Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
SEMANA SANTA E PÁSCOA

M A I O

Sábado, 20 de abril de 2024.

 


 








Quinto Sábado da Quaresma


Hino Acáthisto





Por volta do ano 626, os persas, ávaros e eslavos vieram com um grande exército e sitiaram a cidade imperial de Constantinopla enquanto o imperador Heráclio e o corpo principal do exército bizantino estavam ausentes no Oriente. Os navios inimigos enchiam o mar, especialmente o Corno de Ouro, e em terra os adversários estavam prontos para o ataque com soldados de infantaria, cavalos e máquinas de guerra. Embora os cidadãos os tenham resistido corajosamente, ainda assim eram poucos e seriam incapazes de repelir o ataque de um exército tão grande. Conseqüentemente, eles não podiam contar com nenhum outro meio de salvação, exceto a proteção da Theotokos. E, na verdade, de repente, uma violenta tempestade quebrou todos os navios e os submergiu, e os corpos dos invasores foram expulsos perto do bairro Blachernae da cidade, onde ficava a famosa Igreja de Theotokos. Tomando coragem com isso, o povo saiu da cidade e repeliu as forças restantes, que fugiram de medo. Em 673, a cidade foi milagrosamente libertada mais uma vez, desta vez de uma invasão dos árabes. Então, em 717-718, liderada pelo general sarraceno Maslamah, a frota árabe sitiou mais uma vez a cidade. A superioridade numérica do inimigo era tão avassaladora que a queda da Cidade Imperial parecia iminente. Mas então a Mãe de Deus, junto com uma multidão de hostes angélicas, apareceu repentinamente sobre os muros da cidade. As forças inimigas, aterrorizadas e em pânico com esta aparição, fugiram desordenadas. Logo depois disso, a frota árabe foi totalmente destruída por uma terrível tempestade no Mar Egeu, na véspera da Anunciação, 24 de março de 718. A partir de então, uma "festa especial de vitória e de ação de graças" foi dedicada para celebrar e comemorar essas bênçãos. . Neste magnífico serviço, o Hino Akathist é proeminente e ocupa o lugar de honra. Parece que mesmo antes da ocasião dos ataques inimigos mencionados acima, o Hino Akathist já estava em uso como o serviço prescrito para a Festa da Anunciação, juntamente com o kontakion, "Quando o incorpóreo aprendeu o comando secreto", que tem a Anunciação como tema. Foi somente por ocasião do grande milagre realizado para a população cristã da Cidade Imperial, na véspera da Anunciação em 718, que o hino "A ti, o Líder Campeão" foi composto, provavelmente por São Germano, Patriarca de Constantinopla. .

Os historiadores atribuíram o Hino Akathist ao Patriarca Sérgio de Constantinopla (638), a São Jorge, o Confessor, Bispo da Pisídia (818), ou mesmo a São Fócio, o Grande (891), todos os quais viveram na época ou depois os cercos acima mencionados. No entanto, parece mais provável pela sua linguagem, conteúdo e estilo que o verdadeiro compositor do Hino Akathist é São Romano, o Melodista (século VI).

Extraído do site:.goarch.org



Vida dos Santos






Santo Anastasio







Data de celebração: 20/04/2024

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: Santo Anastasio, Patriarca de Antioquia († 700)

Biografia:
Muito freqüentemente se confunde Santo Anastasio de Antioquia com Santo Anastasio de Monte Sinai, este último, um monge que viveu um século mais tarde. Santo Anastasio, Patriarca de Antioquia, era um homem muito sábio e piedoso. Segundo Evágrio, ele preferia sempre o silêncio, e quando alguém discutia assuntos mundanos em sua presença, parecia não ter língua nem ouvidos. Por outro lado, tinha o dom de consolar os aflitos. Durante 23 anos esteve afastado de sua sede por combater às heresias que os imperadores Justiniano e Justino II apoiavam. Mais tarde, o imperador Mauricio lhe restituiu a sede por intermédio do papa Gregório I. Algumas cartas e sermões de Santo Anastasio são conservados até os dias de hoje, como as obras contra os monofisitas. Sua morte ocorreu no ano 700.


Trad.: Pe. Pavlos Tamanini


Extraído do site: ecclesia.com.br





Hino do dia




Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)




Celebrações do dia




1. Quinta-feira Luminosa

2. São Teodoro, a Trindade

3. São Zaqueu, o Apóstolo

4. Santo Atanásio, proprietário do Mosteiro de Meteora

5. Santos Victor, Zotikos, Akindynos, Kaisarios, Sevarianos, Christoforos, Zenon, Theonas e Antoninos

6. São João Paleolite

7. Santo Anastasios Hieromartyr, Bispo de Antioquia

8. São Josaphat, o meteorito

9. São Gabriel, o Mártir

10. São Alexandre da Rússia

11. Santo Bispo da Romênia

12. Realocação das relíquias sagradas de São Nicolau, Bispo de Ohrid e Zitsi

13. Synaxis tis Panagias "Ἄξιον τίστί" (ή ἐν τῷ "Ἀδειν")

14. Encontro de Panagia Pantanassa em Mystras

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Leituras do dia



Leitura - Hebreus 9, 1-7 

Evangelho - Lucas 1, 39-49, 56 

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Jejum


Vinho

Permitido Vinho e azeite.

Abster-se de carne, peixe, laticínios e ovos

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página