Vista Externa da Paróquia

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Vista Interna da Paróquia - 29/06/2024

Vista Interna da Paróquia - 29/06/2024
Festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

O U T U B R O

«4º Domingo de Lucas»

350 Padres da 7º Concílio Ecumênico (Niceia, 787)

(19º depois de Pentecostes – Modo 2)



No dia 11, se for domingo, ou no domingo que segue, comemora-se os «350 Padres do 7° Concílio Ecumênico» (2° de Nicéia), que no ano 787 condenou a heresia do iconoclasmo.

Matinas

Tropário – Modo 2 - (2º tom):
Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a ti!

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a ti!

Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Mãe de Deus, Teu mistério é glorioso, Teu mistério está acima de todo entendimento, Tua pureza permanece selada e Tua virgindade intacta, Tu que Te fizeste conhecer como verdadeira Mãe, tendo dado à luz ao verdadeiro Deus. Intercedei por nós a Deus para salvar nossas almas.
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Katisma - Modo 2 - (2º tom):
Verdadeiramente, o nobre José desprega Teu puríssimo corpo do madeiro, envolve-o em pano de linho puríssimo e com aromas, Te deposita em um sepulcro novo. Mas, ao terceiro dia, Senhor, ressuscitaste para dar ao mundo a grande misericórdia.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

O anjo apareceu no túmulo e disse para as santas mulheres: "os perfumes são bons para os mortos, mas Cristo mostrou ser estranho a toda corrupção. Ide e clamai: "O Senhor ressuscitou para dar ao mundo a grande misericórdia."

Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Virgem Mãe de Deus tu estás acima de toda a glória, e nós cantamos: pela cruz de teu Filho, o inferno foi abatido, a morte foi destruída pela morte, e nós, os mortos, ressuscitados para a vida, restituindo-nos a bem-aventurança primeira do paraíso.
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Ypakoí - Modo 2 - (2º tom):
Depois da Paixão, quando as portadoras de aromas foram para o túmulo para ungir Teu Corpo, ó Cristo nosso Deus, elas viram anjos no sepulcro e ficaram assustadas, pois elas ouviram eles dizer que o Senhor havia ressuscitado concedendo ao mundo grande misericórdia.

Antífona:
Se o Senhor não estivesse estado conosco, quem poderia subsistir? Quem estaria ao abrigo do inimigo, do homicida? Não abandona, ó Senhor, o Teu servo aos seus dentes: como leões, eis que meus inimigos se lançaram contra mim.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Ao Espírito Santo a honra, como ao princípio de toda a vida. Como ao Deus que dá vigor a todas as criaturas e as conserva no Pai e no Filho.

Prokimenon:
Levanta-Te, Senhor meu Deus, dá as Tuas ordens. A assembléia dos povos Te circundará. (2 vezes).

Stichos:
Senhor, meu Deus, em Ti coloquei a minha esperança, salva-me (repete a primeira).
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Kondakion - Modo 2 - (2º tom):
Senhor, todo poderoso, ressuscitaste do túmulo. O inferno diante deste milagre tremeu e os mortos se levantaram.
Contigo a criação se rejubila, Adão também exulta e o mundo, Ó meu salvador, canta a Ti, sem fim.

Ikós:
Tu és a luz dos que estão cobertos de trevas, Tu és a ressurreição de todos e a vida dos mortais.
Ó Salvador, ressuscitaste contigo os fiéis, saqueaste o império da morte.
Ó verbo, quebraste as portas do inferno.
Os mortais diante desta maravilha, ficaram maravilhados e toda a criação se rejubilou pela Tua ressurreão ó amigos dos homens.
Todos nós glorificamos e celebramos Tua humilhação, e,o mundo, ó meu Salvador, canta a Ti sem cessar.
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Evangelho: Jo 20, 11-18
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São João.

Naquele tempo, Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre. Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.
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Exapostilário – 8º tom:
Quando Maria disse: “Levaram meu Deus”, correram ao túmulo Simão Pedro e outro discípulo, que Jesus amava, e encontraram dentro apenas o Sudário e turbante ao lado. Eles esperaram até que viram o Senhor.

Theotokion
Tu fizeste coisas grandes e excepcionalmente estranhas para mim, ó misericordiosíssimo Cristo. Pois ininteligivelmente Tu nasceste duma Virgem Donzela e aceitaste a Cruz e suportaste a morte, ressuscitando em glória para fazer nossa natureza livre da morte. Glória a Tua glória, ó Cristo, glória a teu poder.

Laudes
Cristo ressuscitou dos mortos e rompeu os elos da morte. Terra, clamai a boa nova da grande alegria. Céus, cantai a glória de Deus.
Nós vimos a ressurreição de Cristo, adoremos o Santo, o Senhor Jesus, o único sem pecado.
Adoremos, sem cessar, a ressurreição de Cristo, porque Ele nos livrou de nossas iniqüidades. Santo é o Senhor Jesus que nos revelou a ressurreição.
O que daremos ao Senhor por tudo o que Ele nos deu? Foi por causa da natureza corrompida que Deus veio entre os homens, que o verbo se fez carne e habitou entre nós.
Benfeitor para os ingratos, libertador para os cativos, sol da justiça para os que estão na noite; sobre a cruz impassível; luz para os infernos, vida na ressurreição para os caídos. Clamemos e Ele, nosso Deus, glória a Ti.
Senhor, arrombaste as portas do inferno e Tua força invencível destruiu o império da morte. Contigo despertaste os mortos, que desde o início dormiam nas trevas, por Tua divina e gloriosa ressurreição, ó Deus todo poderoso.
Vinde e exultemos ao Senhor, regozijemo-nos em Sua ressurreição, porque Ele libertou os mortos dos entraves do inferno, porque Ele é Deus e deu a vida eterna ao mundo e a sua grande misericórdia.
Um anjo deslumbrante estava sentado sobre a pedra do Sepulcro, que continha a vida, e anunciava às mulheres esta boa nova: “Cristo ressuscitou, como havia predito. Ide dizer aos discípulos que Ele os precedeu na Galiléia e que Ele dá ao mundo a vida eterna e a grande misericórdia”.
Ó judeus sem lei, porque desprezaste a pedra angular? É esta a pedra que Deus colocou em Sião. Aquele que fez verter água de uma pedra no deserto, fez jorrar para nós a imortalidade de Seu lado transpassado.
É Ele a pedra que caiu da montanha virginal, sem o desejo do homem, Aquele que vem sobre as nuvens celestes ao ancião dos dias, como prometeu a Daniel. Eterno é o Seu Reino!

Eothinon
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Maria, ficaste com a razão perturbada pela obscuridade da aurora pois, perto do túmulo, ficaste perguntando: “Aonde colocaram Jesus?”; mas os discípulos, que também correram ao Sepulcro, como já estavam orientados sobre a ressurreição, ao olhar o Sudário e o turbante, se lembraram do que estava escrito nos livros a respeito do Senhor.
Por isso, por intermédio deles, alicerçamos a nossa fé em Ti, ó Cristo doador da vida e, juntamente com eles, nós Te louvamos

Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós. Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).
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Euzina - 8ª:
As quentes lágrimas de Maria não foram derramadas em vão, pois foi digna de aprender dos anjos e de ver teu rosto, oh Jesus; mas sendo mulher débil, pensava nas coisas terrenas, pelo qual não lhes permitiste tocar-te, oh Cristo; enviaste a Teus discípulos a dar a boa nova de Tua Ressureição anunciando a ascensão até a casa paterna. Faz-nos dignos, juntos com ela, de Tua manifestação, oh Senhor Deus.
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Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.
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Divina Liturgia

Tropário da Ressurreição – Modo 2 - (2º tom):
Quando desceste até a morte, Tu que És a vida imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da Tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celeste exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a Ti.

Tropário da Festa:
Tu és digno de toda a glória, ó Cristo nosso Deus, porque constituíste nossos Padres como astros sobre a terra, e por eles nos guiaste à verdadeira fé.
Ó compassivo, glória a Ti

Tropário de São Pedro e São Paulo:
Príncipes dos apóstolos e doutores do Universo, São Pedro e São Paulo, rogai ao Mestre de todas as coisas que dê a paz ao mundo e às nossas almas a sua grande misericórdia.

Kondakion – Modo 2 – (2º tom):
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Tu te levantaste da tumba, ó Salvador onipotente, e o inferno, vendo esta maravilha, estremeceu de medo, e os mortos ressuscitaram de seus túmulos. Adão e toda a Criação se alegram contigo, e o mundo, ó Salvador meu, te louva para sempre.

Theotokion – Modo 2 – (2º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Teus méritos são glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus, na pureza selada, preservaste a tua virgindade, verdadeiramente mãe, és reconhecida que deste à luz o verdadeiro Deus roga a Ele que salve as nossas almas!

Kondakion da Festa:
A pregação dos Apóstolos e os ensinamentos dos Padres firmaram uma só fé na Igreja que, revestida do manto da verdade, tecido com a ciência teológica revelada, distribui sabiamente e glorifica o grande Mistério da piedade.

Kondakion de São Pedro e São Paulo:
Levaste, Senhor, para descansar e gozar de teus bens, os dois infalíveis pregadores de fala divina, os príncipes dos apóstolos; pois preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o único conhecedor dos segredos dos corações

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Prokimenon:
O Senhor é a minha força e o meu louvor e tornou-se a minha salvação.
O Senhor castigou-me duramente, mas, à morte, não me entregou.
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Epístola: Tt 3, 8-15
Leitura da Epístola do Apostolo São Paulo a Tito:

Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado. Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali. Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte. E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos. Saúdam-te todos os que estão comigo. Saúda tu os que nos amam na fé. A graça seja com vós todos. Amém
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Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

O Senhor te ouça no dia da tribulação; te proteja o nome do Deus de Jacó! 
Aleluia, aleluia, aleluia!

Salva, Senhor, o teu povo e abençoa a tua herança! 
Aleluia, aleluia, aleluia!
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Evangelho: Lc 8, 5-15
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:

Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.
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Sinaxe

A importância dos primeiros sete concílios ecumênicos no Oriente Bizantino é tal que, por três vezes no ano, sempre em dia de Domingo, se celebram os Padres que fizeram ecoar no meio da Igreja a divina harmonia, proclamando as verdades da fé apostólica.
A Festa dos 350 Padres conciliares se reveste com a coroa da vitória sobre os iconoclastas que proibiram manifestações públicas da fé através dos ícones. Graças aos santos padres conciliares podemos nos aproximar dos ícones de Nosso Senhor e da Theotokos, venerando-os através deles, o Deus Uno e Trino que se fez carne e nos trouxe a salvação.

O 2° Concílio de Niceia

Foi o sétimo Concílio ecumênico do cristianismo e o último a ser aceito, tanto pela Igreja Ortodoxa quanto pela Igreja Católico-Romana. Reuniu-se em 24 de setembro a 23 de outubro de 787 em Niceia (local do Primeiro Concílio de Niceia; atualmente İznik na Turquia). O tema foi a legitimidade da veneração de imagens de santos que tinham sido suprimidos pelo édito do Império Bizantino durante o reinado de Leão III, o Isáurio (717 - 741), seu filho, Constantino V (741 - 775) havia reprimido definitivamente a veneração de imagens.
A veneração de ícones tinha sido definitivamente abolida por medidas enérgicas de Constantino V e do Concílio de Hieria que se auto-intitulou o sétimo Concílio Ecumênico, mesmo não tendo participado dele todos os membros da igreja. Estas tendências iconoclastas foram partilhadas pelo seu filho, Leão IV, o Cazar. Após a sua morte precoce, sua viúva Irene, como regente de seu filho Constantino VI, desejava restaurar a veneração de ícones. O concílio de Hieria não teve participação das igrejas ocidentais, motivo pelo qual não foi aceito por toda a igreja e foi desqualificado em 784, quando o Patriarca de Constantinopla Tarásios foi nomeado sucessor do Patriarca Paulo, o Novo, este que desejava uma reaproximação com as igrejas ocidentais, convocou um novo concílio, o Papa Adriano I foi convidado a participar.
Em 786, o concílio reuniu-se primeiramente na Igreja dos Santos Apóstolos em Constantinopla, porém, depois de protestos dos membros de Roma, que viam Constantinopla com desconfiança, ele foi dissolvido e transferido para Niceia. Participaram dele cerca de 350 pessoas, 308 bispos ou seus representantes. O Patriarca Tarásios presidiu o concílio, sete sessões foram realizadas em Niceia. O argumento para a veneração dos ícones foi estabelecido a partir das passagens bíblicas de Ez 25,19, Nm 7,89, Hb 9,5, Ez 41,18 e Gn 31,34.

REFERÊNCIAS:
Ostrogorsky, George. History of the Byzantine State. New Brunswick:Rutgers University Press, 1969. ISBN 0-8135-0599-2. Pág.:178.
Gibbon, Edward. The Decline and Fall of the Roman Empire. New York: Random House Inc., 1995. ISBN 0-679-60148-1. Pág.: 1693.




  

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