo, no estado de virgindade, conseguiu convencê-la a viver com ele em absoluta continência durante 18 anos. Amon se mortificava severamente, preparando-se para a austeridade da vida do deserto. Passava dias inteiros entregue ao trabalho, numa grande plantação de árvores de bálsamo. Ceava com sua esposa algumas ervas e frutos, retirando-se depois para a oração que se estendia noite adentro. Quando seu tio e os outros parentes que tinham interesse em que permanecesse na vida do mundo morreram, Amon conseguiu o consentimento de sua esposa e retirou-se ao deserto de Nitria. Sua esposa reuniu em sua casa uma comunidade de mulheres devotas, e Santo Amon as visitava duas vezes ao ano para dirigi-las no caminho da vida espiritual.

Nítria se chama, atualmente Wady Natrun, estando situada há uns cento e dez quilômetros ao sudeste de Alexandria. Há uma descrição deste lugar que diz o seguinte: «É um pântano doentio e coberto de ervas, infestado de répteis e insetos venenosos. Existem bons e maus oásis. O oásis pantanoso de Nítria recebeu esse nome porque suas águas são salgadas. Os ermitães o elegeram porque era ainda pior que o deserto».

Os primeiros discípulos de Santo Amon viviam em celas separadas até que Santo Antônio, o Grande, os aconselhou que se reunissem sob a direção de um diretor sensato. No entanto, o monastério não passava, até então, de uma espécie de colônias de celas independentes. O próprio Santo Antônio escolheu o lugar para o seu grupo de monges. Santo Amon e Santo Antônio costumavam visitar-se um ao outro com freqüência.

Santo Amon levava uma vida de muita austeridade. Desde que chegou ao deserto, acostumou-se a alimentar-se de pão e água e apenas uma vez ao dia e, às vezes, a cada três ou quatro dias. Assim o fez até o fim de seus dias. Entre os muitos milagres atribuídos a ele, Santo Atanásio faz referência a um em sua obra «A Vida de Santo Antão». Em certa ocasião, Santo Amon precisou cruzar o rio em companhia de um de seus discípulos, Teodoro, As águas tinham alcançado um nível elevado. Se discípulo se afastou um pouco para despir-se. Santo Amon não gostava de despir-se para atravessar o rio, mesmo quando estava sozinho. De súbito, foi transportado, milagrosamente para a outra margem. Quando chegou a sua vez, Teodoro percebeu que seu mestre não estava molhado. Perguntou-lhe, então, o que havia acontecido. Santo Amon não viu outra saída senão revelar a Teodoro o milagre, na condição de que seu discípulo prometesse não revelar nada a ninguém enquanto ele, Amon, estivesse vivo. E viveu até alcançar a idade de setenta e dois anos. Santo Antônio encontrava-se, então, a uma distância de treze dias de viagem, e soube que seu amigo havia morrido através de uma visão em que presenciou a alma de Santo Amon subindo aos céus.


Trad.: Pe. André


Extraído do site: ecclesia.com.br



Hino do dia





Bispo de São João Batista de Atenas


Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Celebrações do dia




1) - São Hierotheos Bispo de Atenas

2) - Santo Mártir Domnini e suas filhas Vernicus e Predictus

3) - São João, o Lamphead

4) - São Pedro, o Hieromártir, do Capitólio

5) - São Avdaktos e Calistenes, sua filha

6) - Santo Amon, o Egípcio

7) - Santos Faustos, Gaius, Eusebius, Hieromonks, o Diácono

8) - Remoção das Relíquias Sagradas de Saint Guria

9) - Recordação do Bispo de Tver e Kazan das Santas Relíquias de São Varanasi

10) - São Teodoro "de Tamasos"

11) - Saint Edouin

12) - Todos os Santos Hierarcas em Novgorod, Rússia

13) - São Amônio da Lavra das Cavernas

14) - São Pedro, o Ampliado

15) - Oséias Anna, a princesa

16) - Encontro de Nossa Senhora das Batatas Amarelas na Austrália

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Leituras do dia



Epístola - Gálatas 4, 8-21

Evangelho - 
Lucas 7, 31-35

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)




Jejum



Rigoroso

Abster-se de carne, laticínios, ovos, azeite, peixe e vinho.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página