«Domingo do Filho Pródigo»
(17° do Evangelho de Lucas)
2º Domingo do Triódion* Quaresmal
9° antes da Páscoa
A Parábola do Filho Pródigo
Na parábola do Filho Pródigo, o Senhor revela, de maneira forte e eloqüente, o perdão e a misericórdia de Deus, contextualizando personagens tão próximos em uma situação fácil de ser compreendida; por isso esta parábola é uma das mais conhecidas e meditadas pelos cristãos. Com muita freqüência é o texto mais lido no tempo da Grande Quaresma da Igreja.
A parábola mostra a imensa misericórdia de Deus para com o homem pecador, mas também as disposições do pecador para encontrar a misericórdia. Deus é misericórdia, mas não invade a liberdade de seus filhos.
A misericórdia Divina é diferente da do homem.
«Os homens exercem a misericórdia na medida que podem. Em troca recebem-na de Deus de maneira copiosa. Pois não há comparação entre a misericórdia humana e divina. Entre elas há uma grande distância.»
(S. João Crisóstomo)
Jesus dá inicio a uma reveladora face do Pai que está pronto a perdoar. João Batista, preparava o povo insistindo que houvesse o arrependimento e a conversão, pois haveria um terrível juízo sobre a terra. No entanto, Jesus veio «não para condenar o mundo, mas para salvá-lo» e «veio não para os justos mas para os pecadores.» (Jo 12,47)
Os destinatários desta misericórdia são os pobres, os estrangeiros, os miseráveis e os repudiados pela sociedade, aqueles que eram tidos como os mais pecadores entre os filhos de Israel. Para Jesus, o filho pródigo está sempre sendo esperado para ser acolhido. Deus espera-nos como o pai da parábola, estendendo para nós os braços. Mas é necessário que lhe abramos o coração, que tenhamos saudades do lar paterno, que nos maravilhemos e nos alegremos perante o dom que nos fez seus filhos. É preciso que nos deixemos, aconchegar pelo abraço misericordioso do Pai.
«Não podemos conhecer a Deus segundo sua grandeza, mas podemos conhece-Lo segundo seu amor e sua misericórdia. O amor é identificado pela gratuita filiação e a misericórdia revela-se pelo ininterrupto perdão que nos é oferecido a cada queda.»
(Santo Irineu)
A vida humana é um constante voltar à casa do nosso Pai, pois somos pecadores e necessitamos deste retorno. «Levantar-me-ei e irei ter com meu pai... E lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.» (Lc 15,18)
Quando tomamos a decisão de retornar a casa do Pai, movidos pelo arrependimento, damos o primeiro passo para alcançar o perdão que nos é oferecido. A certeza deste perdão, só a teremos quando já estivermos dentro dos limites territoriais da casa. O perdão sacramental, que é a certeza absoluta do perdão divino, é dado quando já estivermos com nossos pés em solo familiar, isto é, na comunidade eclesial.
«Senhor misericordioso,recebe a confissão do teu servoe não leves em consideração os seus pecados,mas o arrependimento e a contrição de seu coraçãoabsolve suas culpas e apaga suas iniqüidades,pois, Tu disseste, ó Senhor:«não desejo a morte do pecador,mas que se converta e viva»;e, também: que os pecados devem ser perdoadosaté setenta vezes sete.Tu, de majestade incomparável e misericórdia infinita,se te fixares em cada transgressão à tua Lei,quem poderia subsistir?Pois, Tu és o Deus dos que se arrependeme nós te glorificamos, Pai , Filho e Espírito Santo,agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.»
(Oração do rito bizantino da Penitência).
A revelação que Jesus nos trouxe, mostrando um Pai que perdoa, tem sua continuidade na Igreja, através do sacramento da Reconciliação. «Tudo quanto ligares na terra será ligado no céu.»
O perdão divino continua a ser exercido na Igreja por iniciativa e vontade de Deus e pelo poder que lhe deu o próprio Cristo.
«A Igreja, corpo místico do Ressuscitado, abraça todos os filhos pródigos que voltam à casa paterna, oferecendo-lhes a roupa nova da reconciliação, o anel da filiação e a dignidade de sentar-se à mesa do Cordeiro.»
(S. Agostinho de Hipona)
Participando das riquezas da casa paterna, mas desejando uma completa independência, o mais novo dos filhos achou melhor dirigir sua própria vida, apossando-se do dinheiro que lhe pertencia, gastando com festas, amizades e alegrias vãs. O pecado do filho mais novo, não foi sair de casa, nem tomar a herança que legalmente era sua. O erro consistiu em gastar a sua herança, desfrutando de prazeres mundanos, desprezando sua família, pois achava que ela não tinha mais nada a lhe oferecer. Ele queria ser seu próprio senhor e se transformou em escravo. Ele desejava a liberdade e se transformou em prisioneiro das paixões mundanas. Quando o homem se deixa iludir pelas tentações, toma decisões equivocadas, pois seu coração se enche de orgulho e vaidade.
A permanência do filho mais velho na casa de seu pai, no entanto, não lhe dava garantia de que seu coração fosse bom. Não bastou permanecer na casa do Pai para ser digno de participar do Banquete; era preciso saber perdoar. Não bastou nada ter feito de reprovável; era necessário esperar e desejar a volta daqueles que se afastaram. A Igreja não é a Comunidade daqueles que não erram, dos que não caem. Ela é a casa dos pecadores que se reconciliam com o Pai. È a casa daqueles que sentem imensa alegria em acolher os que retornam à convivência dos irmãos.
«Alegrai-vos comigo,pois teu irmão estava morto e reviveu; estava perdido e foi achado.»
(Lc 15,32)
A alegria é uma característica do cristão, uma vez que nossa fé está alicerçada na Ressurreição de Jesus. Esta alegria é sinônimo de júbilo quando vemos que um irmão se reconcilia com o outro e quando nos reconciliamos com Deus, através do sincero arrependimento, pela sacramento da Confissão.
Sabemos o quanto este Sacramento, nos dias atuais, não é devidamente procurado por nós cristãos. A Igreja Bizantina empenha-se, principalmente neste tempo de preparação para a Páscoa, em proclamar o valor e a eficácia do sacramento da Reconciliação na vida dos fiéis. "É um verdadeiro tesouro da Igreja", diz-nos São João Damasceno. Tesouro este que deve ser redescoberto.
O segundo domingo do «Triodion Quaresmal» nos relembra a face misericordiosa de Deus e da necessidade de nosso arrependimento para que possamos ser merecedores desta Divina Misericórdia. Que saibamos, então, «trilhar os caminhos que nos levarão a alegria que nos reconciliar com Deus, por meio de orações e súplicas, pois Ele já está a caminho com seus braços abertos para nos acolher em seu divino coração.» (Santo Atanásio)
FONTES DE CONSULTA:
GOMES, C. Folch, «Antologia dos Santos Padres». São Paulo: Ed. Paulinas. (3ª Ed.) SCHOKEL, Luis Alonso «Bíblia do Peregrino - Novo Testamento». São Paulo: Ed. Paulus, 2000.
Na parábola do Filho Pródigo, o Senhor revela, de maneira forte e eloqüente, o perdão e a misericórdia de Deus, contextualizando personagens tão próximos em uma situação fácil de ser compreendida; por isso esta parábola é uma das mais conhecidas e meditadas pelos cristãos. Com muita freqüência é o texto mais lido no tempo da Grande Quaresma da Igreja.
A parábola mostra a imensa misericórdia de Deus para com o homem pecador, mas também as disposições do pecador para encontrar a misericórdia. Deus é misericórdia, mas não invade a liberdade de seus filhos.
A misericórdia Divina é diferente da do homem.
«Os homens exercem a misericórdia na medida que podem. Em troca recebem-na de Deus de maneira copiosa. Pois não há comparação entre a misericórdia humana e divina. Entre elas há uma grande distância.»
(S. João Crisóstomo)
Jesus dá inicio a uma reveladora face do Pai que está pronto a perdoar. João Batista, preparava o povo insistindo que houvesse o arrependimento e a conversão, pois haveria um terrível juízo sobre a terra. No entanto, Jesus veio «não para condenar o mundo, mas para salvá-lo» e «veio não para os justos mas para os pecadores.» (Jo 12,47)
Os destinatários desta misericórdia são os pobres, os estrangeiros, os miseráveis e os repudiados pela sociedade, aqueles que eram tidos como os mais pecadores entre os filhos de Israel. Para Jesus, o filho pródigo está sempre sendo esperado para ser acolhido. Deus espera-nos como o pai da parábola, estendendo para nós os braços. Mas é necessário que lhe abramos o coração, que tenhamos saudades do lar paterno, que nos maravilhemos e nos alegremos perante o dom que nos fez seus filhos. É preciso que nos deixemos, aconchegar pelo abraço misericordioso do Pai.
«Não podemos conhecer a Deus segundo sua grandeza, mas podemos conhece-Lo segundo seu amor e sua misericórdia. O amor é identificado pela gratuita filiação e a misericórdia revela-se pelo ininterrupto perdão que nos é oferecido a cada queda.»
(Santo Irineu)
A vida humana é um constante voltar à casa do nosso Pai, pois somos pecadores e necessitamos deste retorno. «Levantar-me-ei e irei ter com meu pai... E lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.» (Lc 15,18)
Quando tomamos a decisão de retornar a casa do Pai, movidos pelo arrependimento, damos o primeiro passo para alcançar o perdão que nos é oferecido. A certeza deste perdão, só a teremos quando já estivermos dentro dos limites territoriais da casa. O perdão sacramental, que é a certeza absoluta do perdão divino, é dado quando já estivermos com nossos pés em solo familiar, isto é, na comunidade eclesial.
«Senhor misericordioso,
recebe a confissão do teu servo
e não leves em consideração os seus pecados,
mas o arrependimento e a contrição de seu coração
absolve suas culpas e apaga suas iniqüidades,
pois, Tu disseste, ó Senhor:
«não desejo a morte do pecador,
mas que se converta e viva»;
e, também: que os pecados devem ser perdoados
até setenta vezes sete.
Tu, de majestade incomparável e misericórdia infinita,
se te fixares em cada transgressão à tua Lei,
quem poderia subsistir?
Pois, Tu és o Deus dos que se arrependem
e nós te glorificamos, Pai , Filho e Espírito Santo,
agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.»
(Oração do rito bizantino da Penitência).
A revelação que Jesus nos trouxe, mostrando um Pai que perdoa, tem sua continuidade na Igreja, através do sacramento da Reconciliação. «Tudo quanto ligares na terra será ligado no céu.»
O perdão divino continua a ser exercido na Igreja por iniciativa e vontade de Deus e pelo poder que lhe deu o próprio Cristo.
«A Igreja, corpo místico do Ressuscitado, abraça todos os filhos pródigos que voltam à casa paterna, oferecendo-lhes a roupa nova da reconciliação, o anel da filiação e a dignidade de sentar-se à mesa do Cordeiro.»
(S. Agostinho de Hipona)
Participando das riquezas da casa paterna, mas desejando uma completa independência, o mais novo dos filhos achou melhor dirigir sua própria vida, apossando-se do dinheiro que lhe pertencia, gastando com festas, amizades e alegrias vãs. O pecado do filho mais novo, não foi sair de casa, nem tomar a herança que legalmente era sua. O erro consistiu em gastar a sua herança, desfrutando de prazeres mundanos, desprezando sua família, pois achava que ela não tinha mais nada a lhe oferecer. Ele queria ser seu próprio senhor e se transformou em escravo. Ele desejava a liberdade e se transformou em prisioneiro das paixões mundanas. Quando o homem se deixa iludir pelas tentações, toma decisões equivocadas, pois seu coração se enche de orgulho e vaidade.
A permanência do filho mais velho na casa de seu pai, no entanto, não lhe dava garantia de que seu coração fosse bom. Não bastou permanecer na casa do Pai para ser digno de participar do Banquete; era preciso saber perdoar. Não bastou nada ter feito de reprovável; era necessário esperar e desejar a volta daqueles que se afastaram. A Igreja não é a Comunidade daqueles que não erram, dos que não caem. Ela é a casa dos pecadores que se reconciliam com o Pai. È a casa daqueles que sentem imensa alegria em acolher os que retornam à convivência dos irmãos.
«Alegrai-vos comigo,
pois teu irmão estava morto e reviveu;
estava perdido e foi achado.»
(Lc 15,32)
A alegria é uma característica do cristão, uma vez que nossa fé está alicerçada na Ressurreição de Jesus. Esta alegria é sinônimo de júbilo quando vemos que um irmão se reconcilia com o outro e quando nos reconciliamos com Deus, através do sincero arrependimento, pela sacramento da Confissão.
Sabemos o quanto este Sacramento, nos dias atuais, não é devidamente procurado por nós cristãos. A Igreja Bizantina empenha-se, principalmente neste tempo de preparação para a Páscoa, em proclamar o valor e a eficácia do sacramento da Reconciliação na vida dos fiéis. "É um verdadeiro tesouro da Igreja", diz-nos São João Damasceno. Tesouro este que deve ser redescoberto.
O segundo domingo do «Triodion Quaresmal» nos relembra a face misericordiosa de Deus e da necessidade de nosso arrependimento para que possamos ser merecedores desta Divina Misericórdia. Que saibamos, então, «trilhar os caminhos que nos levarão a alegria que nos reconciliar com Deus, por meio de orações e súplicas, pois Ele já está a caminho com seus braços abertos para nos acolher em seu divino coração.» (Santo Atanásio)
FONTES DE CONSULTA:
GOMES, C. Folch, «Antologia dos Santos Padres». São Paulo: Ed. Paulinas. (3ª Ed.)
SCHOKEL, Luis Alonso «Bíblia do Peregrino - Novo Testamento». São Paulo: Ed. Paulus, 2000.
Homilia de S. E. R. Dom Siluan, Arcebispo Ortodoxo Antioquino de Buenos Aires e toda a Argentina
A alegria do retorno
«Eu vou me levantar e ir ao meu pai e dizer-lhe: eu pequei contra o céu e contra você»
A Parábola do Filho Pródigo representa, na realidade, a história de cada um de nós: nossa aventura fora da casa paterna (por nossa ingratidão e infidelidade em nossa comunhão com Deus) e nosso retorno a ela, iniciando assim o caminho do nosso arrependimento. Nesse sentido, a parábola indica os vários estágios da queda e do arrependimento do filho pródigo, o que nos ajudará ao guiar-nos em nosso intento e esforço em retornar à casa de nosso Pai.
«Pai, dê-me a parte da propriedade que me cabe»: este filho alega arbitrariamente que tem direito a pedir a herança a priori, e que seu pai tem a obrigação de concedê-la. Sua reivindicação já indica a distância que tomou na relação com o seu pai. Acaso, não é essa a atitude da maioria dos adolescentes dos nossos dias?
«Ele partiu para uma terra distante»: deixou a casa de seu pai para se tornar independente. Já não tolerava a proximidade de seu pai. Talvez considerasse, como muitos outros, que a autoridade paterna fosse excessivamente tirânica.
«Começou a sentir necessidades»: o exercício arbitrário de sua liberdade levou-o a dissipar «toda a sua fazenda vivendo dissolutamente». O filho mais velho afirma que seu irmão «consumiu sua fortuna com prostitutas». Foi assim que perdeu absolutamente tudo e a fome fez-se sentir. Procurou trabalho e aceitou apascentar os porcos. Os porcos são considerados impuros, o que sugere que ele vivia no pecado.
«Caindo em si»: a pobreza e a fome levaram-no a tomar consciência de sua miserável situação. Agora, a atração que a riqueza, os prazeres e a devassidão exerciam sobre ele se dissiparam. É hora do auto-exame de consciência. Meditando sua atual miséria e solidão, recordando como vivia quando morava na casa de seu pai, lembrou-se dos bens anteriores e voltou a dar valor ao que inicialmente desprezava. O amor do pai exercia um poder magnético que atraiu o coração do filho pródigo. A recordação da pureza anterior era mais forte que a mancha atual. Por isso, o jovem suspirou: «Quantos empregados de meu pai tem pão em abundância, e eu aqui, morrendo de fome!»
«Levantando-se, ele dirigiu-se ao pai» : o filho pródigo tomou sua decisão; a hora de Deus já soou. Ele se libertou da atração do que estava fora da casa de seu pai. Ele se levantou da escravidão ao pecado, isto é, arrepender-se, e começou o caminho de volta para confessar o pecado dele ao pai. Somente aquele remorso e consciência não são suficientes; O arrependimento precisa de reconciliação: pedindo o perdão essencial daqueles que sofreram ferimentos.
«Eu vou me levantar e ir ao meu pai e dizer-lhe:
eu pequei contra o céu e contra você»
A Parábola do Filho Pródigo representa, na realidade, a história de cada um de nós: nossa aventura fora da casa paterna (por nossa ingratidão e infidelidade em nossa comunhão com Deus) e nosso retorno a ela, iniciando assim o caminho do nosso arrependimento. Nesse sentido, a parábola indica os vários estágios da queda e do arrependimento do filho pródigo, o que nos ajudará ao guiar-nos em nosso intento e esforço em retornar à casa de nosso Pai.
«Pai, dê-me a parte da propriedade que me cabe»: este filho alega arbitrariamente que tem direito a pedir a herança a priori, e que seu pai tem a obrigação de concedê-la. Sua reivindicação já indica a distância que tomou na relação com o seu pai. Acaso, não é essa a atitude da maioria dos adolescentes dos nossos dias?
«Ele partiu para uma terra distante»: deixou a casa de seu pai para se tornar independente. Já não tolerava a proximidade de seu pai. Talvez considerasse, como muitos outros, que a autoridade paterna fosse excessivamente tirânica.
«Começou a sentir necessidades»: o exercício arbitrário de sua liberdade levou-o a dissipar «toda a sua fazenda vivendo dissolutamente». O filho mais velho afirma que seu irmão «consumiu sua fortuna com prostitutas». Foi assim que perdeu absolutamente tudo e a fome fez-se sentir. Procurou trabalho e aceitou apascentar os porcos. Os porcos são considerados impuros, o que sugere que ele vivia no pecado.
«Caindo em si»: a pobreza e a fome levaram-no a tomar consciência de sua miserável situação. Agora, a atração que a riqueza, os prazeres e a devassidão exerciam sobre ele se dissiparam. É hora do auto-exame de consciência. Meditando sua atual miséria e solidão, recordando como vivia quando morava na casa de seu pai, lembrou-se dos bens anteriores e voltou a dar valor ao que inicialmente desprezava. O amor do pai exercia um poder magnético que atraiu o coração do filho pródigo. A recordação da pureza anterior era mais forte que a mancha atual. Por isso, o jovem suspirou: «Quantos empregados de meu pai tem pão em abundância, e eu aqui, morrendo de fome!»
«Levantando-se, ele dirigiu-se ao pai» : o filho pródigo tomou sua decisão; a hora de Deus já soou. Ele se libertou da atração do que estava fora da casa de seu pai. Ele se levantou da escravidão ao pecado, isto é, arrepender-se, e começou o caminho de volta para confessar o pecado dele ao pai. Somente aquele remorso e consciência não são suficientes; O arrependimento precisa de reconciliação: pedindo o perdão essencial daqueles que sofreram ferimentos.
Extraído do site: ecclesia.com.br
Vida dos Santos
Santos Eutrópio e companheiros
(Cleonikos e Basisliskos, Zenos e Zilos)
Data de celebração: 03/03/2024
Tipo de festa: Fixa
Santo (a) do dia: Santos Eutrópio e companheiros – Cleonikos e Basisliskos, Zenos e Zilos – mártires († início do séc. IV);
Biografia:
Tipo de festa: Fixa
Santo (a) do dia: Santos Eutrópio e companheiros – Cleonikos e Basisliskos, Zenos e Zilos – mártires († início do séc. IV);
Biografia:
Estes Santos eram naturais da Amásia do Ponto. Alguns estudiosos afirmam que eram parentes de São Teodoro de Tironos. Quando Deocleciano começou com as cruel perseguição aos cristãos, o governador Asclipiodotis rapidamente os prendeu perguntando-lhes se eram cristãos. Os três, sem vacilar, admitiram sua fé em Cristo crucificado. Imediatamente o governador ordenou que fossem torturados. As torturas não mudaram, de modo algum, suas consciências. Enquanto eram golpeados ou queimados cruelmente pediam a ajuda de Cristo. Os mártires Eutropio e Cleonikos morreram crucificados e Basisliskos, logo foi preso e após suportar muitos sofrimentos, entregou sua alma a Deus. Os três mártires adormeceram em Cristo, mantendo até o fim sua fé inabalável em Cristo, conforme lembra as Sagradas Escrituras: «E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte» (Ap. 12,11).
Trad.: Pe. Paulo Tamanini
Extraído do site: ecclesia.com.br
Hino do dia
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Celebrações do dia
1. Santos Eutropius, Cleonikos e Basiliskos
2. São Teodorite, o Hieromartir, Antioquia de Antioquia
3. Zionis e Zoelos
4. Oasis Piramune the Virgin
5. Ossia Alexandra ou Alexandria
6. Assembléia dos santíssimos Theotokos de Volokolamsk na Rússia
7. São João, o Patriarca da Geórgia
8. Saints Nove testemunhas da Geórgia
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Leituras do dia
Matinas - Lucas 24, 36-53
Epístola - I Coríntios 6, 12-20
Evangelho - Lucas 15, 11-32
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Epístola - I Coríntios 6, 12-20
Evangelho - Lucas 15, 11-32
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Jejum
Livre
Permitido todos os alimentos
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Permitido todos os alimentos
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
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