Terça-feira do Queijo
Vida dos Santos
São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja.
Data de celebração: 12/03/2024
Tipo de festa: Fixa
Santo (a) do dia: São Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja.
Biografia:
O Papa Gregório I, com mais justiça chamado "Ótimo", o primeiro papa que era monge, ascendeu à cadeira apostólica quando a Itália estava em um estado deplorável, como resultado das lutas entre os ostrogodos e o Imperador Justiniano, que terminou com a derrota e a morte de Totila, no ano 562. Roma foi a que mais sofreu: em um século e meio foi saqueada quatro vezes e conquistou tantos em vinte anos, sem que ninguém tenha cuidado de restaurar os danos causados pelo saque , fogo e terremotos. San Gregorio escreveu sobre esta situação, em torno do ano 593: "Vemos o que se tornou aquela que já foi a amante do mundo, derrubada pelos imensos e múltiplos infortúnios que sofreu ... ruínas sobre ruínas em todo lugar ... Onde está o Senado? ... Onde está a cidade? ... Nós, os poucos que permaneceram, são ameaçados todos os dias pela espada e inúmeros testes ... Roma deserta está em chamas ... "
A família que já havia dado a Igreja dois papas, Agapito I e Felix III, o bisavô de Gregor, foi uma das poucas famílias patricianas que ainda ficaram em Roma.
Não era possível que um homem com o prestígio e o talento de São Gregório permanecesse na escuridão naqueles tempos difíceis, e eles logo ordenaram que ele fosse o sétimo diácono da Igreja Romana para enviá-lo como "apocrisiarius" papal ou embaixador no tribunal bizantino.
As missas gregorianas para os falecidos têm sua origem nesse período.Justus, um dos monges doente, confessou ter mantido três coroas de ouro e o abade severamente proibiu os irmãos de ter contato com ele e visitá-lo em seu leito de morte. Quando ele morreu, ele foi excluído do cemitério dos monges e enterrado em um manjar com os pedaços de ouro. No entanto, quando ele morreu arrependido, o abade ordenou que as Missas fossem oferecidas por trinta dias pelo repouso de sua alma e temos o próprio testemunho de São Gregório que, no final desse período, a alma do falecido apareceu para Copósio , seu irmão natural, assegurando-lhe que ele havia sido atormentado, mas que agora estava livre.
Embora Gregório se dedicasse a ajudar os seus concidadãos, suas inclinações seguiram a direção de uma vida de contemplação e ele não tinha intenção de ser papa, se pudesse evitá-lo: ele escreveu ao imperador Maurice pedindo-lhe para não confirmar as eleições; mas como Gregory of Tours nos diz: "Enquanto ele estava se preparando para fugir e se esconder, ele foi preso e levado para a Basílica de São Pedro e ali foi consagrado para o escritório pontifício, ele foi apresentado como papa ao público que o aclamou". O que aconteceu ocorreu em 3 de setembro de 590.
O Santo morreu em 12 de março de 604.
Trad.: Pe. André
Hino do dia
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Celebrações do dia
1. São Teófanes, o Confessor de Sygriani
2. São Gregório, o Primeiro Diálogo do Papa Roma
3. Nove Testemunhas
4. Fair Finns
5. São Symeon, o Mal
6. Saint Laurentius
7. Profeta Aaron
8. São Demétrio rei da Geórgia
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Leituras do dia
Evangelho - Lucas 22:39-42, 45-71; 23:1
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Jejum
Laticínios
Abster-se de carne.
Permitido Laticínios, ovos, peixe, azeite e vinho.
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Laticínios
Abster-se de carne.
Permitido Laticínios, ovos, peixe, azeite e vinho.
Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário