Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
A B R I L

Sábado, 4 de dezembro de 2021.








Bárbara a Grande Mártir 







Vida dos Santos






Santa Bárbara





Data de celebração: 04/12/2021

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: Santa Bárbara, a Grande Mártir


Biografia:

Santa Bárbara viveu durante o reinado do imperador Maximiano (286 - 305 DC) e era filha do pagão Dióscoro, um dos pagãos mais ricos de Heliópolis.

Seu pai, devido à beleza física da Santa, a mantinha trancada em uma torre. Não sabemos onde ela aprendeu as verdades cristãs, já que seu pai era um pagão fanático, por isso ela tentou manter em segredo sua fé no Deus Triúno. Um acidente, entretanto, a traiu. Seu pai foi informado por artesãos que a Santa pediu que abrissem três janelas da torre onde ela estava presa, em nome da Santíssima Trindade, e assim, ele estava convencido de que sua filha havia se tornado cristã.

Ele ficou tão bravo que a perseguiu dentro da torre com sua espada para matá-la. A Santa refugiou-se nas montanhas, mas seu pai a prendeu e a entregou ao senhor local, Marciano, acusando-a de sua fé. Quando interrogada, ela confessou abertamente sua fé em Cristo e desprezou ídolos. Depois de horríveis torturas, ela foi deportada nua para a cidade e finalmente massacrada por seu próprio pai. Mas no momento em que seu crime acabou, ele caiu morto atingido por um raio durante um julgamento divino.

A reunião da Santa realizou-se no seu martírio, em Vasiliskos, perto de São Zinaidos.

As relíquias de Santa Bárbara, a Grande Mártir, foram preservadas em Constantinopla até o século 11 DC, quando uma parte delas foi transferida para Veneza, quando o Doge era o Orseol de Pedro II (991 - 1009 DC). As relíquias foram transferidas pela princesa Maria Argyropoula, que se casou com seu filho Doge, o príncipe John. (De acordo com algumas fontes - João Diácono e Andreas Dandolos - Maria era sobrinha ou irmã dos imperadores Basílio II de Voulgarocton e Constantino VIII, mas provavelmente ela era uma das irmãs do futuro imperador Romano III )

O casamento do principado foi abençoado em Constantinopla pelo Patriarca Ecumênico, com os imperadores como damas de honra. Na verdade, a permanência do casal em Vassilevousa foi prolongada até 1004 DC. (seu primeiro filho nasceu lá).

Em Veneza, as relíquias do Grande Mártir foram depositadas na Catedral de São Marcos. João morreu de peste em Veneza em 1009 DC. Após a morte dos seus dois irmãos, o Bispo de Torcello Orso e Filikiti, Abadessa do Mosteiro de Agios Ioannis o Teólogo também em Torcello, conseguiu transferir as Relíquias para este Mosteiro, onde permaneceram até ao século XVIII DC.

As relíquias foram transferidas novamente para a Igreja de São Marcos durante as Guerras Napoleônicas, onde ainda hoje são guardadas. No entanto, parte deles permaneceu no Mosteiro de Torcello. Não se sabe quando e em que circunstâncias a Santa Cruz foi transportada para Montecotini, Itália, onde agora está guardada, bem como a parte das Relíquias guardada na Igreja Católica Romana de Rieti.

Além disso, durante o século 12 DC, algumas das relíquias do Santo foram transferidas de Constantinopla para o Mosteiro de São Miguel com as Cúpulas Douradas em Kiev, onde permaneceram até 1930 DC, quando foram novamente transferidas para a Catedral. St. Vladimirou na mesma cidade.

Em 1 ° de junho de 2003 DC, após as ações do Arcebispo de Atenas Christodoulos à Diocese Católica Romana de Veneza e seu Bispo Angelos Scolla, parte das Relíquias do Santo foi entregue à Igreja da Grécia. A Relíquia foi recebida com as devidas honras pelo Diretor Geral do Ministério Apostólico, Bispo Agathangelos de Fanari, e foi depositada na Peregrinação homônima do Município de Agia Varvara, Ática.

Santa Bárbara é considerada não só na Grécia, mas também em outros países como protetora de artilharia. Na Grécia, ele foi estabelecido como um protetor desta arma em 1828 DC. onde a primeira cerimônia relevante é mencionada com doxologia e um jantar seguido por oficiais e atiradores de hoplitas.

Na iconografia ortodoxa, Santa Bárbara é frequentemente pintada com um copo na mão, sendo uma protetora contra a morte súbita e não querendo que os moribundos sejam privados da comunhão divina. Frequentemente o encontramos perto de uma torre (com três janelas) ou segurando um livro (para os moribundos) ou um ramo de palmeira.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Hino do dia




Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Celebrações do dia


1. Santa Bárbara a Grande Mártir

2. São João Damasceno

3. São Serafim, o Novo Hieromártir

4. São João, Bispo de Polyvotos, o Milagroso

5. São Julião

6. Santos Christodoulos e Christodoulis a Virgem

7. Memória dos Doze Profetas

8. São Cassiano

9. São Crispo

10. São Damasos

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Leituras do dia



Matinas - Mateus 25, 1-13

Epístola - Gálatas 3, 23-29; 4, 1-5

Evangelho - Marcos 5, 24-34

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Jejum



Peixe

Abster-se de carne, laticínios e ovos

Permitido Peixe, azeite e vinho

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página