Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
A B R I L

Arcebispo Metropolitano Dom Iosif


S. E. R. Dom Iosif L. Bosch nasceu em Córdoba, na Argentina, em 7 de setembro de 1976, de Iris e Raul Bosch. Completou a sua educação primária e secundária no Centro Educacional São Jorge, egressando em 1994. Em 1995, viaja para a Síria para dar início à sua formação eclesiástica no Monastério de São Jorge e na Faculdade de Teologia da Universidade de Balamand, no Líbano. Em setembro de 1997, recebe uma bolsa de estudos do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e do governo grego para prosseguir com sua  formação acadêmica na Faculdade de Teologia Social e Pastoral da Universidade Aristotelélica de Tessalônica. Em dezembro de 1997, por iniciativa e com a bênção de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico, é ordenado diácono na Catedral Patriarcal de São Jorge, no Fanar, pelas mãos do Arcebispo Metropolita de Sasima, Dom Gennadios Limouris. Em julho de 2000, por iniciativa e com bênção do Patriarca Ecumênico, é elevado ao sacerdócio em sua cidade natal, Córdoba (Argentina) pelas mãos do então Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires Dom Gennadios Chrysoulakis. Em outubro do mesmo ano, com a permissão do Santo Sínodo, transfere-se para Friburgo na Alemanha, onde dará início aos seus estudos de teologia latina. Imediatamente é incardinado na Sacra Metropolis da Alemanha e nomeado Reitor do Sacro Templo de São João, o Teólogo, de Freiburg pelo Metropolita da Alemanha Dom Agostinho Lambardakis.
Em 2002 completa seus estudos de graduação com honras em Tessalônica (Grécia). No mesmo ano transfere-se para Roma como bolsista da Santa Sé para prosseguir seus estudos de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino - Angelicum. Em 2003 gradua-se em teologia católica naquela  instituição. No ano seguinte, inicia o ciclo de estudos de pós-graduação, concluindo seu mestrado em teologia pastoral e espiritual com uma tese intitulada “A satisfação da penitência em São Tomás de Aquino”, sob a orientação do Professor Antolín Gonzalez Fuente. Em 2005, lhe é outorgado o título de Mestre em Teologia Dogmática Tomista, com a tese sobre metodologia teológica “São João Damasceno como a fonte da Prima pars da Suma Teológica de São Tomás de Aquino”, sob a orientação do  Professor Giaccomo Grasso. Em 2006 completa seus estudos de pós-graduação em Tessalônica, Grécia, com a  tese “A Metodologia de Teologia de São Gregório Palamas” sob a orientação da Professora Despo Lialiou. Atualmente trabalha em sua tese de doutorado na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino em Roma em “Marcas do Damasceno no Angélico”. Hermenêutica da utilização da teologia de São João Damasceno na Summa Theologiae de São Tomás de Aquino, sob a orientação do professor Giuseppe Salvati.
Sua atividade ecumênica na esfera do Conselho Mundial de Igrejas (WCC - CMI) tem início em 2004, tendo sido convidado a participar da Assembleia Geral de Fé e Ordem, em Kuala Lumpur, na Malásia, na categoria de Teólogos jovens, na comitiva do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. Prossegue na reunião dos representantes das Igrejas Ortodoxas em vista da Assembléia Geral de Porto Alegre, realizada na Ilha de Rodes (Grécia), em janeiro de 2005. Finalmente, é nomeado por Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico, como integrante oficial da Delegação Patriarcal para o 9º Assembléia do CMI em Porto Alegre, discorrendo na sessão plenária de 21 de fevereiro sobre o tema “Deus, em tua graça, transforma o mundo” no painel integrado por participantes de várias denominações. Em setembro de 2006 participa em Genebra, da reunião do Comitê Executivo do CMI, sendo, na oportunidade, eleito por unanimidade como membro estável da Comissão da Juventude do CMI, com mandato até a próxima Assembléia Geral. É ainda nomeado pelo mesmo órgão do CMI como membro do “grupo misto de trabalho com a Igreja Católico-Romana” (Joint Working Group).
Em 2007, é incardinado na Sacra Metrópole de Buenos Aires. Em março do mesmo ano, é elevado ao status de Arquimandrita pelas mãos do Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Dom Tarasios, e nomeado Reitor da Catedral Ortodoxa de São Jorge, em Santiago, e vigário Metropolitano para o Chile. Em março de 2008 transfere-se  para a sua cidade natal e é nomeado Reitor do Sacro Templo de São João, o Precursor e Vigário Arquidiocesano para o Centro e Norte da Argentina. Em 25 de fevereiro de 2010 assume as responsabilidades de Vigário Geral da Arquidiocese, com sede em Buenos Aires, e Deão da Catedral da Dormição da Theotokos.
Em 31 de maio de 2012 é eleito bispo pelo Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e, em 19 de agosto daquele mesmo ano, na Catedral da Dormição da Theotokos, Buenos Aires, tem lugar a sua CONSAGRAÇÃO COMO BISPO DE PÁTARA, pelas mãos dos seguintes hierarcas: S.E.R Dom Tarasios, Arcebispo de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul (Patriarcado Ecumênico); S.E.R. Dom Amfilojios, Arcebispo Metropolita de Montenegro e administrador da diocese de Buenos Aires e toda a América do Sul (Patriarcado Sérvio); S.E. Dom Siluan, Arcebispo Metropolitano do Patriarcado de Antioquia e todo o Oriente, em Buenos Aires; S.E.R. Dom. Elpidoforos, Arcebispo Metropolitano de Prusa, Primaz e Exarca da Bitínia (Patriarcado Ecumênico); S.E.R. Dom Atenágoras, Bispo de Sinopis;  S.E.R. Dom Kyrillos, Bispo de Abydos.


Em 29 de novembro de 2019, com a vacância da Sacra Metrópolis de Buenos Aires,  o Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico elegeu Dom IOSIF, por unanimidade, como seu novo Arcebispo Metropolitano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página