«Domingo do Perdão» (ou dos Lacticínios)
(7° antes da Páscoa - Modo 4)
A expulsão de Adão e Eva do Paraíso. Memória de Santo Atanásio, o Confessor, de Constantinopla († 821)
Neste
dia realiza-se, nas igrejas ortodoxas, um rito especial durante o
qual todos, começando pelos sacerdotes, pedem perdão uns aos outros
pelas ofensas cometidas, intencionais ou não. A Quaresma é um tempo
de intensa luta contra o pecado e é muito importante começar o
jejum com uma consciência limpa, sem o peso de saber que estamos em
divida moral com alguém. O Evangelho nos diz que, se não perdoarmos
aos outros as suas faltas, o Pai também não nos perdoará as
nossas. Neste dia, vamos à Igreja para pôr em prática estas
palavras, aproximando-nos uns dos outros e pedindo perdão. E
ouviremos a resposta tradicional: «Deus perdoará!» Com o perdão,
começamos o caminho rumo ao renascimento espiritual, e o Senhor nos
ajudará a dar este primeiro passo. «Abençoai e perdoai-me, pais,
irmãos e irmãs!»
Matinas
Tropário:
As
discípulas do Senhor aprenderam do Anjo a anunciar jubilosamente a
ressurreição e rejeitaram a sentença dos nossos primeiros pais e
conversaram com os Apóstolos, orgulhosas, dizendo: A morte já é
cativa e o Cristo Deus já ressuscitou, dando ao mundo grande
misericórdia.
Glória
ao Pai ,
ao Filho e ao Espírito Santo,
As
discípulas do Senhor aprenderam do Anjo a anunciar jubilosamente a
ressurreição e rejeitaram a sentença dos nossos primeiros pais e
conversaram com os Apóstolos, orgulhosas, dizendo: A morte já é
cativa e o Cristo Deus já ressuscitou, dando ao mundo grande
misericórdia.
Agora,
sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Mistério
desconhecido dos anjos; mistério oculto desde toda a eternidade; ó
virgem, por Ti Deus se revelou a todos os habitantes da terra;
uniu-se à carne sem corrupção, e livremente aceitou a cruz por
nós; ressuscitou o primeiro homem e salvou nossas almas da morte.
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Katisma:
As
santas mulheres olharam para a entrada do túmulo, mas, não poderam
suportar o brilho flamejante do anjo. Assustadas e tremendo, elas
diziam: "Roubaram aquele que abriu as portas do céu ao bom
ladrão? Será que ressuscitou Aquele que, antes de sua paixão,
havia proclamado sua ressurreição? Em verdade, o Cristo, nosso
Deus, ressuscitou dando aos que estavam no inferno. A vida e a
ressurreição."
Glória
ao Pai , Filho e ao Espírito Santo.
Ó
meu salvador, livremente escolheste a cruz. Homens mortais Te
colocaram em um sepulcro novo, a Ti que com Tua palavra,
estabeleceste os .confins do universo. Despojaste a morte e todos os
habitantes dos infernos cantam a Tua vivificante ressurreição,
clamando: "Cristo ressuscitou, ele que é o dispensador da vida
e permanece pelos séculos dos séculos."
Agora,
sempre e pelos séculos dos séculos.
Theotokion:
Os
coros dos anjos, ó puríssima, ficaram tomados de terror, diante do
terrível mistério do teu parto. Como tu tens em teus braços Aquele
que, com um só gesto tem todo o universo? Como Aquele que existe
antes dos séculos, nasce e se alimenta de teu leite, aquele que cuja
inefável bondade alimenta todo o ser vivente? Os anjos te bendizem e
te proclamam a verdadeira Mãe de Deus.
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Ypakoí:
As
portadoras de aromas se apressaram em proclamar aos Apóstolos a
boa-nova de Tua gloriosíssima Ressurreição, e anunciaram que Tu
havias ressuscitado como Deus, ó Cristo, e concedeste ao mundo Tua
grande misericórdia.
Antífona
(sl. 128):
Desde
minha juventude, numerosas são as paixões que me assaltam, mas Tu,
ó meu Salvador, protege-me e salva-me. Vós que odiais Sião, sede
confundidos pelo Senhor, pois, como a erva pelo fogo, sereis
dissecados.
Glória
ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos
dos séculos. Amém.
Pelo
Espírito Santo, toda a alma vive, pela pureza se eleva e pelo
mistério sagrado da unidade Trinitária, ela se ilumina.
Prokimenon
(salmo 44):
Levanta-Te,
Senhor, vem em nosso socorro, resgata-nos pela glória de Teu nome.
(2
vezes).
Stichos
Ó
Deus, ouvimos com nossos próprios ouvidos (repete
a primeira).
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Evangelho:
Lc
24, 1-12
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus
Cristo, segundo o Evangelista São Lucas.
Naquele
tempo, no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao
sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas
outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E,
entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. E aconteceu que,
estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto
delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas muito
atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram:
Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas
ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia,
dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de
homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite. E
lembraram-se das suas palavras. E, voltando do sepulcro, anunciaram
todas estas coisas aos onze e a todos os demais. E eram Maria
Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas
estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos. E as suas
palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram. Pedro, porém,
levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis
ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso.
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Kondakion:
Meu
Salvador e meu libertador,
saiu
do sepulcro
desligou
e ressuscitou todos os habitantes da terra,
Ele o boníssimo,
Ele
o nosso Deus.
Ele
destruiu as portas do inferno.
O
Senhor de todas as
coisas
ressuscitou ao terceiro dia.
Ikós:
Cristo
doador da vida, ressuscitou
dos mortos,
depois
de
três dias,
deixou seu túmulo e em sua força,
“Ele
quebrou as
portas
da morte condenou o inferno destruindo a morte
e libertando
Adão
e Eva.
Habitantes
da terra, celebremo-Lo
e
rendemos-lhes
graças; clamemos, sem cessar seu louvor.
Três
dias sepultado,
Ele ressuscitou porque Ele é o único forte, o único
Deus,
o único
Senhor.
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Exapostilário
Tornemo-nos
iluminados pelas virtudes para poder ver os dois homens vestidos com
roupas brilhantes dentro do túmulo do doador da vida, que apareceram
às portadoras de mirra, fazendo-as compreender a ressurreição do
celestial Senhor. Correndo com Pedro ao túmulo, elas puderam ver o
estranho acontecimento: O Cristo com vida!
Theotokion
Ó
Senhor, quando clamaste, nos trouxeste alegria compensando a tristeza
dos primeiros anos; com a Tua ressurreição alegras-Te o mundo. Por
isso, ó doador da vida, pela intercessão de Tua Mãe, envia-nos uma
luz que ilumine os nossos corações; luz de Tua piedade, para clamar
a Ti, ó amigo dos homens, ó Senhor encarnado, glória a Ti.
Laudes
1º
Tu,
que suportaste a cruz e a morte; Tu, que ressuscitaste dos mortos,
Cristo, ó Senhor todo poderoso, nós glorificamos a Tua
ressurreição.
2º
Cristo,
Tu me livraste por Tua cruz da antiga maldição. E por Tua morte,
reduziste à impotência o demônio, tirano de nossa raça. Por Tua
ressurreição tornaste repletas de alegria todas as coisas. Nós
também Te clamamos: “Senhor, ressuscitado dos mortos, glória a
Ti!”.
3º
Por
Tua cruz, ó Cristo Salvador, conduze-nos à Tua verdade e livra-nos
das ciladas do inimigo. Ressuscitado dos mortos, perdoa nossos
pecados, estende Teu braço, Senhor, amigo do homem, pelas
intercessões de Teus santos.
4º
Sem
deixar o seio de Teu Pai, ó Filho único e Verbo de Deus, por amor
ao homem, vieste à Terra; Tu Te tornaste homem sem Te alterar e na
Tua carne assumiste a cruz e a morte; Tu, o Deus impassível
ressuscitaste dos mortos e deste a imortalidade ao gênero humano,
porque és o único todo poderoso.
5º
Ó
Salvador, Tu dignaste sofrer a morte em Teu corpo e nos trouxeste a
imortalidade. Permaneceste no túmulo para nos livrar do inferno e
nos ressuscitar contigo. Como verdadeiro homem sofreste a paixão;
como verdadeiro Deus, ressuscitaste dos mortos; nós Te clamamos:
“Glória a Ti, doador da vida, Senhor, único amigo do homem”.
6º
Ó
Salvador, as pedras se fenderam quando a Tua cruz foi implantada no
gólgota; os guardas tremeram às portas do inferno quando foste
colocado no túmulo como morto; porque aniquilaste a força da morte,
dando a incorruptibilidade a todos os mortos por Tua ressurreição,
ó Salvador; Senhor, doador da vida, glória a Ti!
7º
As
Santas mulheres, ó Cristo, ó Deus, quiseram ver a Tua ressurreição.
Maria Madalena foi a primeira a chegar; ela encontrou a pedra do
túmulo rolada e um anjo sentado que lhe diz: “Porque procurais o
vivo entre os mortos? Ele é Deus. Ele ressuscitou para salvar todos
os seres”.
8º
Onde
está Jesus que pensais deter? Falai, ó judeus; onde está Aquele
que havíeis colocado no túmulo? Sobre quem havíeis selado a pedra?
Dai-nos o sepultado ou crede no ressuscitado! Vós silenciais a
ressurreição do Senhor, mas as pedras gritam, e, em primeiro lugar,
a pedra rolada da porta do túmulo! Grande é a Tua graça, grande é
o mistério da Tua encarnação, ó nosso Salvador, glória a Ti!
Eothinon
Glória
ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ó
Cristo, as mulheres foram de madrugada ao Teu Sepulcro, mas elas não
encontraram o Teu corpo; estando espantadas, lhes apareceu um anjo
com vestes brilhantes e disse-lhes: “Porque procuram o vivo dentre
os mortos? Ele ressuscitou como havia prometido. Porque esqueceste
suas palavras?”. Elas, com confiança, anunciaram aos discípulos
tudo o que viram, porém eles receberam tal notícia com zombaria,
porque duvidaram. Mas Pedro correu ao Sepulcro e viu o que
tinha
acontecido e, maravilhado, glorificou os Teus milagres.
Agora,
sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion
Bendita
e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele
que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição,
destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por
isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor
estará em minha boca (2 vezes).
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Ó
Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno,
eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e
quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e,
através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único
Misericordioso.
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Divina
Liturgia
Tropário
da Ressurreição - 4º tom:
As
discípulas do Senhor aprenderam do Anjo a anunciar jubilosamente a
ressurreição e rejeitaram a sentença dos nossos primeiros pais e
conversaram com os Apóstolos, orgulhosas, dizendo: A morte já é
cativa e o Cristo Deus já ressuscitou, dando ao mundo grande
misericórdia.
Tropário
de São Pedro e São Paulo.
Príncipes
dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São Paulo, rogai
ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas
almas a sua grande misericórdia.
Kondakion
– 4º tom:
Glória
ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
O
Salvador e Redentor meu, sendo Deus, rompeu as portas do Hades,
libertando de suas cadeias os habitantes da terra, e, sendo Soberano,
ressuscitou ao terceiro dia.
Theotokion
– 4º tom:
Agora,
sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
O
mistério eternamente oculto e dos anjos desconhecido, através de
ti, ó Mãe de Deus, encarnando-se, apareceu na terra,
voluntariamente aceitou a Cruz, e com ela ressuscitou o primeiro
criado, e salvou da morte as nossas almas.
Kondakion
Próprio:
Tu,
Senhor, Orientador para a sabedoria e Doador da prudência, Mestre
dos ignorantes e amparo dos desafortunados, fortalece meu coração e
dota-o de compreensão. Dá-me
o poder da palavra, ó Verbo do Pai,
pois não deterei meus lábios para te aclamar: «Tem piedade de mim, ó Misericordioso!»
pois não deterei meus lábios para te aclamar: «Tem piedade de mim, ó Misericordioso!»
Kondakion
de São Pedro e São Paulo:
Levaste,
Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois infalíveis
pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois
preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o
único.
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Prokimenon:
Tu
és bendito Senhor, Deus de nossos pais e teu nome é louvado e
glorificado pelos séculos.
Pois
és justo em todas as coisas que nos fizeste tuas obras são
verdadeiras e retos os teus caminhos.
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Epístola
Rm
13, 11-14, 4
Leitura
da Epistola do Apóstolo São Paulo aos Romanos.
Irmãos,
Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já
é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que
quando abraçamos a fé. A noite vai adiantada, e o dia vem chegando.
Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.
Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada
de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de
contendas, nada de ciúmes. Ao contrário, revesti-vos do Senhor
Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos
apetites. Acolhei aquele que é fraco na fé, com bondade, sem
discutir as suas opiniões. Um crê poder comer de tudo; outro, que é
fraco, só come legumes. Quem come de tudo não despreze aquele que
não come. Quem não come não julgue aquele que come, porque Deus o
acolhe do mesmo modo. Quem és tu, para julgares o servo de outros?
Que esteja firme, ou caia, isto é lá com o seu senhor. Mas ele
estará firme, porque poderoso é Deus para o sustentar.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aleluia!
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Cinge
a tua espada, com majestade e esplendor, cavalga vitorioso, pela
causa da verdade e da justiça.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Amaste
a justiça e detestaste a iniqüidade, por isso Deus te ungiu com o
óleo da alegria.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Evangelho
Mt
6, 14-21
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Mateus.
Naquele
tempo, o Senhor disse: «Se vós perdoardes aos outros as suas
faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se
vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as
vossas faltas. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os
hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que
estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa.
Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para
que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai,
que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a
recompensa. Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a
ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário,
ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não
destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu
tesouro, aí estará também o teu coração»
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Sinaxe
A Quaresma, é o tempo em que a
Graça de Deus se manifesta com maior intensidade ante nossos olhos,
uma vez que a liturgia, as orações, os jejuns e a penitência
contribuem muito para que sintamos em nossas vidas a misericórdia
divina, o perdão que nos é dado e um convite à conversão
contínua. É o tempo da espera, da meditação, do silêncio. É um
tempo onde o exterior torna-se secundário diante da realeza que se
descobre ao penetrarmos nossa interioridade. É tempo de parar, de
refletir, de meditar, de silenciar os ruídos do dia-a-dia, para
ouvir atentamente o que o Senhor nos fala.
A Quaresma é o tempo do deserto
e da ausência. Experienciamos o vazio, a solidão, o abandono das
coisas mundanas, experenciamos a ausência do barulho e das
preocupações que assolam a nossa vida, para nos encontrar conosco
mesmos. É o retiro tão necessário para a edificação de nossa
vida espiritual.
«Em
cada pedra vejo um sinal da presença de Deus, e a ausência dos
ruídos, que poderiam me afastar do Senhor. Em cada noite escura me
agasalho na proteção do Altíssimo, sentindo apenas que o Senhor me
envolve com sua mão poderosa» . (Santo Epifânio, monge e bispo de
Chipre)
O tempo do «deserto» nos torna
conscientes de nossa realidade mais essencial: somos filhos amados de
Deus no seu Filho, feitos à imagem e semelhança, d'Ele, nosso
Criador.
A necessidade de recuperarmos
esta «imagem e semelhança» nos inquieta e nos move em direção ao
"deserto". Necessitamos nos encontrar com o Pai e nos
identificar com Ele. A Quaresma é o tempo propício para este
encontro que nos faz recuperar a consciência de nossa verdadeira e
mais profunda identidade. Não somos do mundo mas estamos no mundo,
para transformá-lo. Fermento na massa, como disse Nosso Senhor.
Tomar consciência de nossa verdadeira natureza nos faz pessoas
diferentes.
O Perdão é o tema central do
Evangelho deste Domingo que também é conhecido como «Domingo da
Abstinência de Laticínios». A Igreja, Mãe e Mestra, propõe a
seus filhos que se abstenham de certos alimentos, não para nos
punir, mas para nos educar, porque nos ama a todos. Uma das grandes
dimensões do amor verdadeiro, além das manifestações singelas de
carinho e afeto, é a correção. A Igreja nos ama como filhos.
Amando-nos nos corrige para nos levar à santidade. Se deixarmos
nossas vontades agirem livremente, aos poucos, nos tornaremos seus
escravos. Deixar de comer carne ou produtos derivados do leite não
são apenas preceitos, mas atitudes que podem revelar o quanto somos
dominados ou não pelas inclinações da carne. O excesso de comida
ou de bebida «destrói a obra de Deus», nos diz o apóstolo Paulo.
(Rm 14). Na Epístola deste domingo, o mesmo apóstolo nos admoesta:
«Despojemo-nos,
pois, das obras das trevas e nos revistamos das armaduras da luz.
Revesti-vos do Senhor Jesus e não façais caso da carne para
satisfazer os apetites». (Rm 13).
O Pai misericordioso está
sempre pronto a estender a todos o perdão divino. No entanto, a
condição para merecê-lo, é que também nós estejamos prontos a
estender o mesmo perdão aos nossos irmãos devedores. No gesto de
perdão, revelamos nossa identidade de cristãos, manifestando a
misericórdia de nosso Deus. Perdoar é alcançar o estágio mais
elevado do amor pelo inimigo. É o amor que cura as feridas e
restaura nossas dores a partir de dentro. Amar nossos inimigos,
preceito máximo da doutrina de Jesus, é ser capaz de perdoar os que
nos causaram o mal. O perdão substituiu a vingança e a justiça
baseada nas mensurações puramente humanas, pelo amor. O perdão se
baseia na lei do Amor, por isso muitas vezes não é compreendido.
Artur da Távola, teólogo e
filósofo da atualidade, em crônica publicada no jornal O Dia do Rio
de janeiro em 28 de março de 2002 com título: «Como é difícil
perdoar!» nos faz uma triste constatação logo no início: diz o
autor: «Pouca gente, mesmo entre cristãos, compreende o sentido
profundo do perdão. A maioria pensa que é forma de anistia do
sentimento, ato interno capaz de compreender o ofensor e desculpá-lo
no fundo do coração misericordioso. Este primeiro degrau do perdão
já é difícil de ser galgado. E a propósito da Semana Santa, quero
dizer o seguinte: O verdadeiro sentido da revolução cristã do
perdão, porém, é outro, e bem mais radical: mais que ausência de
ódio no coração do ofendido, o perdão é ação de amor na
direção do ofensor. O cristianismo é tão revolucionário que
exige do ser humano não apenas a grandeza de compreender e desculpar
o ofensor, mas a capacidade de amá-lo. Perdoar é per+doar, isto é,
"doar amor através (per) do ofensor».
«Perdoar
é doar amor através do ofensor»
Quem doa amor ao ofensor dá-lhe
as condições profundas de contrição, compunção, compaixão e
arrependimento, os quatro caminhos através dos quais o ser humano
pode renascer de si mesmo e das trevas, trocando a morte pela vida.
Por ser o gesto mais difícil e
elevado, o perdão é a única forma de permitir ao ofensor a entrada
de amor no seu coração. Qualquer forma de cobrança, punição e
vingança aferra a crueldade do ofensor e, de certa forma, fá-lo
sentir-se justificado. A doação objetiva e concreta de amor poderá
não ser eficaz, adiante, porém é a única forma através da qual o
ofensor tem a chance de se arrepender sinceramente e reencontrar um
caminho que lhe faz falta e é a única maneira de se redimir,
crescer como pessoa, transformar-se.
Ser bom, fazer-se seguidor das
religiões, sentir-se justo, fraterno, solidário, honesto, tudo isso
- embora exija esforços - é relativamente fácil e em geral
alimenta o ego. Difícil é perdoar o ofensor, não apenas
desculpando-o, mas sendo capaz de o amar na integralidade do seu ser.
Por isso, aliás, o cristianismo em essência encontra tanta
dificuldade de se implantar entre os homens: exige a descoberta da
grandeza humana, da virtude no sentido de exercício da única força
capaz de mudar o mundo: o amor real. Não há revolução maior. Quem
é capaz?
Ruben
Alves
Fonte:
ecclesia.com.br
Fonte:
ecclesia.com.br

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