Vista Externa da Paróquia

Vista Externa da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

Vista Interna da Paróquia

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL 2024
SEMANA SANTA E PÁSCOA

M A I O

Quinta-feira, 29 de outubro de 2020.

 







Quinta-feira da sexta semana de Lucas 







Vida dos Santos




Santa Anastásia, a romana, monja e mártir






Data de celebração: 29/10/2020

Tipo de festa: Fixa

Santo (a) do dia: 
Santa Anastásia, a romana, monja e mártir († séc. IV?)

Biografia:

Nasceu em Roma, de pais nobres, e ficando órfã aos três anos de idade foi levada a um monastério de mulheres, próximo a Roma, onde a abadessa era uma monja de nome Sofia, uma mulher de vida espiritual de elevado nível. Aos dezessete anos a jovem Anastásia, de beleza incomum, já era conhecida pelos cristãos de toda a vizinhança como uma grande asceta, causando admiração aos pagãos. Probo, administrador pagão da cidade, impressionado com sua beleza, enviou soldados com ordem de trazê-la à sua presença. A boa abadessa Sofia instruiu Anastásia sobre como perseverar na fé e resistir ao engano adulador e à tortura, ao que a jovem lhe disse: «Meu coração está preparado para sofrer por Cristo. Minha alma está pronta para o encontro com meu amado Senhor». Comparecendo diante do governador, Anastásia proclamou abertamente sua fé em Cristo, e quando ele tentou dissuadi-la, antes com promessas, depois com ameaças, a santa virgem lhe disse: «Estou pronta oferecer minha vida por meu Senhor, não apenas uma vez, mas mil vezes, se assim me fosse possível». Quando a despiram à força para humilhá-la, Anastásia disse ao juiz: «Açoitem-me, firam-me, e batam-me; só assim, meu corpo desnudo será coberto por feridas e minha vergonha será coberta de sangue. Assim foi e, por duas vezes, sentindo sede, Anastásia pediu água. Cirilo, um cristão que estava por perto, atendeu seu pedido e lhe trouxe água, pelo que foi abençoado com o martírio, decapitado pelos pagãos. O peito e a língua da santa foram cortados, e um anjo do Senhor apareceu-lhe e a mantinha de pé. Fora da cidade, Anastásia foi finalmente decapitada pela espada. A bem-aventurada Sofia, encontrando mais tarde o seu corpo, providenciou-lhe uma digna sepultura. Anastásia recebeu assim a coroa do martírio sob o imperador Décio (249-251 d. C.).

Trad.: Pe. André

Extraído do site: ecclesia.com.br



Hino do dia




Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)



Celebrações do dia



1. Santa Anastasia, a Romana, a Santa Mártir

2. São Avramios e Maria, seu sobrinho

3. Agia Melitini

4. Santos Cirilo, Minas e Minaios

5. São Savvas o recrutador

6. Santa Ana, a renomeada Eufêmia

7. Santo Atanásio, o Hieromártir "de Esparta, Itália"

8. São Timóteo, o Esfigmenita, o novo Santo Mártir

9. Santo Avramios Arquimandrita de Rostov

10. São Nestor o Ignorante

11. Comemoração da deposição do honesto chefe do precursor e batizado João

12. Agia Vassa

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Leituras do dia



Epístola -  Colossenses 1, 24-29; 2, 1

Evangelho - Lucas 11, 14-23

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)


Jejum


Livre

Permitido todos os alimentos

Extraído do site: Ορθόδοξος Συναξαριστής (Livro Ortodoxo dos Santos)













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página