Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
A B R I L

Segunda-feira, 25 de março de 2024.

 





Anunciação da Theotókos 








Vida dos Santos







Anunciação do Anjo à Santíssima e Bem-aventurada Virgem Maria





Data de celebração: 25/03/2023

Tipo de festa: Fixa

Festa do dia: 
Anunciação do Anjo à Santíssima e Bem-aventurada Virgem Maria

Biografia:

«O mais sublime dos anjos foi enviado dos céus para saudar e anunciar a encarnação do Verbo à Virgem Maria. A virtude do Altíssimo tendo coberto Maria com sua sombra, tornou Mãe àquela que era Virgem sem núpcias»: eis o mistério celebrado na Festa da Anunciação. O Concilio de 860 afirma: «O que o Evangelho nos diz por palavras, o ícone nos anuncia pelas cores». Sendo assim, somos chamados a mergulhar na profundidade deste mistério contemplando com o coração aquilo que nossos olhos vislumbram sobre o ícone da Anunciação.

Nossos olhos são atraídos pelos esplendor dos detalhes das figuras principais deste acontecimento, iconografado de maneira tão minuciosa e precisa, que faz brotar do coração daquele que o contempla, o estupor e o êxtase divino. Um desses personagens é o Anjo Gabriel que está vestido de branco, a cor que precede a luz da manhã, a cor que anuncia o nascimento. As suas mangas são de cor azul que é a cor da imaterialidade e da pureza. Na mão esquerda, empunha um bastão, símbolo da autoridade e da dignidade da pessoa, do mensageiro e do peregrino. A sua mão direita e os seus olhos apontam para a Virgem, destinatária exclusiva daquela mensagem vinda dos Céus. Os dedos estão posicionados como na bênção tipicamente bizantina: os três dedos abertos (polegar, indicador e mínimo) recordam a Trindade enquanto que os outros dois (médio e anular) estão reunidos simbolizando a natureza divina e humana de Cristo.O Anjo está envolto numa luminosidade para distinguir que ele fora enviado por Deus como Mensageiro.

A outra personagem é Maria que se apresenta sentada, coberta por um manto bordado a ouro e por uma túnica de cor azul escura. A cor escura significa a humildade, o desprendimento dos valores deste mundo e a ascensão da alma que tende para o divino. No manto da Virgem, há três estrelas: uma sobre sua cabeça e as outras sobre cada um dos ombros. Essas estrelas são o sinal da santificação que a Trindade opera em Maria, após o seu SIM, como Mãe de Deus.

Maria está sentada sobre um trono dourado e este está colocado sobre um elevado. Calça sapatos de cor púrpura, evidenciando a realeza divina que a circunda . Na antiguidade, a púrpura e o dourado eram cores reservadas estritamente aos reis . Na sua mão esquerda, Maria segura a roca com a qual fia a púrpura , pois ela mesma tece em seu seio maternal, o corpo do Salvador e Rei do Universo.

O véu de cor igualmente púrpura que sobressai por cima da Virgem é uma alusão ao véu do Templo e símbolo da presença de Deus que pairava naquele lugar antes mesmo de em Maria fazer morada.

A mão direita da Virgem faz o gesto típico de atenção e de perturbação ante a mensagem que acabara de receber. Sua cabeça está ligeiramente inclinada, dando a impressão que está atenta, escutando a mensagem a ela enviada.

Do alto de um semicírculo, sai um raio de sombras que paira sobre Maria. Atravessa o véu de púrpura para pousar sobre sua cabeça , formando uma auréola. O raio representa o Espírito Santo que desce sobre ela. Não é um raio de luz, pois, conforme nos relata o Evangelho, «O Espírito Santo descerá sobre ti,e sobre ti o poder do Altíssimo estenderá sua sombra».

O Plano de Salvação e Redenção da humanidade precisa do consentimento humano. Deus não invade nossa liberdade. Ele age respeitando nossa vontade. Em Maria estava representada a humanidade e após seu "SIM", Deus inicia seu plano de salvação. É da parte de Deus que o Anjo fala, assim como é da parte de toda a humanidade que Maria responde.

No diálogo travado entre o Anjo Gabriel e Maria, Deus tomou a iniciativa, dando o primeiro passo. Era necessário esperar uma resposta para poder regenerar a Criação.

Em Maria, o Anjo saúda a humanidade. Ela estremece ante tal Anúncio. Ela é virgem, não conhece homem, para poder dar a luz e se perturba. A humanidade não conhecia igualmente a Deus, permanecendo intocada da presença divina, não podendo gerar seus filhos. Após o SIM de Maria as mães começaram a gerar os filhos de Deus.

Mesmo estremecida, Maria responde sim: «Faça-se em mi segundo Tua palavra». «E o Verbo se fez carne e habitou entre nós». Todas as vezes que os homens respondem positivamente às solicitudes divinas, Ele se faz presente.

Santo André de Creta, referindo-se a alegria de celebrar a Festa da Anunciação assim escreveu:

«Hoje, a alegria contagia a todos,
porque a antiga condenação fica sem efeito.
Hoje, chega Aquele que está em todos os lugares,
a fim de encher de alegria todas as coisas». 




BIBLIOGRAFIA: 
Passarelli, Gaetano O Ícone da Anunciação. São Paulo, Ed. Ave Maria, 1996.
FUENTES – As Doze Festas – Anuário 1994. Paróquia San Martin de Tour - Argentina




Extraído do site: ecclesia.com.br



Hino do dia




Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Celebrações do dia




1. Anunciação da Virgem Maria

2. São Sennoufios, o notório

3. São Pelagia e Teodósia

4. São Dimios, a Testemunha

5. São Timão, o Eremita

6. Santa Virgem de Kiev

7. Remoção das Sagradas Relíquias do Santo Mártir de Efraimos da Rússia

8. Sinagoga de Nossa Senhora de Tinos em Tinos

9. Sinagoga da Virgem Maria de Vatos, no Monte Sinai

10. Sínodo da Anunciação dos Theotokos

11. Sínodo da Virgem Maria dos Jardins

12. Sínodo de Nossa Senhora do Prototron em Naxos

13. Sínodo de Nossa Senhora da Evangelíria em Ikaria

14. Sínodo de Nossa Senhora de Youritissa em Alonnisos

15. Sínodo de Nossa Senhora da Evangelistria em Skiathos

16. Encontro de Nossa Senhora de Tohniotissa no Chipre

17. Sínodo de Nossa Senhora de Oxylithiotissa em Evia

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)




Leituras do dia



Matinas - Lucas 1, 39-49, 56

Epístola - Hebreus 2, 11-18

Evangelho - Lucas 1, 24-38


Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)




Jejum



Peixe

Abster-se de carne, laticínios e ovos.

Permitido Peixe, azeite e vinho.

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página