«4º Domingo de Lucas»
350 Padres da 7º Concílio Ecumênico
(Niceia, 787)
(19º depois de Pentecostes – Modo 2)
No dia
11, se for domingo, ou no domingo que segue, comemora-se os «350 Padres do 7°
Concílio Ecumênico» (2° de Nicéia), que no ano 787 condenou a heresia do
iconoclasmo.
Matinas
Tropário – Modo 2 -
(2º tom):
Quando
desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com
o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da
terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida,
glória a ti!
Glória
ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,
Quando
desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com
o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da
terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida,
glória a ti!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Ó
Mãe de Deus, Teu mistério é glorioso, Teu mistério está acima de todo
entendimento, Tua pureza permanece selada e Tua virgindade intacta, Tu que Te
fizeste conhecer como verdadeira Mãe, tendo dado à luz ao verdadeiro Deus.
Intercedei por nós a Deus para salvar nossas almas.
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Katisma - Modo 2 - (2º tom):
Verdadeiramente, o nobre José desprega
Teu puríssimo corpo do madeiro, envolve-o em pano de linho puríssimo e com
aromas, Te deposita em um sepulcro novo. Mas, ao terceiro dia, Senhor,
ressuscitaste para dar ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai , ao Filho e ao
Espírito Santo,
O anjo apareceu no túmulo e disse para
as santas mulheres: "os perfumes são bons
para os mortos, mas Cristo mostrou ser estranho a toda corrupção. Ide e
clamai: "O Senhor ressuscitou
para dar ao mundo a
grande misericórdia."
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion:
Ó Virgem Mãe de Deus tu estás acima de toda a glória, e nós
cantamos: pela cruz de teu Filho, o inferno foi abatido, a morte foi destruída
pela morte, e nós, os mortos, ressuscitados para a vida, restituindo-nos a
bem-aventurança primeira do paraíso.
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Ypakoí - Modo 2 - (2º tom):
Depois da Paixão, quando as portadoras de aromas foram para o
túmulo para ungir Teu Corpo, ó Cristo nosso Deus, elas viram anjos no sepulcro
e ficaram assustadas, pois elas ouviram eles dizer que o Senhor havia
ressuscitado concedendo ao mundo grande misericórdia.
Antífona:
Se o Senhor não estivesse estado conosco, quem poderia subsistir?
Quem estaria ao abrigo do inimigo, do homicida? Não abandona, ó Senhor, o Teu
servo aos seus dentes: como leões, eis que meus inimigos se lançaram contra
mim.
Glória ao Pai , ao Filho e ao
Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Ao Espírito Santo a honra, como ao princípio de toda a vida. Como
ao Deus que dá vigor a todas as criaturas e as conserva no Pai e no Filho.
Prokimenon:
Levanta-Te, Senhor meu Deus, dá as Tuas ordens. A assembléia dos
povos Te circundará. (2 vezes).
Stichos:
Senhor, meu Deus, em Ti coloquei a minha esperança, salva-me (repete
a primeira).
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Kondakion - Modo 2 - (2º tom):
Senhor,
todo poderoso, ressuscitaste do túmulo. O inferno
diante deste milagre tremeu e os mortos se levantaram.
Contigo
a criação se rejubila, Adão também exulta e
o mundo, Ó meu salvador, canta a Ti, sem
fim.
Ikós:
Tu
és a luz dos que estão cobertos de trevas, Tu és a
ressurreição de todos e a vida dos mortais.
Ó
Salvador, ressuscitaste contigo os fiéis, saqueaste o
império da morte.
Ó
verbo, quebraste as portas do inferno.
Os
mortais diante desta maravilha, ficaram maravilhados
e toda a criação se rejubilou pela Tua ressurreição ó amigos dos
homens.
Todos
nós glorificamos e celebramos Tua humilhação, e,o
mundo, ó meu Salvador, canta a Ti sem cessar.
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Evangelho: Jo 20, 11-18
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São João.
Naquele tempo, Maria estava chorando fora,
junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E
viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um
à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela
lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo
dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o
hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o
levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer
dizer: Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu
Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso
Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que
vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.
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Exapostilário – 8º
tom:
Quando Maria disse: “Levaram meu Deus”, correram ao túmulo Simão
Pedro e outro discípulo, que Jesus amava, e encontraram dentro apenas o Sudário
e turbante ao lado. Eles esperaram até que viram o Senhor.
Theotokion
Tu fizeste coisas grandes e excepcionalmente estranhas para mim, ó
misericordiosíssimo Cristo. Pois ininteligivelmente Tu nasceste duma Virgem
Donzela e aceitaste a Cruz e suportaste a morte, ressuscitando em glória para
fazer nossa natureza livre da morte. Glória a Tua glória, ó Cristo, glória a
teu poder.
Laudes
1º
Cristo ressuscitou dos mortos e rompeu os elos da morte. Terra,
clamai a boa nova da grande alegria. Céus, cantai a glória de Deus.
2º
Nós vimos a ressurreição de Cristo, adoremos o Santo, o Senhor
Jesus, o único sem pecado.
3º
Adoremos, sem cessar, a ressurreição de Cristo, porque Ele nos
livrou de nossas iniqüidades. Santo é o Senhor Jesus que nos revelou a
ressurreição.
4º
O que daremos ao Senhor por tudo o que Ele nos deu? Foi por causa
da natureza corrompida que Deus veio entre os homens, que o verbo se fez carne
e habitou entre nós.
Benfeitor para os ingratos, libertador para os cativos, sol da
justiça para os que estão na noite; sobre a cruz impassível; luz para os
infernos, vida na ressurreição para os caídos. Clamemos e Ele, nosso Deus,
glória a Ti.
5º
Senhor, arrombaste as portas do inferno e Tua força invencível
destruiu o império da morte. Contigo despertaste os mortos, que desde o início
dormiam nas trevas, por Tua divina e gloriosa ressurreição, ó Deus todo
poderoso.
6º
Vinde e exultemos ao Senhor, regozijemo-nos em Sua ressurreição,
porque Ele libertou os mortos dos entraves do inferno, porque Ele é Deus e deu
a vida eterna ao mundo e a sua grande misericórdia.
7º
Um anjo deslumbrante estava sentado sobre a pedra do Sepulcro, que
continha a vida, e anunciava às mulheres esta boa nova: “Cristo ressuscitou,
como havia predito. Ide dizer aos discípulos que Ele os precedeu na Galiléia e
que Ele dá ao mundo a vida eterna e a grande misericórdia”.
8º
Ó judeus sem lei, porque desprezaste a pedra angular? É esta a
pedra que Deus colocou em Sião. Aquele que fez verter água de uma pedra no
deserto, fez jorrar para nós a imortalidade de Seu lado transpassado.
É Ele a pedra que caiu da montanha virginal, sem o desejo do
homem, Aquele que vem sobre as nuvens celestes ao ancião dos dias, como
prometeu a Daniel. Eterno é o Seu Reino!
Eothinon
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Maria, ficaste com a razão perturbada pela obscuridade da aurora
pois, perto do túmulo, ficaste perguntando: “Aonde colocaram Jesus?”; mas os
discípulos, que também correram ao Sepulcro, como já estavam orientados sobre a
ressurreição, ao olhar o Sudário e o turbante, se lembraram do que estava escrito
nos livros a respeito do Senhor.
Por isso, por intermédio deles, alicerçamos a nossa fé em Ti, ó
Cristo doador da vida e, juntamente com eles, nós Te louvamos
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou
Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a
morte e dando a vida a todos nós. Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo,
e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).
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Euzina - 8ª:
As quentes lágrimas de Maria não foram derramadas em vão, pois foi
digna de aprender dos anjos e de ver teu rosto, oh Jesus; mas sendo mulher
débil, pensava nas coisas terrenas, pelo qual não lhes permitiste tocar-te, oh
Cristo; enviaste a Teus discípulos a dar a boa nova de Tua Ressureição
anunciando a ascensão até a casa paterna. Faz-nos dignos, juntos com ela, de
Tua manifestação, oh Senhor Deus.
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Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do
inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e
quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através
deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.
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Divina Liturgia
Tropário da Ressurreição – Modo
2 - (2º tom):
Quando
desceste até a morte, Tu que És a vida imortal, então destruíste o inferno com
o resplendor da Tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da
terra, todas as potestades celeste exclamaram: Cristo Deus, fator da vida,
glória a Ti.
Tropário da Festa:
Tu
és digno de toda a glória, ó Cristo nosso Deus, porque constituíste nossos
Padres como astros sobre a terra, e por eles nos guiaste à verdadeira
fé.
Ó compassivo, glória a Ti
Ó compassivo, glória a Ti
Tropário de São Pedro e São Paulo:
Príncipes dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São
Paulo, rogai ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas
almas a sua grande misericórdia.
Kondakion – Modo 2 – (2º tom):
Glória
ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Tu
te levantaste da tumba, ó Salvador onipotente, e o inferno, vendo esta
maravilha, estremeceu de medo, e os mortos ressuscitaram de seus túmulos. Adão
e toda a Criação se alegram contigo, e o mundo, ó Salvador meu, te louva para sempre.
Theotokion – Modo 2 – (2º tom):
Agora,
sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Teus
méritos são glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus, na pureza
selada, preservaste a tua virgindade, verdadeiramente mãe, és reconhecida que
deste à luz o verdadeiro Deus roga a Ele que salve as nossas almas!
Kondakion da
Festa:
A pregação
dos Apóstolos e os ensinamentos dos Padres firmaram uma só fé na
Igreja que, revestida do manto da verdade, tecido com a ciência
teológica revelada, distribui sabiamente e glorifica o grande
Mistério da piedade.
Kondakion de São Pedro e São Paulo:
Levaste, Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois
infalíveis pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois
preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o único conhecedor
dos segredos dos corações
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Prokimenon:
O Senhor é a minha força e o
meu louvor e tornou-se a minha salvação.
O Senhor castigou-me
duramente, mas, à morte, não me entregou.
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Epístola: Tt 3, 8-15
Leitura da Epístola do Apostolo São Paulo a Tito:
Fiel
é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus
procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos
homens. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos
debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem herege, depois
de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e
peca, estando já em si mesmo condenado. Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico,
procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali. Acompanha
com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte. E os
nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para
que não sejam infrutuosos. Saúdam-te todos os que estão comigo. Saúda tu os que
nos amam na fé. A graça seja com vós todos. Amém
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Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor te ouça no dia da
tribulação; te proteja o nome do Deus de Jacó!
Aleluia,
aleluia, aleluia!
Salva, Senhor, o teu povo e abençoa a
tua herança!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
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Evangelho: Lc 8, 5-15
Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo,
segundo o Evangelista São Lucas:
Um
semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do
caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; E outra caiu sobre pedra e,
nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; E outra caiu entre espinhos e
crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra, e,
nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava:
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E os seus discípulos o interrogaram,
dizendo: Que parábola é esta? E ele disse: A vós vos é dado conhecer os
mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não
vejam, e ouvindo, não entendam. Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra
de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o
diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os
que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com
alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da
tentação se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e,
indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e
não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que,
ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com
perseverança.
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Sinaxe
A importância dos primeiros sete concílios ecumênicos
no Oriente Bizantino é tal que, por três vezes no ano, sempre em dia de
Domingo, se celebram os Padres que fizeram ecoar no meio da Igreja a divina
harmonia, proclamando as verdades da fé apostólica.
A Festa dos 350 Padres conciliares se reveste com a
coroa da vitória sobre os iconoclastas que proibiram manifestações públicas da
fé através dos ícones. Graças aos santos padres conciliares podemos nos
aproximar dos ícones de Nosso Senhor e da Theotokos, venerando-os através
deles, o Deus Uno e Trino que se fez carne e nos trouxe a salvação.
O 2° Concílio de Niceia
Foi o sétimo Concílio ecumênico do cristianismo e o
último a ser aceito, tanto pela Igreja Ortodoxa quanto pela Igreja
Católico-Romana. Reuniu-se em 24 de setembro a 23 de outubro de 787 em Niceia
(local do Primeiro Concílio de Niceia; atualmente İznik na Turquia). O tema foi
a legitimidade da veneração de imagens de santos que tinham sido suprimidos
pelo édito do Império Bizantino durante o reinado de Leão III, o Isáurio (717 -
741), seu filho, Constantino V (741 - 775) havia reprimido definitivamente a
veneração de imagens.
A veneração de ícones tinha sido definitivamente
abolida por medidas enérgicas de Constantino V e do Concílio de Hieria que se auto-intitulou
o sétimo Concílio Ecumênico, mesmo não tendo participado dele todos os membros
da igreja. Estas tendências iconoclastas foram partilhadas pelo seu filho, Leão
IV, o Cazar. Após a sua morte precoce, sua viúva Irene, como regente de seu
filho Constantino VI, desejava restaurar a veneração de ícones. O concílio de
Hieria não teve participação das igrejas ocidentais, motivo pelo qual não foi
aceito por toda a igreja e foi desqualificado em 784, quando o Patriarca de
Constantinopla Tarásios foi nomeado sucessor do Patriarca Paulo, o Novo, este
que desejava uma reaproximação com as igrejas ocidentais, convocou um novo
concílio, o Papa Adriano I foi convidado a participar.
Em 786, o concílio reuniu-se primeiramente na Igreja
dos Santos Apóstolos em Constantinopla, porém, depois de protestos dos membros
de Roma, que viam Constantinopla com desconfiança, ele foi dissolvido e
transferido para Niceia. Participaram dele cerca de 350 pessoas, 308 bispos ou
seus representantes. O Patriarca Tarásios presidiu o concílio, sete sessões
foram realizadas em Niceia. O argumento para a veneração dos ícones foi
estabelecido a partir das passagens bíblicas de Ez 25,19, Nm 7,89, Hb 9,5, Ez
41,18 e Gn 31,34.
REFERÊNCIAS:
Ostrogorsky,
George. History of the Byzantine State. New Brunswick:Rutgers University Press,
1969. ISBN 0-8135-0599-2. Pág.:178.
Gibbon, Edward. The Decline and Fall of the Roman Empire. New York: Random House Inc., 1995. ISBN 0-679-60148-1. Pág.: 1693.
Gibbon, Edward. The Decline and Fall of the Roman Empire. New York: Random House Inc., 1995. ISBN 0-679-60148-1. Pág.: 1693.
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