Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia - 29/11/2025

Vista Interna da Paróquia - 29/11/2025
Visita Pastoral de Dom Iosif e Dom Melétios

PROGRAMAÇÃO MENSAL

PROGRAMAÇÃO MENSAL
F E V E R E I R O / 2 0 2 6

Domingo, 15 de fevereiro de 2026.

 




«Domingo do Juízo Final» (Domingo da Carne)


Leitura bíblicas: Epístola: 1Cor 8,8–13; 9,1–2 | Evangelho: Mt 25,31–46


No Terceiro Domingo do Triódion, a Igreja põe diante de nós a memória do Juízo Final, não para nos prender ao medo, mas para acordar o coração para aquilo que pesa, de fato, diante de Deus: a vida convertida em misericórdia. Por isso os santos Padres colocaram esta comemoração logo após as parábolas do Publicano, do Fariseu e do Filho Pródigo, para que ninguém transforme a filantropia divina em pretexto para a negligência, mas seja despertado à vigilância e às virtudes.

1) O Evangelho: o “critério” do Juízo é o amor feito obra

Em Mateus 25, o Rei não pergunta por méritos extraordinários, nem por façanhas raras. O Senhor interroga sobre o que está ao alcance de todos: alimentar, dar de beber, acolher, vestir, visitar, consolar — e fazê-lo a partir de um reconhecimento decisivo: “a Mim o fizestes”. O mistério é simples e tremendo: Cristo Se oculta “nos mais pequeninos”, e a medida do nosso amor a Deus torna-se inseparável do cuidado concreto pelo próximo.

São Gregório, o Teólogo, exprime isso de modo luminoso: ao falar dos pobres, recorda que Cristo “assume o rosto do necessitado” e identifica-Se com eles; e, por isso, o amor ao indigente torna-se veneração do próprio Senhor.

Aqui convém insistir pastoralmente: o pecado condenado no Evangelho não é apenas a crueldade explícita; é, sobretudo, a indiferença. Os “cabritos” não são acusados de ter cometido violências, mas de ter deixado de amar quando tiveram ocasião. A omissão pode ser, espiritualmente, uma forma de endurecimento: o coração se acostuma a passar ao largo.

2) A Epístola: nem alimento, nem “liberdade” — mas o irmão

São Paulo parece, à primeira vista, tratar de um tema menor (“alimentos”). Mas ele toca o nervo da vida cristã: “o alimento não nos aproxima de Deus” (1Cor 8,8); porém, a forma como uso minha liberdade pode ferir o outro, escandalizá-lo, derrubá-lo. E então o Apóstolo chega ao ponto de dizer: se algo meu faz meu irmão cair, eu renuncio. Eis a lógica apostólica: a liberdade cristã é sempre “limitada” pelo amor.

O início do capítulo 9 reforça a mesma atitude: Paulo tem direitos, autoridade e dignidade apostólica, mas aprende a não viver para si. A verdadeira força não é impor-se; é oferecer-se. Assim, a Epístola prepara a entrada na Quaresma com uma pedagogia muito concreta: não basta “cumprir” regras; é preciso curar o egoísmo — e isso aparece na maneira como tratamos pessoas reais.

3) A ligação com o jejum: a abstinência só é cristã quando vira misericórdia

A proximidade da Quaresma não transforma este domingo numa “aula sobre comida”, mas numa convocação: se vamos reduzir a mesa, é para ampliar o coração. O Evangelho do Juízo torna-se, então, a chave do jejum: não jejuamos para “sentirmo-nos corretos”, mas para tornar-nos mais disponíveis; para que a carne (os impulsos, a avareza, a autossuficiência) perca força, e cresça a compaixão.

São João Crisóstomo é incisivo ao ensinar que a honra prestada a Cristo no culto não pode contradizer a honra negada a Cristo no pobre: não se pode venerar a “Mesa” santa e desprezar a mesa do irmão indigente; a reverência litúrgica pede coerência na misericórdia.

E aqui se forma uma orientação muito prática para a homilia:se o jejum não me torna mais paciente, mais atento, mais desprendido, ele perdeu o rumo;

se a abstinência não abre espaço para partilha, ela pode virar vaidade;

se a oração não me conduz à visita, ao acolhimento e ao perdão, ela se resseca.

Fontes e referências bibliográficas:​

BÍBLIA SAGRADA. Novo Testamento. 1Cor 8,8–13; 9,1–2; Mt 25,31–46.

AKSELBERG, Kristian (Pe.). Sermon – Judgement (Meatfare) Sunday. Londres: St Andrew’s Greek Orthodox Cathedral, 7 mar. 2021. Disponível em: https://www.standrewsgreekorthodoxcathedral.co.uk/sermon-judgement-meatfare-sunday/. Acesso em: 13 fev. 2026.

ELPIDOPHOROS (Lambriniadis), Arcebispo da América. Homily on the Sunday of the Last Judgment (Meatfare). The Orthodox Observer, 10 mar. 2024. Disponível em: https://www.orthodoxobserver.org/homily-on-the-sunday-of-the-last-judgment-meatfare/. Acesso em: 13 fev. 2026.

BYBLOS ECCLESIA. Blog Sophia (coleção de excertos patrísticos temáticos – “Evangelho Cotidiano”). Disponível em: https://byblos.ecclesia.org.br/blog-sophia/. Acesso em: 13 fev. 2026.

CONSTITUIÇÕES APOSTÓLICAS. Livro V, cap. 20. In: ROBERTS, Alexander; DONALDSON, James (eds.). Ante-Nicene Fathers. v. 7. Buffalo, NY: Christian Literature Publishing Co., 1886.

CRISÓSTOMO, João. Homilias sobre o Evangelho de Mateus (comentários ao núcleo temático de Mt 25,31–46). In: MIGNE, J.-P. (ed.). Patrologia Graeca (PG). Paris: J.-P. Migne, 1862. v. 58.

CRISÓSTOMO, João. Homilias sobre a Primeira Epístola aos Coríntios (comentários a 1Cor 8). In: MIGNE, J.-P. (ed.). Patrologia Graeca (PG). Paris: J.-P. Migne, 1862. v. 61.

MÁXIMO, o Confessor. Quatro Centúrias sobre a Caridade (Capita de caritate). In: MIGNE, J.-P. (ed.). Patrologia Graeca (PG). Paris: J.-P. Migne, 1865. v. 90.

TRIÓDION (TRIODION). Domingo do Juízo (Domingo da Carne): sinaxário e peças temáticas da memória litúrgica do Juízo e das obras de misericórdia (texto tradicional, com ampla circulação em edições e compilações online


Extraído do site: ecclesia.com.br




Vida dos Santos



Santo Onésimos






Data de celebração: 15/02/2026

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: Santo Onésimos, apóstolo [dos 70] (séc. I)

Biografia:
Santo Onésimos era escravo de Filêmon, homem importante de Colossos, na Frigia, que se converteu à fé cristã através do apóstolo São Paulo. Quando fugia da justiça, acusado de roubar seu senhor, Onésimo entrou em contato com São Paulo que se achava em Roma. São Paulo o converteu, o batizou e o enviou à casa de Filêmon com uma carta de recomendação. Filêmon perdoou então seu escravo arrependido e o reenviou a São Paulo. São Jerônimo e outros autores escrevem que Onésimo e Tiquio foram os portadores da carta que São Paulo escreveu aos colossenses. Os dois foram sempre orientados pelo Apóstolo Paulo e se transformaram em pregadores do Evangelho e, mais tarde, foram consagrados bispos. Onésimo foi consagrado Bispo de Éfeso por São Paulo. Após o episcopado de Timóteo, afirma-se que o antigo escravo e Bispo de Efeso, Onésimo, foi levado prisioneiro à Roma e lá morreu apedrejado. Suas relíquias posteriormente foram trasladadas para Éfeso onde são veneradas até hoje.

Trad.: Pe. Pavlos


Extraído do site: ecclesia.com.br



Hino do dia


Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Celebrações do dia



1. St. Onésimo Apóstolo

2. Santo Eusébio

3. São Anthimos VAGIANOU na Chio

4. São João Koulakiotis em Thessaloniki

5. São Maior

6. Sinaxe da diaconisa Santo Apóstolo e Evangelista John de

7. São Pafnoutios o Recluso

8. São Dalmácio ex Sibéria

9. Sinaxe do Theotokos em Vilensk

10. Sinaxe da Virgem Maria na Dalmácia

11. Sinaxe do Theotokos em Vensk

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Leituras do dia


Matinas - Marcos 16, 9-20

Epístola - I Corintios 8, 8-13; 9, 1-2

Evangelho - Mateus 25, 31-46

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Jejum



Livre

Permitido todos os alimentos

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página