Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
A B R I L

Quarta-feira, 17 de julho de 2019








Quinta quarta-feira depois do Pentecostes






Vida dos Santos




Santa Marina, Mártir




Data de celebração: 17/07/2019

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Santa Marina, Mártir

Biografia:

Santa Marina nasceu em Antioquia (na Ásia Menor, atual Turquia). Seu pai era sacerdote pagão. Através de sua «mãe de leite», Santa Marina conheceu a fé cristã. Isto, no tempo em que o imperador Diocleciano (284-305) iniciou uma perseguição contra os cristãos. Por isso, muitos cristãos tiveram de se esconder em cavernas ou nos desertos. Ao completar 12 anos, Marina se batizou. Ao tomar conhecimento disso, seu pai a renegou.

Um dia, quando Marina já tinha 15 anos, encontrava-se pastoreando algumas ovelhas. Passou por este lugar o governador da região e, fascinado pela beleza da jovem, a pediu em casamento. Marina não escondeu que era cristã e, então, o governador a entregou aos cuidados de uma nobre mulher, na esperança de que esta pudesse convencê-la a abandonar sua fé. Marina, porém, manteve-se firme, negando-se a oferecer sacrifícios aos ídolos pagãos.

Foi então submetida às mais cruéis torturas: rasgaram-lhe o corpo com tridentes, perfuraram-no com cravos, queimaram-no a fogo. Ao presenciar tais sofrimentos, o povo chorava compadecido. A graça de Deus lhe curou as feridas, mas, mesmo diante de tal milagre, seus algozes não caíram em razão. No dia seguinte, mais uma vez queimaram-lhe o corpo e começaram a afogá-la num grande barril. Durante estas torturas, a terra tremeu. Dos punhos de Marina caíram as algemas e, de sua cabeça, começou a irradiar uma extraordinária luz. No interior dessa luz, voava girando uma Paloma que sustentava em seu bico uma coroa de ouro. A multidão, assustada, começou a glorificara Deus. O governador ordenou então a execução de Marina e de todos os que haviam aderido a fé em Cristo. Naquele dia, juntamente com Marina, foram decapitadas cerca de 1500 pessoas.

Feotim, uma das testemunhas, foi quem relatou o martírio de Santa Marina. Suas relíquias estavam em Constantinopla até a conquista da cidade pelos cruzados no ano 1204. Um dos braços de Santa Marina encontra-se no Monte Athos, no Monastério de Vatopedi.


Trad.: Pe. André
Extraído do site: ecclesia.com.br


Hino do dia




Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Celebrações do dia



1. Agia Marina

2. Santos Spartacus e Veroniki

3. Santo Efusino, o bispo de Ionópolis

4. Colecção do Santuário de São Lázaro de Galissiotos

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Leituras do dia


Epistola - Gálatas 3, 23-29; 4, 1-5

Evangelho - Marcos 5, 24-34

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Jejum



 Rigoroso

Abster-se de carne, laticínios, ovos, azeite, peixe e vinho.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página