Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
A B R I L

Domingo, 14 de julho de 2019








«Domingo dos Santos Padres do 

4º Concílio Ecumênico»



No domingo que cai entre 13 e 19 deste mês de Julho, o calendário litúrgico ortodoxo comemora os 630 Padres que se reuniram em Calcedônia, em 451, para condenar Eutyches, que ensinou que em Cristo, depois da Encarnação, havia apenas uma natureza, a divina; e Dióscoro, patriarca de Alexandria, que havia recebido Eutyches de volta à comunhão e deposto São Flaviano, Patriarca de Constantinopla, autor da excomunhão de Eutyches.

Na tradição eslava, neste mesmo domingo, comemora-se os Padres dos primeiros seis Concílios Ecumênicos Sete Concílios Ecumênicos, ou seja: Primeiro: dos 318 Padres que se reuniam em Niceia, em 325, para condenar Ários que negou que o Filho de Deus é consubstancial ao Pai; os Padres deste Concílio também ordenaram que toda a Igreja celebrasse a Páscoa de acordo com o mesmo cálculo/calendário, seguido até os dias atuais pela Igreja Ortodoxa. Segundo: dos 150 Padres que se reuniram em Constantinopla, em 381, para condenar Macedônio, Patriarca de Constantinopla, que negava a divindade do Espírito Santo. Terceiro: dos 200 Padres que se reuniram em Éfeso, em 431, para condenar Nestório, patriarca de Constantinopla, que considerava Jesus Cristo um mero homem e não Deus encarnado. Quarto: (ver acima). Quinto: em 553, dos 165 Padres que se reuniram em Constantinopla pela segunda vez para condenar Orígenes e Teodoro de Mopsuéstia, mestre de Nestório. Sexto: em 680, dos 170 Padres que se reuniramu em Constantinopla, pela terceira vez, para condenar a heresia Monotelita, que ensinou que há em Cristo uma só vontade, a divina. Sétimo: em 787, dos 350 Padres que se reuniram em Nicéia, pela segunda vez, para condenar a iconoclastia.

Neste domingo, a Igreja celebra os Santos 630 Padres que participaram do 4º Concílio Ecumênico que se reuniu em Calcedônia, em 451, para condenar o ensinamento de Eutiques que ensinava haver apenas uma natureza, a divina, em Cristo depois da Encarnação; e Dióscoro, Patriarca de Alexandria, que havia recebido irregularmente Eutiques de volta à comunhão da Igreja, tendo deposto Santo Flaviano, Patriarca de Constantinopla, por ter excomungado Eutiques. 

A Igreja, que vive nos dias atuais enfrentando tantas adversidades, reporta-se constantemente às límpidas fontes das verdades promulgadas nos primeiros concílios, para permanecer fiel ao seu caráter de catolicidade e apostolicidade. Assim, mesmo que não seja compreendida pelo mundo, conservar-se-á pura sem correr riscos de se desviar da reta doutrina. Mesmo que o mundo lhe implore para que ela se adeqüe às exigências da modernidade, a intransigência será sua marca e salvação. A essência da verdade não é objeto de mudanças, pois assim sendo, deixa de ser essência. Logo não existe a verdade. Quando defendemos a verdade, naturalmente, queremos honrar a essência que dela foi gerada. Os Primeiros seis Concílios da Igreja revelaram ao mundo as verdades de nossa fé. Sobre estas verdades foram edificadas doutrinas, dogmas, conceitos, regras, orações, cânticos, Liturgias, Ofícios religiosos, etc. Por isso, a Igreja bebendo das águas puras e refrescantes da fonte de sua tradição continuará incólume , pois ela guarda um grande tesouro, mesmo que em vasos de argila.» (J. Danielou) 



FONTE: 
BENOIT, André. A Atualidade dos Pais da Igreja. Porto Alegre: Ed. Aste, 1966. 


Vida dos Santos



Santo Áquila






Data de celebração: 14/07/2019

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: Santo Áquila

Biografia:

Santo Áquila, natural de Ponto, na Ásia Menor, era judeu produzia tendas para o comércio. No ano 52, ele e sua esposa Priscila estavam em Corinto onde se encontrava o Apóstolo São Paulo. Eles ofereceram hospitalidade ao Apóstolo que, aceitando, permaneceu com eles durante muitos dias, dispondo-se, inclusive a ajudá-los no trabalho (At 18, 2-3). E, aderindo à fé cristã através de São Paulo, eles o seguiram, desde aquele momento, trabalhando junto com ele e enfrentando todos os perigos e riscos por pregarem o Evangelho de Cristo, como o próprio São Paulo declara em sua Epístola aos Romanos, quando afirma: «Saudai Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus; pela minha vida eles expuseram as suas cabeças. E isso lhes agradeço, não só eu, mas também todas as igrejas dos gentios» (Rm 16,3-4).


Trad.: Pe. André


Extraído do site: ecclesia.com.br





Hino do dia





Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)





Celebrações do dia







1. São Nicodemos, o Athonita, o sábio professor da igreja


2. Memória do IV Sínodo Ecumênico

3. Santos Akylas, Paulo, Herodes Apóstolos e Agios Sosia, primeiro Bispo de Lefkada

4. São Lucas

5. Santo Oneness o milagroso

6. São José, o Confessor, Arcebispo de Tessalônica e irmão de São Teodoro de Stoudos

7. Saint Akylas e Hilarion

8. São Pedro, o jovem

9. São herácios

10. Saint Stephan abade do Mosteiro de Maharitsch

11. Socorro das relíquias sagradas de Saint Glykeria de Novgorod

12. São João o Bispo de Messina


13. Santos Mártires dos Lábios

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)





Leituras do dia



Matinas - Lucas 24, 1-12

Epístola - Tito 3, 8-15 

Evangelho - Mateus 5, 14-19 


Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Jejum



Livre

Permitido todos os alimentos.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página